A tecnologia tem um papel fundamental quando o assunto é proporcionar o acesso a informação. Portanto, um site que não está com um conteúdo adaptado para pessoas com deficiência está limitando este acesso.
Nesse post blog, você vai conhecer sobre:
O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital;
Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?
Os benefícios de se investir em acessibilidade!
Melhorias práticas na sua comunicação virtual e site corporativo.
O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital
Navegar em um site é uma tarefa que pode ser executada de diversas formas. Isso significa que páginas web que incorporam acessibilidade digital oferecem recursos para uma navegação e manuseio personalizados.
Esses recursos agregam muito na experiência digital das pessoas com deficiência.
Reforce a conexão entre oferta e mercado com estratégia e acessibilidade. Se um site não estiver alinhado com a inclusão digital, seu negócio estará perdendo potenciais consumidores.
Afinal, modelos de negócios que não atingem os clientes de maneira certeira perdem espaço para a concorrência.
Por exemplo:
Pessoas com deficiência visual podem ficar acessar um texto porque seu blog não está equipado com recursos de áudio;
Animações podem incomodar usuários com autismo;
Determinadas paletas de cores em um site podem ser obstáculos para o consumo de conteúdo para pessoas daltônicas;
Sem um mecanismo inteligente de navegação por teclado, usuários com dificuldades motoras podem ser prejudicados;
Textos com termos em inglês ou complexos demais podem ser obstáculos para o bom entendimento de pessoas com deficiência intelectual;
A qualidade do seu discurso de vendas escrito no seu site pode ser prejudicada se o tamanho do texto for aumentado. Esse problema pode afetar pessoas com baixa visão.
Por todos esses motivos citados anteriormente, muitos modelos de negócios podem estar deixando dinheiro na mesa.
O resultado é a perda de conexão com o público porque não contam com sites amigáveis para a diversidade. Afinal, sem as funcionalidades certas, uma fatia expressiva do seu mercado pode lidar com dificuldade para:
Entender sua proposta de valor;
“Comprar” a ideia da sua marca;
Finalizar um pedido de algum serviço ou produto;
Navegar pelo seu site;
Pedir apoio para o time do suporte;
Ler conteúdo do seu blog;
Compartilhar posts do seu site nas redes sociais;
Interagir com chatbot.
Enfatizar a relevância da inclusão digital e investir em acessibilidade digital significam aumento do alcance e engajamento do público-alvo.
Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?
Uma comunicação completa de marca com acessibilidade e adaptada para todos os perfis de usuários, oferece uma experiência online positiva e aumenta o número de leads e clientes da sua marca.
Afinal:
O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, conforme dados divulgados em 07/07/2023;
Esse público equivale a 8,9% da população do Brasil. Ele abarca 10,7 milhões de mulheres: é mais do que a metade;
O percentual de pessoas com deficiência dentro da população preta é de 9,5%, enquanto entre os pardos, 8,9%. Já o percentual chega a 8,7% quando se trata de pessoas brancas.
Esses dados foram apresentados num texto do site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Eles mostram a diversidade dentro da diversidade e o potencial de mercado.
Logo, agregar a inclusão digital na comunicação da sua empresa pode fazer a sua marca ter uma maior relevância no mercado.
É um acréscimo na sua presença virtual ter sua comunicação inclusiva, transformando radicalmente a relação com seus consumidores.
Os benefícios de se investir em acessibilidade
Fora a questão da performance econômica, seu modelo de negócio pode:
ganhar reputação e credibilidade;
estar posicionado como uma autoridade no seu nicho, pois uma comunicação mais acessível traz destaque para a sua solução;
facilitar o cumprimento de requisitos legais e impede complicações com a Lei;
fideliza seus clientes pois trás propósito a marca;
coloca a sua persona no centro das decisões de compra;
Melhorias práticas na sua comunicação digital
Há muitas estratégias para alinhar seu site com um público diverso e promover a acessibilidade como:
agregar um design responsivo;
compatibilidade com leitores de tela;
legendas em vídeos;
ouvir feedbacks de usuários com deficiência.
A Perto Digital oferece soluções para adequar a sua comunicação às necessidades das pessoas com deficiência. Simplificando a jornada do seu cliente.
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