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Quais os benefícios em investir na acessibilidade digital?


Esta é uma ilustração de três pessoas sentadas em uma mesa, aparentemente em uma reunião de trabalho ou discussão colaborativa. Uma das pessoas está olhando para um gráfico ou apresentação em uma tela grande, enquanto outra está trabalhando em um laptop. O ambiente parece ser um escritório informal ou uma área de trabalho colaborativo, indicado pelo estilo moderno dos móveis e pela decoração minimalista. A ilustração é estilizada e simplificada, usando uma paleta de cores suaves e linhas limpas para um visual agradável e profissional.


A tecnologia tem um papel fundamental quando o assunto é proporcionar o acesso a informação. Portanto, um site que não está com um conteúdo adaptado para pessoas com deficiência está limitando este acesso.


Nesse post blog, você vai conhecer sobre:


  • O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital;

  • Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?

  • Os benefícios de se investir em acessibilidade!

  • Melhorias práticas na sua comunicação virtual e site corporativo.


O impacto negativo trazido pela falta de acessibilidade digital


Navegar em um site é uma tarefa que pode ser executada de diversas formas. Isso significa que páginas web que incorporam acessibilidade digital oferecem recursos para uma navegação e manuseio personalizados.


Esses recursos agregam muito na experiência digital das pessoas com deficiência. 


Reforce a conexão entre oferta e mercado com estratégia e acessibilidade. Se um site não estiver alinhado com a inclusão digital, seu negócio estará perdendo potenciais consumidores.


Afinal, modelos de negócios que não atingem os clientes de maneira certeira perdem espaço para a concorrência.


Por exemplo:


  • Pessoas com deficiência visual podem ficar acessar um texto porque seu blog não está equipado com recursos de áudio; 

  • Animações podem incomodar usuários com autismo;

  • Determinadas paletas de cores em um site podem ser obstáculos para o consumo de conteúdo para pessoas daltônicas;

  • Sem um mecanismo inteligente de navegação por teclado, usuários com dificuldades motoras podem ser prejudicados;

  • Textos com termos em inglês ou complexos demais podem ser obstáculos para o bom entendimento de pessoas com deficiência intelectual;

  • A qualidade do seu discurso de vendas escrito no seu site pode ser prejudicada se o tamanho do texto for aumentado. Esse problema pode afetar pessoas com baixa visão.


Por todos esses motivos citados anteriormente, muitos modelos de negócios podem estar deixando dinheiro na mesa.


O resultado é a perda de conexão com o público porque não contam com sites amigáveis para a diversidade. Afinal, sem as funcionalidades certas, uma fatia expressiva do seu mercado pode lidar com dificuldade para:


  • Entender sua proposta de valor;

  • “Comprar” a ideia da sua marca;

  • Finalizar um pedido de algum serviço ou produto;

  • Navegar pelo seu site;

  • Pedir apoio para o time do suporte;

  • Ler conteúdo do seu blog;

  • Compartilhar posts do seu site nas redes sociais;

  • Interagir com chatbot.


Enfatizar a relevância da inclusão digital e investir em acessibilidade digital significam aumento do alcance e engajamento do público-alvo.


Acessibilidade digital pode ampliar o seu mercado?


Uma comunicação completa de marca com acessibilidade e adaptada para todos os perfis de usuários, oferece uma experiência online positiva e aumenta o número de leads e clientes da sua marca.


Afinal:


  • O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, conforme dados divulgados em 07/07/2023;

  • Esse público equivale a 8,9% da população do Brasil. Ele abarca 10,7 milhões de mulheres: é mais do que a metade;

  • O percentual de pessoas com deficiência dentro da população preta é de 9,5%, enquanto entre os pardos, 8,9%. Já o percentual chega a 8,7% quando se trata de pessoas brancas.

Esses dados foram apresentados num texto do site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Eles mostram a diversidade dentro da diversidade e o potencial de mercado.


Logo, agregar a inclusão digital na comunicação da sua empresa pode fazer a sua marca ter uma maior relevância no mercado.


É um acréscimo na sua presença virtual ter sua comunicação inclusiva, transformando radicalmente a relação com seus consumidores. 


Os benefícios de se investir em acessibilidade


Fora a questão da performance econômica, seu modelo de negócio pode:


  • ganhar reputação e credibilidade;

  • estar posicionado como uma autoridade no seu nicho, pois uma comunicação mais acessível traz destaque para a sua solução;

  • facilitar o cumprimento de requisitos legais e impede complicações com a Lei;

  • fideliza seus clientes pois trás propósito a marca;

  • coloca a sua persona no centro das decisões de compra;


Melhorias práticas na sua comunicação digital


Há muitas estratégias para alinhar seu site com um público diverso e promover a acessibilidade como:


  • agregar um design responsivo;

  • compatibilidade com leitores de tela;

  • legendas em vídeos;

  • ouvir feedbacks de usuários com deficiência.


A Perto Digital oferece soluções para adequar a sua comunicação às necessidades das pessoas com deficiência. Simplificando a jornada do seu cliente.


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