Seu modelo de negócio precisa de um bom marketing digital para ativar o interesse das pessoas pela sua solução. Logo, é um erro pensar que a acessibilidade digital traz poucos resultados para seu empreendimento.
Existe uma sobreposição das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e SEO (sigla inglesa de otimização para mecanismos de busca).
Ou seja: as boas práticas para tornar um conteúdo mais acessível impactam diretamente no seu ranqueamento do Google. Esse cenário mercadológico em que a web inclusiva impulsiona resultados do seu marketing digital tem profundas consequências para seu negócio.
Afinal, pessoas com deficiência constituem uma fatia do mercado consumidor bastante relevante.
Dessa forma, a acessibilidade ocupa um papel imprescindível na tarefa de gerar conteúdo e ativar o potencial do seu marketing.
Assim, o propósito deste texto é descrever como o acesso digital amplia o alcance do seu SEO.
Você conhecerá a conexão entre esses dois temas e terá bons insights para aplicar na sua organização.
Qual é o efeito da acessibilidade digital no seu SEO?
Seu marketing digital consegue ranquear melhor se levar em consideração a acessibilidade digital.
Só esse aspecto já é um fator de diferenciação para o seu empreendimento.
Atinja mais mercado com essa estratégia e tenha um melhor posicionamento no Google e no Youtube, por exemplo.
Movimente sua audiência com um conteúdo impactante e inclusivo! Assim, pessoas com deficiência (auditiva, visual, cognitiva ou outras) podem conhecer sua proposta de valor.
A acessibilidade não deve ser uma pauta apenas da equipe de desenvolvimento.
Na verdade, o tema deve ser assunto de toda a organização!
Como ativar a acessibilidade do seu conteúdo no mobile?
Uma parcela significativa do mercado consome conteúdo online via mobile. Por isso, é imprescindível aplicar boas estratégias de acessibilidade no celular.
O conteúdo do seu site deve poder ser redimensionado em até 200% sem o uso de tecnologias assistivas de terceiros.
O plugin “tamanho de fonte” da solução Perto Plugin pode apoiar seu site a oferecer um conteúdo com a fonte adequada.
Afinal, uma pessoa com deficiência visual só vai comprar de você se puder ler seu conteúdo.
O contraste de cores é outro aspecto importante para que sua proposta atraia pessoas com baixa visão ou daltonismo.
Assim, as funcionalidades do Perto Plugin podem contribuir para uma jornada digital inclusiva.
Conteúdo não textual acessível
O atributo Alt (texto alternativo) deve estar na descrição de conteúdos como infográficos e imagens.
Esse atributo Alt é de extrema importância para pessoas cegas entenderem conteúdo não textual. O recurso Perto Texto Alternativo gera textos alternativos para a sua imagem, agregando na experiência digital.
Transcrever o conteúdo e disponibilizar legendas ocultas revisadas para vídeos e áudios é uma boa prática. O próprio Youtube favorece o alcance de vídeos com legendas ocultas e transcrições precisas. Esse atributo é imprescindível para sua estratégia de conteúdo.
Além disso, oferecer conteúdo visual e de áudio transcrito em vários idiomas é outra maneira de alcançar mais público.
Oferta de navegação mais consistente e fácil
Produza conteúdo sempre tendo em mente a experiência do usuário (UX). Por isso, a experiência das pessoas com deficiência não deve ser excludente!
Precisa ser uma navegação fácil e inclusiva! As pessoas usuárias devem poder usar somente o teclado para navegar pelo site se preferirem. O plugin “Navegação por teclado” da Perto Plugin satisfaz essa demanda específica.
Língua e título da página
Cada página deve apresentar um título único e descrito. Esse título deve ser acompanhado com um código HTML e ser identificado com o idioma usado.
Até porque leitores de tela e navegadores precisam dessas informações. Dessa forma, a comunicação do seu conteúdo é executada com maior precisão.
Esse aspecto é importante para quem utiliza ferramentas de tradução. Seu conteúdo pode atingir uma audiência internacional. Inclusão é, também, quebrar barreiras tecnológicas e linguísticas.
Monitore a sua acessibilidade regularmente
A atividade de desenvolver um conteúdo acessível não deve ser isolada. A acessibilidade deve ter um papel protagonista nas suas ações empresariais.
Assim, suas equipes devem atualizar seu conteúdo regularmente. O fluxo de informação é constante e é ampliado com o surgimento de novas plataformas de compartilhamento.
A solução Perto Monitor de Acessibilidade pode gerar análises para seu site sempre estar de acordo com a conformidade.
Alcance mais mercado com a acessibilidade digital
Um negócio que está alinhado com a inclusão digital atinge mais pessoas. Dessa forma, seu empreendimento vai conseguir impactar um número maior de clientes. A consequência disso é a fidelização e resultados financeiros mais robustos.
A Perto Digital é uma startup dedicada a oferecer soluções para a sua comunicação digital ser mais acessível.
Abrace a diversidade!
Converse com nossa equipe de vendas e faça a diferença no seu nicho.
Teste grátis: https://plataforma.pertodigital.com.br/cadastro
Comments