7 dicas para potencializar seu marketing ESG e conteúdo inclusivo

Felipe Gruetzmacher
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O presente texto vai trazer informações qualificadas sobre desafios de implementar um marketing ESG e conteúdo inclusivo. A partir de dores e problemas, serão esboçados 7 dicas principais para ativar o poder da sua comunicação! Assim, você e sua equipe empreendedora terão critério para implementar e executar estratégias visando consolidar fortes relacionamentos com o mercado.

A comunicação é transversal e perpassa todos os relacionamentos humanos e empresariais!

Logo, palavras posicionadas de modo certeiro no seu conteúdo inclusivo ou no marketing ajudam na conquista e fidelização de clientes. Essas dicas fornecidas pelo artigo são um bom começo para agregar um diferencial na sua voz empreendedora. É um início imprescindível para modelos de negócios inovadores e que estejam alinhados com o tema ESG. É alinhar impacto socioambiental, causas, lucro e marketing certeiro! 

Esteja presente nas redes sociais, internet e no coração da clientela!

1. Entregue valor através de um conteúdo inclusivo!

Sua equipe de comunicação sempre deve atuar com um conteúdo inclusivo! As mensagens claras, impactantes, persuasivas e direcionadas para o público-alvo certeiro são a base de um marketing bem-sucedido. 

É a entrega de uma narrativa interessante e envolvente. Há ferramentas que otimizam a sua comunicação empreendedora como:

  • E-mail marketing;

  • Whatsapp marketing.

Para tanto, a organização precisa entender os interesses dos próprios contatos.

Sua empresa deve conhecer as dores da audiência. Além disso, deve saber quais são as causas que mais se conectam com ela. É meio ambiente? É direitos humanos?

A paixão pela causa social requer uma ênfase toda especial no seu conteúdo divulgado. Esses elementos emocionais acabam cativando pessoas. É a empatia em ação!

2. Comunique transparência nos impactos

O foco de uma boa estratégia é comunicar impactos para consolidar novos relacionamentos e fidelizar.

Portanto, sua mensagem precisa ter muita transparência quando apresentar os impactos. Desenvolva um know-how consistente e bem alinhado com as necessidades comunicacionais da audiência. A comunicação corporativa deve atingir o tripé:

  • Gerar contatos com outras organizações, pessoas e stakeholders de modo estratégico;

  • Conquistar e fidelizar clientes;

  • Comunicar a causa social.

3. Métodos e processos para comunicar mensagens ESG e conteúdo inclusivo

Funcionalidades específicas agregam mais acessibilidade no seu site e comunicação.

Pense, por exemplo, em blog posts que mencionam sobre seus projetos socioambientais. Com os recursos de inclusão digital ativados, pessoas com deficiência vão poder navegar pelo seu blog sem muita dificuldade! Assim, uma maior fatia de audiência fica sabendo das transformações impactantes que sua marca entrega. Isso atrai mais consumidores e fãs apaixonados pela sua marca! 

Fora os recursos de acessibilidade digital, um marketing efetivo requer processos para ser criado. O primeiro passo é a elaboração de um diagnóstico sobre o posicionamento na internet. Depois, será criado o plano de comunicação e linha editorial. Esses elementos agregam um diferencial na sua fala direcionada à audiência. Posteriormente, é iniciada a etapa de planejamento de entrega de conteúdo. 

Interaja com a audiência! Esse aspecto é fundamental para saber quais conteúdos estão mais afinados com seus nichos.

Além disso, é imprescindível conhecer o funcionamento de cada rede social. O Facebook, por exemplo, atinge pessoas numa faixa etária superior.

Um bom CTA é um item fundamental na sua mensagem. É ele que estimula a resposta da sua audiência. Por exemplo: assinar sua newsletter.

4. Alinhamento entre equipes

Outro aspecto importante é dialogar com as equipes para saber quais projetos que o time de comunicação vai citar. Uma instituição pode  investir em projetos comunitários para qualificar a população local e apoiar os beneficiários a desenvolver habilidades digitais.  Nesse exemplo em que a causa da educação é enfatizada, esse projeto pode ser um tema ESG para ser comunicado. Aposte na originalidade!

5. Alinhamento com dados

A equipe de comunicação precisa ter bons dados, pois eles acusam performance.

Os dados apresentam se um conteúdo impactou a audiência ou não. A partir disso, é possível segmentar o público, usar sabiamente canais de comunicação e elaborar o marketing.

7. Sua empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Depende da sua estratégia de segmentação. Ela se baseia nesses 3 princípios:

  1. É fundamental contar com uma boa economia de recursos! É investir tempo e dinheiro em redes sociais mais alinhadas com seus públicos.


  2. Onde está sua persona? Foque na rede social mais usada pelos seus compradores!

  1. Execute uma estratégia de marketing que foca a consistência e a periodicidade. Poste pelo menos 2 vezes por semana. Crie 1 ou 2 stories por dia. São ações que agregam muita relevância ao seu negócio online.

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A tecnologia da Perto Digital transforma seu site num espaço web acessível e acolhedor. 

As pessoas com deficiência terão muito mais facilidade para navegar pelo seu blog e conteúdo. Isso significa mais vendas e mais ganhos financeiros para sua empresa! 

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