A importância da acessibilidade na área da saúde

Felipe Gruetzmacher
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Contar com espaços e recursos acessíveis é uma conquista para toda a nossa sociedade! Isso agrega enormemente na qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma, os locais de prestação de serviços de saúde requerem todas as dimensões da acessibilidade. Assim, a inclusão das pessoas com deficiência nesses espaços está garantida.

A Perto Digital organizou uma série de dicas nesse texto especialmente dedicadas à acessibilidade nos serviços de saúde. Vamos explorar os seguintes itens neste nosso artigo:

  • Quais os tipos de acessibilidade?

  • Como aplicar a acessibilidade na área da saúde?

  • Quais as diferenças entre acessibilidade e acesso à saúde?

  • O que influencia a acessibilidade nos serviços de saúde?

  • O que profissionais da saúde podem fazer para oferecer uma experiência memorável para pacientes com deficiência?

Vamos nos aprofundar nesse tema! Você perceberá que a inclusão é um aspecto que precisa estar presente em todos os tipos de serviços. Confira mais informações e insights abaixo!

Quais os tipos de acessibilidade?

É imprescindível estudar e se aprofundar nos tipos de acessibilidade para atender um público diverso. Assim, o padrão de qualidade na oferta de serviços é mantido. Este item do artigo vai detalhar melhor esses tipos. Siga acompanhando:

  • Acessibilidade arquitetônica: espaços físicos precisam contar com recursos específicos para possibilitar o livre acesso. Afinal, o direito de ir e vir é de todos os indivíduos! Exemplos incluem elevadores, rampas, piso tátil e banheiros adaptados; 

  • Acessibilidade atitudinal: são atitudes que promovem inclusão e desconstroem preconceitos e o capacitismo. Um exemplo positivo seria acolher a pessoa com deficiência e tratá-la com respeito. Vale para todas as áreas da vida! Um exemplo de falta de acessibilidade atitudinal seria fazer piadas discriminatórias;

  • Acessibilidade metodológica:  há diversas maneiras e ritmos de aprender. Assim, acessibilidade metodológica diz respeito a adaptação da didática. Isso facilita o aprendizado dos estudantes com deficiência. Um caso que merece destaque como exemplo é o texto em braile para alunos cegos.

  • Acessibilidade programática: é o atendimento das necessidades das pessoas com deficiência através de normas, legislações, políticas e regimentos. O conceito básico desse acesso é o instrumento legal usado para atender às exigências e reivindicações.  O Estatuto da Pessoa com Deficiência é um exemplo;

  • Acessibilidade nos transportes: atende pessoas com mobilidade reduzida. Esse recurso possibilita um deslocamento fácil e independente. Ônibus com adaptações são exemplos.

  • Acessibilidade instrumental: são ferramentas adaptadas para proporcionar um fácil uso para todos os indivíduos;

  • Acessibilidade comunicacional: emitir mensagens exige clareza e adaptação às especificidades do público receptor.  Essa regra se aplica nas inúmeras comunicações, além da escrita e verbal. A Língua de Sinais Brasileira, a Libras, é um exemplo importante. Além dela, podemos citar o Braile, audiodescrição e a presença de intérpretes em eventos

  • Acessibilidade digital: a presença da internet no nosso cotidiano exige que sites contem com recursos para atender audiências diversas. Tecnologias assistivas são recursos que permitem a navegação em qualquer site por todas as pessoas. Ferramentas que promovem a inclusão digital são texto alternativo, alto contraste, leitores de tela e navegação por comando vocal. Assim, é fundamental que seu site cumpra as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG).  A garantia do acesso web nos serviços de saúde é imprescindível para viabilizar direitos cidadãos. 

  • Acessibilidade natural: é a remoção de barreiras que impede o acesso das pessoas com deficiência a espaços naturais. Uma rampa estrategicamente instalada numa praia ou numa floresta é um exemplo.

Como aplicar a acessibilidade na área da saúde?

Equipes dos serviços de saúde devem incluir todos os tipos de acessibilidade para melhor atender à população. A adaptação de espaços físicos, comunicação, web e demais itens agrega valor para a experiência da pessoa usuária. Assim, ela conquista maior autonomia e independência quando usa produtos, serviços e informações. Os exemplos citados abaixo ajudam a entender melhor:

  • Site de um hospital com recursos acessíveis para proporcionar uma navegação e um uso facilitado;

  • Presença de rampas e elevadores em hospitais para atender pessoas com mobilidade reduzida.

Com a implementação dessas soluções, o paciente com deficiência poderá acessar serviços de saúde sem precisar de um acompanhante. É importante lembrar que essas soluções beneficiam pessoas com deficiências transitórias e adquiridas também.

Quais as diferenças entre acessibilidade e acesso à saúde?

Acessar serviços de saúde significa entrar em um local que preste serviço de saúde, bem como buscar atendimento. O acesso à saúde está condicionado à localização do ponto de atendimento, disponibilidade de horários e demais fatores. 

Por sua vez, a acessibilidade na saúde significa remoção de barreiras para que todos os públicos usufruam de assistência e serviços. Hospitais, assim, devem estar adaptados a acolher pacientes com deficiência, compreender as demandas e oferecer um tratamento adequado.

O que influencia a acessibilidade nos serviços de saúde?

Há vários aspectos que podem influenciar a experiência das pessoas quando elas acessam serviços de saúde acessíveis. Podemos citar como exemplos:

  • Ausência de barreiras físicas;

  • Reserva de vagas para estacionar;

  • Rampas;

  • Corrimões em escadas;

  • Banheiro adaptados;

  • Corredores espaçosos;

  • Salas adaptada para a espera de pessoas com deficiência; 

  • Piso tátil;

  • Áreas espaçosas para a livre circulação;

  • Acesso à cabine do elevador;

  • Consultórios espaçosos. 

O que profissionais da saúde podem fazer para oferecer uma experiência memorável para pacientes com deficiência?

A Perto Digital separou alguns tópicos que servem como dicas e orientações:

  • Usar os termos certos. Falar “pacientes com deficiência” e não “deficientes”. Coloque a pessoa em primeiro lugar sempre;

  • Atente para particularidades! Ofereça um tratamento de acordo com o indivíduo e não foque somente na deficiência;

  • Apoie sua equipe a desenvolver uma comunicação acolhedora e humanizada;

A assistência deve ser customizada e personalizada. Os profissionais devem garantir a inclusão de todas as maneiras. Isso exige que eles respeitem os direitos dos pacientes e acolham cada um com cuidado técnico. Só para citar um exemplo: incluir comunicação em Libras no atendimento para cumprir o direito à comunicação. 

Além disso, a acessibilidade atitudinal é um aspecto fundamental do tratamento médico. Tratar todas as pessoas com naturalidade faz uma enorme diferença! Dessa forma, a equipe médica elimina vieses capacitistas.

Hora de recordar nosso conteúdo!

Esta seção do texto fará você recordar do nosso texto com algumas perguntas estrategicamente formuladas para redobrar seu aprendizado.

Quais os tipos de acessibilidade abordados no texto?


O texto destaca acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica, programática, nos transportes, instrumental, comunicacional, digital e natural.

Como aplicar a acessibilidade na área da saúde?


A Acessibilidade na saúde pode ser aplicada por meio da adaptação de espaços físicos, como rampas e elevadores, e na comunicação, com sites acessíveis e informações adaptadas.

Qual a diferença entre acessibilidade e acesso à saúde?


A Acessibilidade na saúde envolve a remoção de barreiras para atender a todos, enquanto o acesso à saúde refere-se à disponibilidade de serviços, como localização e horários.

O que os profissionais da saúde podem fazer para melhorar a experiência de pacientes com deficiência?

Os profissionais devem adotar uma comunicação acolhedora, personalizar o atendimento, respeitar as necessidades específicas de cada paciente e eliminar atitudes capacitistas.

Conclusão:

A Perto Digital oferece um conjunto de recursos para agregar acessibilidade no seu site. São ferramentas indispensáveis para qualquer negócio, inclusive a área da saúde. Nosso propósito é apoiar a otimização da sua comunicação online para qualquer público.  

Ao incluir as funcionalidades Perto no seu site, você conquista um maior desempenho econômico, credibilidade e relevância. Seja a transformação que a inclusão exige! Converse com nosso time de especialistas e faça parte da web acessível.