Contar com espaços e recursos acessíveis é uma conquista para toda a nossa sociedade! Isso agrega enormemente na qualidade de vida das pessoas. Da mesma forma, os locais de prestação de serviços de saúde requerem todas as dimensões da acessibilidade. Assim, a inclusão das pessoas com deficiência nesses espaços está garantida.
A Perto Digital organizou uma série de dicas nesse texto especialmente dedicadas à acessibilidade nos serviços de saúde. Vamos explorar os seguintes itens neste nosso artigo:
Vamos nos aprofundar nesse tema! Você perceberá que a inclusão é um aspecto que precisa estar presente em todos os tipos de serviços. Confira mais informações e insights abaixo!
É imprescindível estudar e se aprofundar nos tipos de acessibilidade para atender um público diverso. Assim, o padrão de qualidade na oferta de serviços é mantido. Este item do artigo vai detalhar melhor esses tipos. Siga acompanhando:
Equipes dos serviços de saúde devem incluir todos os tipos de acessibilidade para melhor atender à população. A adaptação de espaços físicos, comunicação, web e demais itens agrega valor para a experiência da pessoa usuária. Assim, ela conquista maior autonomia e independência quando usa produtos, serviços e informações. Os exemplos citados abaixo ajudam a entender melhor:
Com a implementação dessas soluções, o paciente com deficiência poderá acessar serviços de saúde sem precisar de um acompanhante. É importante lembrar que essas soluções beneficiam pessoas com deficiências transitórias e adquiridas também.
Acessar serviços de saúde significa entrar em um local que preste serviço de saúde, bem como buscar atendimento. O acesso à saúde está condicionado à localização do ponto de atendimento, disponibilidade de horários e demais fatores.
Por sua vez, a acessibilidade na saúde significa remoção de barreiras para que todos os públicos usufruam de assistência e serviços. Hospitais, assim, devem estar adaptados a acolher pacientes com deficiência, compreender as demandas e oferecer um tratamento adequado.
Há vários aspectos que podem influenciar a experiência das pessoas quando elas acessam serviços de saúde acessíveis. Podemos citar como exemplos:
A Perto Digital separou alguns tópicos que servem como dicas e orientações:
A assistência deve ser customizada e personalizada. Os profissionais devem garantir a inclusão de todas as maneiras. Isso exige que eles respeitem os direitos dos pacientes e acolham cada um com cuidado técnico. Só para citar um exemplo: incluir comunicação em Libras no atendimento para cumprir o direito à comunicação.
Além disso, a acessibilidade atitudinal é um aspecto fundamental do tratamento médico. Tratar todas as pessoas com naturalidade faz uma enorme diferença! Dessa forma, a equipe médica elimina vieses capacitistas.
Esta seção do texto fará você recordar do nosso texto com algumas perguntas estrategicamente formuladas para redobrar seu aprendizado.
O texto destaca acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica, programática, nos transportes, instrumental, comunicacional, digital e natural.
A Acessibilidade na saúde pode ser aplicada por meio da adaptação de espaços físicos, como rampas e elevadores, e na comunicação, com sites acessíveis e informações adaptadas.
A Acessibilidade na saúde envolve a remoção de barreiras para atender a todos, enquanto o acesso à saúde refere-se à disponibilidade de serviços, como localização e horários.
Os profissionais devem adotar uma comunicação acolhedora, personalizar o atendimento, respeitar as necessidades específicas de cada paciente e eliminar atitudes capacitistas.
A Perto Digital oferece um conjunto de recursos para agregar acessibilidade no seu site. São ferramentas indispensáveis para qualquer negócio, inclusive a área da saúde. Nosso propósito é apoiar a otimização da sua comunicação online para qualquer público.
Ao incluir as funcionalidades Perto no seu site, você conquista um maior desempenho econômico, credibilidade e relevância. Seja a transformação que a inclusão exige! Converse com nosso time de especialistas e faça parte da web acessível.