O contraste de cores acessível e o design inclusivo têm uma importância estratégica para o mercado. Essas características garantem que seu site seja acessível para públicos com qualquer habilidade visual. Afinal, negócios alinhados com a acessibilidade digital e a WCAG 2.2 fomentam a inclusão visual. É uma questão de proporcionar uma ótima usabilidade para pessoas com deficiência visual. Portanto, este texto vai apresentar como o contraste de cores pode ser incorporado no seu negócio digital através dos seguintes pontos:
Nosso conteúdo é indicado para empresas que querem fazer a diferença através de recursos de acessibilidade e uma comunicação efetiva. Leia nosso texto e confira esses poderosos insights!
O uso correto de cores e contraste gera uma experiência positiva no seu site. Ainda, cores são uma ferramenta imprescindível para atrair pessoas em torno da sua identidade visual. A partir disso, mais pessoas vão reconhecer sua marca. Muitas vezes, a apresentação de um site com estilo de cores incorreto pode comprometer a experiência de pessoas com daltonismo. Essa ação pode significar uma barreira de acessibilidade.
O contraste de cores na acessibilidade é conceituado como a diferença perceptível entre cores de um texto e um plano de fundo, como um site. Ao adotar essa estratégia, seu conteúdo fica compreensível e legível para todos os públicos. Pessoas com deficiência visual experimentam uma variedade de condições que alteram a percepção das cores.
Assim, uma pessoa com daltonismo, por exemplo, fica com a capacidade de distinguir cores comprometida. Na prática, as cores podem ser indistinguíveis ou parecer menos vibrantes para algumas pessoas.
Há diferentes níveis de visão, além do daltonismo. Pessoas podem ter baixa visão até a cegueira total. Além disso, enxergar detalhes finos pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas. Outras pessoas podem depender de leitores de tela e outras formas de tecnologia assistiva para converter textos em áudio.
Esse público com diferentes percepções visuais necessita de soluções específicas para entender os significados da sua identidade visual e seu conteúdo. Dessa forma, um contraste adequado facilita distinguir cores.
Seu site conquista uma audiência qualificada ao oferecer uma jornada acessível em todos os detalhes. A acessibilidade é um atributo que posiciona melhor sua marca, garantindo engajamento e satisfação da clientela. Além do mais, mesmo os públicos sem deficiência vão se sentir confortáveis com uma navegação harmônica e visualmente atrativa.
Cabe ainda ressaltar que o contraste adequado é um item fundamental para cumprir o WCAG 2.2, as tais Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web.
Um uso correto de contraste de cores entrega benefícios bem significativos para uma ampla gama de pessoas e seu negócio. A acessibilidade é uma via de mão dupla: oferece vantagens para todos. Por exemplo:
Você precisa considerar diversos aspectos estratégicos para que seu contraste atenda todos os públicos. Assim, seu site pode comunicar eficazmente para pessoas usuárias com diferentes níveis visuais. Confira as dicas da Perto Digital para tornar tudo isso possível:
Além disso, há aspectos no seu design que podem aprimorar a acessibilidade, como:
O produto Plugin Perto pode melhorar a jornada digital da sua pessoa usuária. Ele apresenta funcionalidades capazes de proporcionar uma experiência visual agradável com recursos como:
Esses itens são os principais recursos para comunicar uma boa impressão visual do seu site.
Esta seção do nosso artigo tem o propósito de conectar todos os pontos citados num resumo para aprofundar mais o seu conhecimento.
Sites com contraste e personalizado proporcionam um uso e uma navegação mais adequados às necessidades visuais da sua audiência. A partir disso, pessoas podem interagir com o conteúdo do seu site sem nenhum impedimento ou barreira. O contraste é um item da acessibilidade, uma condição imprescindível para garantir a inclusão digital.
Pessoas com deficiência visual ou daltonismo são os públicos mais severamente impactados. Além disso, contrastes inadequados podem frustrar pessoas sem deficiência por provocarem fadiga visual.
A experiência visual ótima significa eliminar as barreiras de acessibilidade visual. Em outras palavras, tudo o que pode obstruir a percepção visual é suprimido.
Um contraste visual inadequado pode ser um obstáculo para sua audiência entender seu conteúdo textual e os elementos do seu site. Por sua vez, um bom contraste pode representar uma experiência visual sem barreiras visuais.
Um contraste adequado faz parte de uma boa acessibilidade digital. Seu site terá uma maior receptividade por parte do mercado ao oferecer uma experiência visual mais atrativa. Converse com nossa equipe de especialistas para conhecer mais da nossa proposta.