Acessibilidade Digital e ESG: Como Pequenas Empresas Podem Se Destacar no Mercado?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

A acessibilidade digital e os conceitos de ESG não servem apenas para grandes corporações ou startups! Na realidade, pequenos ajustes nos processos de trabalho e as ferramentas certas possibilitam que pequenas e médias empresas adotem esse posicionamento estratégico. Neste texto, você vai aprender sobre:

  • O que significa acessibilidade e ESG?

  • Acessibilidade Digital e ESG: Como Pequenas Empresas Podem Se Destacar no Mercado?

  • Como ativar a diferenciação mercadológica em pequenas e médias empresas com esses dois conceitos?

  • Como atrair e desenvolver talentos diversos com ESG e acessibilidade digital?

A reportagem “Pequenos negócios são quase a totalidade das empresas abertas no Brasil este ano” do SEBRAE aponta insights que exemplificam este cenário. Afinal, foram mais de 3,7 milhões de empresas registradas em 2024. Desse total, aproximadamente 96% (3,5 milhões) são de pequenos negócios. Essa porcentagem engloba microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte (MPE).

Esses dados demonstram a importância dos pequenos e médios negócios na economia brasileira. Por isso, fique conosco e leia nosso texto para conhecer essas estratégias para causar impacto social.

O que significa acessibilidade e ESG?

Esses dois conceitos refletem as transformações que o mercado sofre. Para saber mais, vamos consultar o texto “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada”. Os insights e explicações citadas no documentos são:

  • O acesso deve ser compreendido num sentido amplo, como ingresso e permanência aos meios físicos e aos de comunicação. Além disso, esse princípio serve para políticos, serviços e programas implementados pela comunidade;

  • Promover a acessibilidade significa fornecer oportunidades para pessoas com deficiência participarem plenamente da sociedade;

  • A igualdade de oportunidades significa oferecer soluções diversificadas para as necessidades específicas de cada pessoa;

  • A inclusão refere-se à construção de uma sociedade sem barreiras. O ambiente social deve ser transformado para acolher diversos perfis de pessoas. O conceito de inclusão não é similar à integração ou inserção.

Já o texto “Como aplicar o conceito de ESG na sua empresa” do SEBRAE esclarece sobre o tema:

  • Ele diz respeito à Environmental, Social and Governance. A sigla é traduzida como ASG (Ambiental, Social e Governança). São práticas focadas em meio ambiente, o lado social e governança empresarial. Por exemplo:

  • Meio Ambiente: identificação dos impactos ambientais gerados pela empresa. Além disso, engloba redução e compensação de impactos negativos. Uma estratégia dessas seria a gestão de resíduos em pequenas organizações para reduzir o desperdício e o descarte incorreto;

  • Social: inclui ações sociais focados em desenvolvimento e que entregam um impacto social positivo. Implementar programas de desenvolvimento de pessoas é uma boa ação para ser implementada em pequenas empresas;

  • Governança: enfatiza responsabilidade, gestão eficiente, efetiva e prestação de contas. Empresas de pequeno porte podem contar com reuniões periódicas para informar todas as partes interessadas nas tomadas de decisões. Isso agrega transparência em todos os processos do empreendimento.

O alinhamento entre negócios acessíveis e responsabilidade social empresarial é um diferencial enorme para o mercado.

Acessibilidade Digital e ESG: Como Pequenas Empresas Podem Se Destacar no Mercado?

Esses dois conceitos estão bem relacionados. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma ação empresarial relacionada com o S (Social). Sites acessíveis já são um poderoso impacto social na vida dos clientes, seja qual for seu negócio.

Como ativar a diferenciação mercadológica em pequenas e médias empresas com esses dois conceitos?

Uma organização de pequeno ou médio porte pode incorporar essas estratégias em um diferencial competitivo. É uma inovação que entrega muito resultado social. Afinal, ter um site acessível é um investimento na reputação da sua marca que pode gerar retorno financeiro. Muitas ferramentas podem ser utilizadas para entregar uma jornada inigualável para a pessoa usuária.

Disponibilizar funcionalidades que convertem textos de blogs em áudio é um exemplo disso. Colocar o texto alternativo em fotos e imagens é outro. Todos esses elementos garantem a sustentabilidade financeira e a transformação social da sua organização. Coloque seu cliente no centro da sua solução e feche mais vendas.

Como atrair e desenvolver talentos diversos com ESG e acessibilidade digital?

Na verdade, a acessibilidade pode ser promovida por pequenas e simples ações que geram um resultado robusto. Isso faz total diferença para times e colaboradores com deficiência.

Uma solução acessível pode melhorar muito a comunicação e o entrosamento nos departamentos do seu negócio. Assim, contar com PDFs acessíveis garante uma comunicação efetiva dentro das suas equipes, por exemplo.

Seu modelo de negócios pode colaborar muito para impulsionar o progresso profissional de seus colaboradores. É um ganho duplo!

Organizações conseguem inovar com investimento em capital humano. Já as pessoas colaboradoras conquistam maior empregabilidade e desenvolvimento. Muitas práticas podem ser adotadas para atender às necessidades das pessoas com deficiência!

São outras boas opções para combinar sua empresa com ESG e inclusão de pessoas com deficiência:

  • Oferecer um espaço seguro e acessível para uma diversidade de perfis;

  • Ter uma boa governança;

  • Alocar talentos diversos em gerência e posições de tomada de decisão;

  • Adequação das atitudes e comportamentos das equipes para acolher pessoas com deficiência.

Essas boas práticas podem gerar facilidade para conseguir investimento e parcerias. Posicionar diversidade de perfis e talentos gera mais soluções criativas. Por isso, esses temas podem mudar e transformar muitas empresas, independentemente do tamanho delas.

Tais boas estratégias listadas aqui são alguns bons exemplos que podem servir para variados nichos e tamanhos organizacionais. Basta combinar estratégias e contexto empresarial com muita escuta ativa qualificada para atender as demandas internas e externas. Além disso, a organização contribui para agregar maior visibilidade para o movimento da inclusão.

Quer recapitular tantos insights em uma rápida síntese?

O foco dessa seção é apresentar um curto resumo que reúne todas as ideias listadas em 3 perguntas. Afinal, relembrar é aprender sempre.

O que é acessibilidade digital e ESG?

Acessibilidade digital garante que todos, incluindo pessoas com deficiência, possam acessar serviços e informações online. Já o ESG envolve práticas ambientais, sociais e de governança para empresas.

Como pequenas e médias empresas podem aplicar acessibilidade e ESG?

Pequenos ajustes, como sites acessíveis e ações sociais, tornam as empresas mais inclusivas e sustentáveis, gerando impacto social e vantagens competitivas.

Quais os benefícios de adotar esses conceitos para pequenas e médias empresas?

Além de melhorar a reputação e aumentar as vendas, essas práticas atraem talentos diversos e criam um ambiente de trabalho mais inclusivo e inovador.

Conclusão:

Muitas pessoas deixam de comprar de empresas porque alguns sites não são espaços web acessíveis.  A Perto Digital tem o compromisso com a construção de uma internet mais acolhedora e com o protagonismo da pessoa com deficiência.

 Nosso time de profissionais resolve todos os problemas de acessibilidade digital da sua marca. Garantimos que seus clientes vão se encantar ao acessar uma jornada mais acolhedora e confortável. 

Conquiste seu público através da sustentabilidade digital. Converse com nossa equipe de vendas e inove seu jeito de lidar com clientes através das nossas soluções inclusivas.