Acessibilidade digital e storytelling baseado no processo criativo da Pixar podem acelerar suas vendas

Felipe Gruetzmacher
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A acessibilidade para sites pode ser combinada com estratégias de marketing para acelerar suas vendas.

São várias estratégias que podem fortalecer a conexão entre sua marca e os clientes.

No texto de hoje, você vai aprender como usar o storytelling baseado no processo criativo da Pixar. Dessa forma, você consegue divulgar e disseminar os diferenciais da sua oferta empresarial com maior profissionalismo.

Por fim, você saberá o porquê da inclusão digital servir como uma potencializadora da sua mensagem.

Como a Pixar conta uma boa história?

Existe critério técnico para conduzir uma narrativa com simplicidade e de uma maneira cativante. 

Dependendo das palavras e dos dilemas enfrentados pelos personagens, a trama pode conquistar o coração da audiência.

O livro “Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança” fornece técnicas.

Então, o autor Carmine Gallo cita a aplicabilidade dessas técnicas de narrativas em diversos contextos. 

Há um capítulo da obra em que os passos para se criar histórias da Pixar são mencionados:

  • Era uma vez ________ (O protagonista que põe a narrativa em movimento);

  • Todo dia, ele ________ (A vida do protagonista  deve estar em ordem no primeiro momento)

  • Até que um dia ________ (Uma história atraente apresenta um conflito. O propósito do herói na história é enfrentar um desafio).


  • Por causa disso _______ (Esse passo é crítico. É o ponto em que a história fica interessante. Cada pedaço da narrativa se combinam).

  • Por causa disso _______ (Mais um pedaço da história conectado a uma série de acontecimentos bem alinhados)

  • Até que finalmente ________ (O clímax revela o triunfo do bem sobre o mal).


  • Desde então ________ (A moral da história).

Confira como fica essa estrutura aplicada ao caso de Star Wars:

Era uma vez, um menino de fazenda que queria ser piloto.

Todo dia, ele ajudava na fazenda.

Até que um dia, sua família é assassinada.

Por causa disso, ele se junta ao lendário Jedi Obi-Wan.

Por causa disso, contrata o contrabandista Han Solo para levá-lo a Alderaan.

Até que finalmente, Luke alcança seu objetivo e torna-se um piloto de guerra e salvador da pátria.

Desde então, Luke está a caminho de se tornar um cavaleiro Jedi.

Perceba que o resumo acima apresenta duas vezes a parte “Por causa disso…”. É que essa estrutura é bastante modificável. Como essas etapas se encaixam no processo de marketing e no tema acessibilidade para sites?

Reforce a conexão com o mercado com site acessível e storytelling!

Um site acessível pode fazer com que o modelo de negócios alcance maior visibilidade.

Até porque experiências digitais mais inclusivas conectam sua marca com um número maior de pessoas. 

Além disso, você pode usar os sete passos para contar uma boa narrativa no estilo Pixar. O uso desta estratégia tem diferentes finalidades. Clientes satisfeitos podem utilizar essa estrutura de 7 passos para contar como sua solução transformou a vida deles.  É coletar depoimentos consistentes para apresentá-los:

  • em sites;

  • numa conversa com investidores, outros clientes e interessados em conhecer o impacto do seu modelo de negócios;

  • em blogs.

Confira um exemplo fictício em que os 7 passos foram adaptados. Essa modificação serviu para apresentar um depoimento de cliente da Perto Digital:

Eu tinha um site com um número razoável de visitantes.

Conseguia ter um lucro considerado estável para meu nicho.

Um dia, eu percebi que estava numa situação complicada: o desempenho do meu empreendimento estava estagnado. 

Por causa disso, decidi apostar em acessibilidade para sites e acrescentar recursos oferecidos pela Perto Digital no meu espaço web.

Até que finalmente, meu site ganhou um maior número de visitantes.

Desde então, essa visibilidade e credibilidade se converterem em um maior número de vendas.

O lucro subiu em 30%.

Perceba que essa estrutura de 7 passos é bastante flexível e elástica. 

O propósito é utilizá-la para criar depoimentos e casos adaptados para cada contexto.

Na verdade, você pode apresentar essa estrutura para seu cliente. Assim, ele terá ideias de como montar um bom depoimento com começo, meio e fim.

Essa forma de expressar e comunicar os impactos do seu negócio agregam realismo e confiabilidade. A transformação fica mais tangibilizada.

Repare que o trecho “o lucro subiu em 30%” foi acrescentado no depoimento. 

Números, dados, informações factuais e estatísticas convencem cérebros.

Histórias bem contadas atingem o coração das pessoas! Você precisa “embrulhar” a parte lógica em uma narrativa emocional para impactar pessoas.

Use depoimentos de clientes e um site acessível para conquistar o mercado

Um site acessível com casos de consumidores satisfeitos tem um duplo poder! Essas duas estratégias ampliam a capacidade do seu negócio em atrair e fidelizar a clientela.

A Perto Digital fornece recursos para agregar acessibilidade no seu site e muitos aspectos do seu negócio.

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