Acessibilidade digital: necessidade ou hype?

Felipe Gruetzmacher
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A acessibilidade digital é um tema presente no mercado consumidor, porque é cada vez mais demandado pelas pessoas. Logo, incorporar soluções acessíveis é uma necessidade urgente para as empresas.

O presente artigo vai apresentar argumentos que tratam da questão do número de pessoas com deficiência no Brasil. Além disso, será apresentado se o acesso digital faz sentido do ponto de vista de um modelo de negócios e de uma estratégia empresarial. Serão trabalhados os tópicos:

  • Investir em acessibilidade digital deve ser uma prioridade?
  • Qual é a entrega de valor para o usuário pela acessibilidade digital?
  • Como a Perto Digital pode apoiar sua empresa a incorporar acessibilidade digital?

Com isso, vamos construir um aprofundado conhecimento técnico sobre uma internet mais acessível. Siga lendo nosso conteúdo para conhecer mais a respeito do tema e ser uma empresa acolhedora digitalmente.

Investir em acessibilidade digital deve ser uma prioridade?

Sim. Até porque a inclusão de pessoas com deficiência no mercado consumidor representa uma dupla oportunidade de gerar valor. Tanto a empresa quanto o cliente serão beneficiados.

No site G1, há um texto escrito por André Catto e intitulado“7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho; salário médio dessa população é R$ 1 mil menor, diz IBGE”. O texto é de 21/09/2022 e apresenta números que não deixam dúvidas sobre o tamanho da oportunidade que é a inovação digital inclusiva.

O texto se baseia no relatório “Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil” elaborado pelo IBGE para apresentar as seguintes conclusões:

  • Em 2019, o país tinha 17,2 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 8,4% da população. Esse número corresponde a:
  • 7,8 milhões de pessoas com deficiência física (membros inferiores);
  • 7 milhões de pessoas com deficiência visual;
  • 5,4 milhões de pessoas com deficiência nos membros superiores;
  • 5,3 milhões de pessoas com mais de uma deficiência.
  • 2,5 milhões de pessoas com deficiência mental;
  • 2,3 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

Qual é a urgência em se atender aos requisitos de acessibilidade em sites?

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado consumidor é uma prioridade. Dessa forma, empresas precisam atender urgentemente a necessidade de incorporar acessibilidade digital.

Isso significa não poder postergar ou adiar a incorporação de ferramentas que facilitem a navegação, pois demandas precisam ser atendidas! É uma questão de se sobressair no mercado e incorporar diferencial competitivo. Os números apresentados anteriormente mostram a relevância que a usabilidade pode agregar na conexão entre marca corporativa e pessoas com deficiência!

Como um site corporativo pode ser mais amigável e convidativo se existem diferentes deficiências e muitas maneiras das pessoas lidarem com tecnologia?

A acessibilidade digital pressupõe que adaptação e uma experiência digital personalizada. Assim, muitos perfis de pessoas com deficiência podem ser atendidos pelo seu site. O tema da inclusão digital é uma necessidade consistente para empresas que lidam com pessoas de maneira técnica e profissional. Por isso, muitos aspectos da comunicação digital e da estratégia empresarial precisam ser otimizados.

Modelos de negócios mais técnicos e que se abrem para a diversidade conseguem atender o segmento de clientes principal sem descuidar da inclusão digital. Afinal, empreendimentos precisam ser humanizados para promover a conexão entre pessoas.

A harmonização entre os componentes da estratégia empreendedora pode permitir que a acessibilidade seja tratada como algo importante e prioritário. Até porque atender bem as necessidades do usuário é uma responsabilidade de qualquer empresa, não importa o tamanho, faturamento, nicho de mercado ou tipo de persona.

Se a corporação souber planejar o modo como ela se conecta com o usuário com deficiência, ela estará priorizando a pessoa e a entrega de valor para ela. Por isso, é imprescindível analisar o próprio modelo de negócios que serve como base para o funcionamento da empresa ou de uma startup.

Qual é a entrega de valor para o usuário pela acessibilidade digital?

As principais características de uma experiência digital acessível consistem em uma maior personalização e customização. Assim, sua marca constrói uma conexão maior com variadas fatias da sua audiência.

Como acontece a entrega de valor através de um site acessível?

A entrega de sua solução acessível não acontece somente por meio da acessibilidade digital. O modo como você ativa os diferenciais do seu negócio conta muito para transformar a vida das pessoas. Vamos detalhar mais a seguir:

A obra “Business Model Generation - inovação em Modelos de negócios: Um manual para Visionários, Inovadores e Revolucionários” de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur mostra como elaborar um modelo de negócios. Esses mesmos insights podem ser aproveitados para que empresas se concentrem em entregar valor para as pessoas usuárias com deficiência.

Vejamos alguns componentes de um modelo de negócios conforme cita o livro:

  • Os canais são os modos como uma empresa alcança segmentos de mercado. O livro fornece os seguintes exemplos para entender como os modelos de negócios podem atingir os clientes: time de vendas e sites institucionais. 
  • Relacionamento com clientes: São os tipos de relacionamentos consolidados entre empresa e segmentos de clientes. Esses relacionamentos podem ser feitos através de contatos pessoais ou automatizações. Envolve atrair consumidores, formar uma boa base de clientes, reter e expandir. 

Esses 2 componentes de um modelo de negócios convencional podem oferecer ideias de como atender as demandas pela acessibilidade digital. Canais e relacionamentos com clientes podem ser otimizados com soluções acessíveis.

Como a Perto Digital pode apoiar sua empresa a incorporar acessibilidade digital?

Os produtos da Perto Digital facilitam a navegação do usuário de acordo com a deficiência dele. Portanto, o maior foco nas necessidades do cliente pode ser incorporado nos canais institucionais da empresa (site).

Além disso, maior facilidade para manusear sites significa relacionamentos mais promissores com a persona. Não importa se a pessoa tem ou não alguma deficiência. É um investimento em credibilidade e simplicidade.

Estudar esses componentes de negócios gera uma melhor compreensão sobre como a acessibilidade pode ser assimilada na sua estratégia empresarial. Assim, você adequa sua oferta a públicos com diferentes necessidades de navegabilidade.

Deixe que mais pessoas de diferentes perfis usufruam dos benefícios da sua proposta de valor e ganhe mercado! Ser versátil é uma forma de transformar a vida da clientela.

Vamos reunir tantos insights em um resumo para fixar o nosso conteúdo?

Esta parte do texto é dedicada a realizar uma rápida síntese de todos os pontos e aspectos abordados anteriormente. O propósito é fixar tantos insights e posicionar a acessibilidade como uma vantagem competitiva para sua organização.

Quais os componentes de um modelo de negócios que conectam empreendimento com os consumidores?

Canais e relacionamentos com os clientes são componentes de um negócio responsável por conectar organizações e mercado. São aspectos imprescindíveis para pensar como entregar soluções às pessoas.

Como a acessibilidade digital impacta diretamente os canais de uma empresa?

De diversas formas. Um site corporativo, importante exemplo de canal, acrescente em credibilidade, maior número de visualizações e contato com o mercado. Esse recurso amplia o modo como uma empresa alcança segmentos de clientes.

Como a acessibilidade digital impacta diretamente o relacionamento com clientes?

O impacto é sempre positivo e é ativado de diversas maneiras. Um conteúdo acessível com recursos automatizados para garantir acessibilidade causa boas impressões. Assim, sua empresa pode ampliar a base de clientes.

Conclusão:

Oferecemos plugins específicos para garantir a navegabilidade do seu site e colocar as pessoas no centro das atenções, não importando se ela possui deficiência física, sensorial, intelectual, psicossocial ou pertence a um grupo etário mais avançado.

Priorizamos uma entrega completa de recursos que agregam muito valor. 

Do ponto de vista estratégico e mercadológico, as soluções da Perto Digital são exemplos de boas práticas para qualquer empreendimento. 

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