A acessibilidade em eventos presenciais cobre várias etapas para que cada instante do evento seja inclusivo e acolhedor. Neste texto, vamos detalhar as estratégias mais eficazes para estimular a inclusão.
Os principais tópicos trabalhados neste artigo são:
A partir desses três tópicos, você vai entender tanto a parte técnica quanto a parte atitudinal de um evento acessível. Invista nessas duas dimensões para que seu evento celebre a diversidade!
Venha ler nosso conteúdo e seja uma marca empresarial amiga da inclusão.
Ao preparar um evento acessível, sua empresa se posiciona como aliada da causa das pessoas com deficiência. O seu evento abre espaço para a diversidade e um maior número de pessoas ficarão interessadas nas temáticas apresentadas.
Essa maneira de comunicar atinge um público bem maior. Os resultados são credibilidade e reconhecimento para a sua marca, assim como notoriedade para os assuntos apresentados.
Sua marca, ao promover esse evento, consegue:
Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
I - até 200 empregados...........................................................................................2%;
II - de 201 a 500......................................................................................................3%;
III - de 501 a 1.000..................................................................................................4%;
IV - de 1.001 em diante. .........................................................................................5%.
O networking cocriado pelo evento estimula a troca de ideias, experiências e insights. Todo esse esforço em envolver a comunidade em eventos significa uma sólida conexão entre sua empresa e as oportunidades profissionais. Assim, sua organização pode incorporar as inovações discutidas externamente. Traga a sabedoria do mundo exterior para o seu empreendimento!
Além do mais, a incorporação de ideias inovadoras pode acontecer simultaneamente com a inclusão! Isso reforça o papel da sua instituição em moldar o ecossistema empresarial e estimular o protagonismo das pessoas com deficiência.
São variados os ganhos para o público com deficiência. Acessar experiências únicas, conhecer contatos e fortalecer o networking são alguns. A acessibilidade em eventos significa a possibilidade de interagir socialmente, o que é a base para a inclusão.
Por fim, um evento acessível não é só uma questão mercadológica ou uma forma de inovar. É um avanço em termos de cidadania, ética e possibilidades de ir, vir, conhecer e interagir. Todos os envolvidos acabam ganhando!
A prioridade de um evento é garantir a autonomia e independência das pessoas com deficiência. Portanto, a equipe organizadora deve ter muita sensibilidade para mapear, remover ou minimizar barreiras atitudinais, comunicacionais ou físicas.
A acessibilidade é uma característica que garante melhora na qualidade de vida das pessoas e da coletividade. Por isso, eventos devem proporcionar segurança e possibilidades de interação social.
O desenho universal e contemplar todas as dimensões da acessibilidade são os passos iniciais. Dessa forma, você entrega uma experiência equitativa e oportunidade de participação para todas as pessoas.
O planejamento do evento acessível deve englobar o objetivo dele, a abordagem do tema, identificação do público e orçamento. Ainda, no planejamento, colete opiniões de pessoas com deficiência para proporcionar uma experiência inesquecível.
Atenção: os temas dos eventos podem ir muito além do assunto “deficiência”.
Imagine, por exemplo, uma feira de empregos: ela precisa ser acessível. Ainda, a separação entre pessoas deve ser evitada. Elas precisam desfrutar da oportunidade de interagir, conviver e trocar experiências.Considere a opinião de pessoas com diferentes deficiências!
Em se tratando de tema, faça sua escolha com base no público, natureza e custos do evento. Aliás, a acessibilidade deve estar em qualquer ocasião. São alguns exemplos de temas para o evento:
Após a escolha do tema, você define o seu público-alvo. Dentro desse público-alvo maior, você deve considerar sempre que há pessoas de públicos prioritários. Podem ser:
O local do evento deve contar com acesso facilitado. Ainda, deve oferecer simplicidade para ingressar no transporte público e espaços próprios para o público prioritário.
A forma de convidar as pessoas para o evento deve priorizar o fácil entendimento.
Conteúdo promocional deve conter acessibilidade para pessoas cegas, usuárias de legendas e Libras. Além disso, ele deve contar áudio e audiodescrição para suprir as necessidades comunicacionais do público.
Com a priorização da acessibilidade em convites, seu marketing pode ser divulgado boca a boca. O contato entre sua comunicação institucional terá um maior alcance e crescimento orgânico.
Na própria inscrição do evento, você pode coletar dados sobre demandas de acessibilidade. Um espaço no google forms, por exemplo, pode ser deixado para coletar as informações sobre o tipo de deficiência do respondente. Além do mais, seria interessante perguntar sobre a dificuldade de locomoção e recurso de acessibilidade usado.
Com base nesses dados e estimativas, você faz os cálculos referentes a demanda de acessibilidade e organização do evento. Com isso, você pode suprir necessidades de inúmeros públicos.
As áreas de circulação servem, como o nome já diz, para a circulação. Podem ser circulação horizontal (corredores, por exemplo) ou circulação vertical (rampas e escadas, por exemplo). Dessa forma, elas devem apresentar:
Além disso, muitas vezes, a pessoa com deficiência traz uma pessoa acompanhante e/ou cão-guia. Por isso, ofereça assentos e lugares adaptados para este público. Reserve espaços para triciclos e cadeiras de rodas.
Depende do contexto, indivíduo e da deficiência. Algumas boas dicas para facilitar a interação são:
Por exemplo: “há pessoas uns trinta metros à esquerda”
Esta seção tem o objetivo de comunicar os pontos fundamentais e prioritários para fazer um evento acessível.
Atingir um maior número de pessoas e apresentar sua marca para um público mais diversos possível. Além de cumprir requisitos de acessibilidade e efetivar o direito de ir e vir.
Pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com dificuldade de locomoção, pessoas idosas, pais com crianças pequenas e pessoas idosas.
Além dessa estratégia servir para conhecer as demandas do seu público alvo, ela permite que você conheça os custos com acessibilidade.
Além de contar com a acessibilidade em eventos, há outras maneiras da sua marca causar impacto no ecossistema empreendedor. Um site acessível e convidativo para uma diversidade de pessoas é uma forma de você conquistar mercado. A Perto Digital oferece uma gama de soluções para seu espaço web incorporar a acessibilidade digital. O resultado é lucro, autoridade e relevância para seu negócio.
Ao combinar acessibilidade em eventos e digital, você atinge duas dimensões de audiências: física e nos ambientes online. Conte com as dicas do nosso blog e nossas soluções digitais para causar essa dupla transformação. Sabia mais da nossa proposta de valor na nossa home.