A acessibilidade em eventos presenciais cobre várias etapas para que cada instante do evento seja inclusivo e acolhedor. Neste texto, vamos detalhar as estratégias mais eficazes para estimular a inclusão.
Os principais tópicos trabalhados neste artigo são:
A partir desses três tópicos, você vai entender tanto a parte técnica quanto a parte atitudinal de um evento acessível. Invista nessas duas dimensões para que seu evento celebre a diversidade!
Venha ler nosso conteúdo e seja uma marca empresarial amiga da inclusão.
Ao preparar um evento acessível, sua empresa se posiciona como aliada da causa das pessoas com deficiência. O seu evento abre espaço para a diversidade e um maior número de pessoas ficarão interessadas nas temáticas apresentadas.
Essa maneira de comunicar atinge um público bem maior. Os resultados são credibilidade e reconhecimento para a sua marca, assim como notoriedade para os assuntos apresentados.
Sua marca, ao promover esse evento, consegue:
Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
I - até 200 empregados...........................................................................................2%;
II - de 201 a 500......................................................................................................3%;
III - de 501 a 1.000..................................................................................................4%;
IV - de 1.001 em diante. .........................................................................................5%.
Como um evento acessível pode acelerar a inovação?
O networking cocriado pelo evento estimula a troca de ideias, experiências e insights. Todo esse esforço em envolver a comunidade em eventos significa uma sólida conexão entre sua empresa e as oportunidades profissionais. Assim, sua organização pode incorporar as inovações discutidas externamente. Traga a sabedoria do mundo exterior para o seu empreendimento!
Além do mais, a incorporação de ideias inovadoras pode acontecer simultaneamente com a inclusão! Isso reforça o papel da sua instituição em moldar o ecossistema empresarial e estimular o protagonismo das pessoas com deficiência.
Qual é a vantagem das pessoas com deficiência em participar do seu evento?
São variados os ganhos para o público com deficiência. Acessar experiências únicas, conhecer contatos e fortalecer o networking são alguns. A acessibilidade em eventos significa a possibilidade de interagir socialmente, o que é a base para a inclusão.
Por fim, um evento acessível não é só uma questão mercadológica ou uma forma de inovar. É um avanço em termos de cidadania, ética e possibilidades de ir, vir, conhecer e interagir. Todos os envolvidos acabam ganhando!
A prioridade de um evento é garantir a autonomia e independência das pessoas com deficiência. Portanto, a equipe organizadora deve ter muita sensibilidade para mapear, remover ou minimizar barreiras atitudinais, comunicacionais ou físicas.
A acessibilidade é uma característica que garante melhora na qualidade de vida das pessoas e da coletividade. Por isso, eventos devem proporcionar segurança e possibilidades de interação social.
Qual é a base de um evento acessível?
O desenho universal e contemplar todas as dimensões da acessibilidade são os passos iniciais. Dessa forma, você entrega uma experiência equitativa e oportunidade de participação para todas as pessoas.
Como planejar um evento acessível?
O planejamento do evento acessível deve englobar o objetivo dele, a abordagem do tema, identificação do público e orçamento. Ainda, no planejamento, colete opiniões de pessoas com deficiência para proporcionar uma experiência inesquecível.
Atenção: os temas dos eventos podem ir muito além do assunto “deficiência”.
Imagine, por exemplo, uma feira de empregos: ela precisa ser acessível. Ainda, a separação entre pessoas deve ser evitada. Elas precisam desfrutar da oportunidade de interagir, conviver e trocar experiências.Considere a opinião de pessoas com diferentes deficiências!
Em se tratando de tema, faça sua escolha com base no público, natureza e custos do evento. Aliás, a acessibilidade deve estar em qualquer ocasião. São alguns exemplos de temas para o evento:
Após a escolha do tema, você define o seu público-alvo. Dentro desse público-alvo maior, você deve considerar sempre que há pessoas de públicos prioritários. Podem ser:
Quais os cuidados para oferecer uma experiência inigualável no evento?
O local do evento deve contar com acesso facilitado. Ainda, deve oferecer simplicidade para ingressar no transporte público e espaços próprios para o público prioritário.
A forma de convidar as pessoas para o evento deve priorizar o fácil entendimento.
Conteúdo promocional deve conter acessibilidade para pessoas cegas, usuárias de legendas e Libras. Além disso, ele deve contar áudio e audiodescrição para suprir as necessidades comunicacionais do público.
Com a priorização da acessibilidade em convites, seu marketing pode ser divulgado boca a boca. O contato entre sua comunicação institucional terá um maior alcance e crescimento orgânico.
Como identificar as demandas por acessibilidade do seu público?
Na própria inscrição do evento, você pode coletar dados sobre demandas de acessibilidade. Um espaço no google forms, por exemplo, pode ser deixado para coletar as informações sobre o tipo de deficiência do respondente. Além do mais, seria interessante perguntar sobre a dificuldade de locomoção e recurso de acessibilidade usado.
Com base nesses dados e estimativas, você faz os cálculos referentes a demanda de acessibilidade e organização do evento. Com isso, você pode suprir necessidades de inúmeros públicos.
O que não pode faltar no seu evento acessível?
O que não pode faltar nas áreas de circulação?
As áreas de circulação servem, como o nome já diz, para a circulação. Podem ser circulação horizontal (corredores, por exemplo) ou circulação vertical (rampas e escadas, por exemplo). Dessa forma, elas devem apresentar:
Além disso, muitas vezes, a pessoa com deficiência traz uma pessoa acompanhante e/ou cão-guia. Por isso, ofereça assentos e lugares adaptados para este público. Reserve espaços para triciclos e cadeiras de rodas.
Depende do contexto, indivíduo e da deficiência. Algumas boas dicas para facilitar a interação são:
Por exemplo: “há pessoas uns trinta metros à esquerda”
Vamos resumir os aspectos principais do nosso artigo?
Esta seção tem o objetivo de comunicar os pontos fundamentais e prioritários para fazer um evento acessível.
Qual é a maior motivação para agregar acessibilidade em eventos?
Atingir um maior número de pessoas e apresentar sua marca para um público mais diversos possível. Além de cumprir requisitos de acessibilidade e efetivar o direito de ir e vir.
Quais públicos prioritários demandam acessibilidade?
Pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com dificuldade de locomoção, pessoas idosas, pais com crianças pequenas e pessoas idosas.
Por que sua marca deve coletar informações sobre demandas de acessibilidade antes do evento?
Além dessa estratégia servir para conhecer as demandas do seu público alvo, ela permite que você conheça os custos com acessibilidade.
Conclusão
Além de contar com a acessibilidade em eventos, há outras maneiras da sua marca causar impacto no ecossistema empreendedor. Um site acessível e convidativo para uma diversidade de pessoas é uma forma de você conquistar mercado. A Perto Digital oferece uma gama de soluções para seu espaço web incorporar a acessibilidade digital. O resultado é lucro, autoridade e relevância para seu negócio.
Ao combinar acessibilidade em eventos e digital, você atinge duas dimensões de audiências: física e nos ambientes online. Conte com as dicas do nosso blog e nossas soluções digitais para causar essa dupla transformação. Sabia mais da nossa proposta de valor na nossa home.