O NRF 2025 Retail’s Big Show é um evento norte-americano para reunir ideias do varejo. É o contexto perfeito para a troca de boas práticas e estratégias capazes de acelerar a maturidade do setor. Assim, uma das características principais que acelera o desenvolvimento do varejo é a acessibilidade digital. A experiência de compra acessível e inclusiva conta muito para ativar a fidelização do seu cliente.
O nosso texto de hoje vai explorar melhor essas conexões explicando os seguintes três itens principais:
O propósito é comparar o cenário exterior com o nacional. Dessa forma, identificamos os ganhos trazidos pela acessibilidade e os insights vencedores do setor varejista. Siga lendo nosso conteúdo para saber mais!
É o maior evento do mundo dedicado a trocas de experiências relacionadas ao varejo. Além de apresentar conhecimento e ideias, o evento serve para identificar tendências e consolidar networking. É o contexto perfeito para nutrir o ecossistema de varejo com inovações. O NRF 2025: Retail’s Big Show aconteceu em Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2025.
O evento focou em apresentar inovações de forma bem marcante com a exposição NRF Innovators Showcase. Lá, empreendedores expuseram 50 dos mais impactantes negócios inovadores em se tratando de tecnologia de varejo. O propósito do Showcase foi destacar soluções de ponta que estão modificando como os varejistas vendem. Além disso, as inovações apresentadas redefinem a própria experiência de compra. É um ganho para ambos os lados, varejo e cliente. O Showcase é baseado no Innovation Lab, uma iniciativa que apoiou a criação de mais de 350 negócios.
Os casos apresentados foram selecionados pelo NRF Innovation Advisory Committee, segundo critérios de escala, inovação e relevância. O NRF Innovation Advisory Committee atua como um comitê fundamentando decisões sobre os próximos passos estratégicos do ecossistema de varejo inovador. Essa partilha de casos de extrema importância para o varejo serve como uma poderosa e surpreendente amostra do futuro. Além disso, o evento contou com demonstrações interativas ao vivo para oferecer ótimas soluções aos participantes. Em geral, as inovações entregues são divididas em:
Sites acessíveis entregam uma experiência mais cômoda para a audiência. As funcionalidades do site acessível permitem que um maior número de pessoas possam navegar e interagir com as propostas do seu negócio. Esse atributo proporciona uma jornada digital satisfatória para todas as pessoas com deficiência. Assim, seu e-commerce conquistará uma fatia maior do mercado.
A possibilidade de interagir de um jeito mais personalizado com sites agrega no desempenho de trocas e devoluções online. Essa otimização nos processos graças à acessibilidade atende ao direito da troca da pessoa. O inciso V do artigo 4º do Decreto nº 7.962, de 15 de Março de 2013 é bem claro quando diz:
Art. 4º Para garantir o atendimento facilitado ao consumidor no comércio eletrônico, o fornecedor deverá:
V - manter serviço adequado e eficaz de atendimento em meio eletrônico, que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato.
Em palavras mais simples: a Lei exige que sites forneçam informações precisas para que o cliente possa cancelar o contrato. Sites que contam com soluções em acessibilidade digital podem resolver cancelamentos de formas mais fáceis. Já o artigo 18 da Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990 afirma:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
Dessa forma, produtos com algum defeito de fabricação ou dano causado pelo transporte podem ser trocados, por exemplo, de maneira mais ágil. Contar com um site acessível resulta em maior credibilidade para o seu negócio. Assim, você lucra mais!
Esta seção é direcionada para realizar uma rápida síntese dos temas tratados. Siga lendo nosso resumo para aprender e reaprender.
Fortalecer o nicho do varejo através da troca estratégica de experiências, consolidação de networking e apresentação de soluções.
Soluções focadas em melhoria da experiência na loja, redefinição da descoberta e do conteúdo do produto, recriação das cadeias de suprimentos e devoluções.
Enquanto o varejo norte-americano lidera em inovação com IA e automação, o Brasil pode se beneficiar de soluções como Sessões Mapeadas, que acompanham a jornada do usuário e entregam insights valiosos para otimização de vendas e interações, e o Rastreamento Facial, ideal para incluir pessoas com limitações motoras na experiência digital.
A acessibilidade não é apenas uma exigência legal, mas uma oportunidade de transformar o varejo em um ambiente mais inclusivo e eficiente. Com as soluções inovadoras da Perto Digital, sua marca pode liderar essa transformação e conquistar novos públicos. Descubra mais sobre como tornar sua empresa acessível visitando nosso blog ou entrando em contato conosco.