Como a acessibilidade digital está relacionada com a NRF 2025: Retail’s Big Show?

Felipe Gruetzmacher
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O NRF 2025 Retail’s Big Show é um evento norte-americano para reunir ideias do varejo. É o contexto perfeito para a troca de boas práticas e estratégias capazes de acelerar a maturidade do setor. Assim, uma das características principais que acelera o desenvolvimento do varejo é a acessibilidade digital. A experiência de compra acessível e inclusiva conta muito para ativar a fidelização do seu cliente.

O nosso texto de hoje vai explorar melhor essas conexões explicando os seguintes três itens principais:

  • O que é a NRF 2025: Retail’s Big Show?

  • Casos de Sucesso na NRF 2025: Inovações que Redefinem o Varejo

  • Quais os benefícios que a acessibilidade digital traz para o varejo?

O propósito é comparar o cenário exterior com o nacional. Dessa forma, identificamos os ganhos trazidos pela acessibilidade e os insights vencedores do setor varejista. Siga lendo nosso conteúdo para saber mais!

O que é a NRF 2025: Retail’s Big Show?

É o maior evento do mundo dedicado a trocas de experiências relacionadas ao varejo. Além de apresentar conhecimento e ideias, o evento serve para identificar tendências e consolidar networking. É o contexto perfeito para nutrir o ecossistema de varejo com inovações. O NRF 2025: Retail’s Big Show aconteceu em Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2025.

Casos de Sucesso na NRF 2025: Inovações que Redefinem o Varejo

O evento focou em apresentar inovações de forma bem marcante com a exposição NRF Innovators Showcase. Lá, empreendedores expuseram 50 dos mais impactantes negócios inovadores em se tratando de tecnologia de varejo. O propósito do Showcase foi destacar soluções de ponta que estão modificando como os varejistas vendem. Além disso, as inovações apresentadas redefinem a própria experiência de compra. É um ganho para ambos os lados, varejo e cliente. O Showcase é baseado no Innovation Lab, uma iniciativa que apoiou a criação de mais de 350 negócios.

Os casos apresentados foram selecionados pelo NRF Innovation Advisory Committee, segundo critérios de escala, inovação e relevância. O NRF Innovation Advisory Committee atua como um comitê fundamentando decisões sobre os próximos passos estratégicos do ecossistema de varejo inovador. Essa partilha de casos de extrema importância para o varejo serve como uma poderosa e surpreendente amostra do futuro. Além disso, o evento contou com demonstrações interativas ao vivo para oferecer ótimas soluções aos participantes. Em geral, as inovações entregues são divididas em:

  • Melhora da experiência na loja: o uso de tecnologias otimiza as interações com o cliente e a eficiência nas operações. A solução DAVE da MTLAB é um exemplo: é uma plataforma de IA que melhora a jornada do cliente na loja. Assim, DAVE aprimora a navegação, o checkout e personaliza interações. Compras ganham mais rapidez e suavidade. O envolvimento com o cliente é maior.  Já a Beeats oferece recomendações personalizadas e bem rápidas através da digitalização corporal 3D. Essa solução serve para muitos produtos, desde colchões até planos de condicionamento físico. A Mira elimina a necessidade de digitalizar o código de barras. Para isso, ela usa um sistema de checkout visual alimentado por dados de IA. Assim, transações são aceleradas e fraudes são descobertas graças à identificação instantânea de produtos;

  • Redefinição da descoberta e o conteúdo do produto: com a Inteligência Artificial, varejistas têm maior êxito para conectar clientes e produtos certos. Essa maior agilidade contribui para uma melhor descoberta, eficiência e engajamento. A GoCharlie.ai é um exemplo dessa estratégia, pois automatiza a criação de conteúdo personalizado. Marcas escalam campanhas e descrições de produtos em menos tempo. Outro exemplo é a Velou, uma solução que gera títulos ricos em SEO, descrições e ajustes através de IA de linguagem natural. A Velou apoia clientes a encontrar o que precisam de maneira rápida e customizada. Essa maior agilidade resulta em conversões e otimização da compra. A Tolstoy lidera a ascensão das compras focadas em vídeo. Ela ajuda varejistas a recriar experiências semelhantes com as da TikTok. Para tanto, emprega vídeos interativos e compráveis que geram taxas de conversão altas e sessões mais longas;

  • Recriação das cadeias de suprimentos e devoluções: soluções agregam inteligência estratégica para que cadeias de suprimentos possam ser mais enxutas e responsivas. O Orderful entrega conexões mais simples entre varejistas e parceiros comerciais através da modernização de fluxos de trabalho de EDI. Tal solução corta atrasos e agrega eficiência nas operações da cadeia de suprimentos. A G2RL otimiza devoluções com aprendizado de máquina, o que minimiza custos e desperdícios. Ainda, os processos de recuperação de produtos devolvidos são melhorados. Já a Sizeo usa IA para otimizar estoques, identificando imprecisões e desalinhamentos do estoque. Para tanto, ela alinha demanda baseada em tamanho e localização com a oferta. Levar produtos certos ao lugar certo e na hora certa significa maximizar margens de lucro e garantir a precisão do estoque.

Quais os benefícios que a acessibilidade digital traz para o varejo?

Sites acessíveis entregam uma experiência mais cômoda para a audiência. As funcionalidades do site acessível permitem que um maior número de pessoas possam navegar e interagir com as propostas do seu negócio. Esse atributo proporciona uma jornada digital satisfatória para todas as pessoas com deficiência. Assim, seu e-commerce conquistará uma fatia maior do mercado.

A possibilidade de interagir de um jeito mais personalizado com sites agrega no desempenho de trocas e devoluções online. Essa otimização nos processos graças à acessibilidade atende ao direito da troca da pessoa. O inciso V do artigo 4º do Decreto nº 7.962, de 15 de Março de 2013 é bem claro quando diz:

Art. 4º Para garantir o atendimento facilitado ao consumidor no comércio eletrônico, o fornecedor deverá:

V - manter serviço adequado e eficaz de atendimento em meio eletrônico, que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato.

Em palavras mais simples: a Lei exige que sites forneçam informações precisas para que o cliente possa cancelar o contrato. Sites que contam com soluções em acessibilidade digital podem resolver cancelamentos de formas mais fáceis. Já o artigo 18 da Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990 afirma:

 Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

     § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

     I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

     II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

     III - o abatimento proporcional do preço.

Dessa forma, produtos com algum defeito de fabricação ou dano causado pelo transporte podem ser trocados, por exemplo, de maneira mais ágil. Contar com um site acessível resulta em maior credibilidade para o seu negócio. Assim, você lucra mais!

Quer recapitular os principais temas do nosso artigo?

Esta seção é direcionada para realizar uma rápida síntese dos temas tratados. Siga lendo nosso resumo para aprender e reaprender.

Qual foi o propósito do NRF 2025: Retail’s Big Show?

Fortalecer o nicho do varejo através da troca estratégica de experiências, consolidação de networking e apresentação de soluções.

A exposição NRF Innovators Showcase focou em quais soluções no evento NRF 2025: Retail’s Big Show?

Soluções focadas em melhoria da experiência na loja, redefinição da descoberta e do conteúdo do produto, recriação das cadeias de suprimentos e devoluções.

Qual é o principal insight que podemos obter se compararmos o varejo norte-americano com o contexto brasileiro?

Enquanto o varejo norte-americano lidera em inovação com IA e automação, o Brasil pode se beneficiar de soluções como Sessões Mapeadas, que acompanham a jornada do usuário e entregam insights valiosos para otimização de vendas e interações, e o Rastreamento Facial, ideal para incluir pessoas com limitações motoras na experiência digital.

Conclusão:

A acessibilidade não é apenas uma exigência legal, mas uma oportunidade de transformar o varejo em um ambiente mais inclusivo e eficiente. Com as soluções inovadoras da Perto Digital, sua marca pode liderar essa transformação e conquistar novos públicos. Descubra mais sobre como tornar sua empresa acessível visitando nosso blog ou entrando em contato conosco.