Sites acessíveis permitem uma experiência mais personalizada e adaptada às necessidades comunicacionais das pessoas com deficiência. Essa jornada online tem o potencial de engajar todos os tipos de internautas, o que aumenta a fidelização de clientes.
O texto de hoje vai aprofundar e detalhar como a acessibilidade digital mantém o cliente engajado com o seu site. Vamos conhecer os principais aspectos de uma marca que convence e encanta! Por isso, o texto vai se fundamentar em temas como:
Então: além de citarmos sobre a acessibilidade digital, vamos aprender muito sobre um jeito mais autêntico de fazer marketing. Afinal, ambas as coisas estão bem sintonizadas e bem conectadas. Elas se autorreforçam. Siga lendo nosso conteúdo para aprender mais sobre esses três tópicos e aplicar no seu negócio!
Soluções acessíveis fazem com que a navegação pelo seu site seja mais fácil e intuitiva. Esse aspecto é um diferencial: interações mais diretas cativam! Esse atributo vale tanto para pessoas com deficiência quanto para pessoas sem deficiência.
Afinal, uma usabilidade e uma navegabilidade mais fluídas proporcionam uma maior comodidade para as pessoas usuárias. Esses atributos posicionam seu site mais próximos do coração do mercado e da audiência!
Há uma diversidade de ferramentas especificamente criadas para atender às múltiplas necessidades das pessoas com deficiência. Nesse processo de atender tantos modos de uso, seu site se torna mais cômodo para todas as audiências.
Assistente de voz, por exemplo, permite que pessoas usuárias possam explorar suas páginas apenas com comandos vocais. Esse recurso responde perguntas em tempo real e direciona a pessoa usuária para qualquer página do seu site. Essa mesma solução contextualiza o conteúdo segundo cada comando.
A transformação de PDFs em documentos acessíveis é outra forma de agregar acessibilidade para o seu site. Dessa forma, sua persona pode baixar ebooks acessíveis em poucos cliques.
Criação automatizada de textos alternativos, acréscimos detalhados para imagens e legendagem para vídeos são outras boas práticas. Jornada para pessoas usuárias cegas, navegação por teclado, possibilidade de alterar a saturação e rastreamento facial também permitem maior adequação.
Conforme você já deve ter percebido, cada perfil de pessoa com deficiência pode ativar uma solução específica para suprir as necessidades. Assim, cada ferramenta citada anteriormente oferece uma experiência personalizada e customizada.
A sua marca acaba acessando ganhos como acréscimo em credibilidade, autoridade e melhor performance em SEO. Com um site melhor posicionado nos motores de busca e acessibilidade, mais pessoas vão preferir navegar no seu espaço web.
Esses ganhos todos geram maior possibilidade de fechar vendas. Logo, clientes satisfeitos com seu site e sua proposta de valor têm maior possibilidade de recomprar e indicar sua marca. É um ciclo virtuoso: entregue facilidade para as pessoas e elas virão conhecer seu propósito empresarial!
A fidelização de clientes precisa ir além de sites plenamente acessíveis, pois é um processo que demanda marketing e relacionamento. Esta seção do texto é dedicada a fornecer dicas sobre marketing digital e acréscimo de sua base de clientes.
O livro “Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing” de João Branco apresenta valiosos insights, por exemplo. De acordo com o autor:
Um exemplo seria uma marca de artigos esportivos que só fala em performance.
A prioridade do seu marketing deve ser mais do que comunicar: envolva, engaje e sensibilize. Um bom exemplo é o caso de um comediante. Muitas vezes, pessoas que vão ao show dele já começam rindo por qualquer piada dele. Há uma predisposição da plateia em achar graça em tudo o que ele fala. Por quê?
Por vários motivos! Um site acessível permite que seu conteúdo produzido para o seu blog seja visualizado mais vezes, por exemplo. Investir na criação de bons artigos é uma maneira de manter a constância. Além disso, blogs que incorporam a acessibilidade permitem explorar todo o seu diferencial único com conteúdo marcante. Com maior contato entre público e marca, você valida seu marketing. Esse raciocínio se aplica a posts nas redes sociais, vídeos, e-mail marketing e muito mais formas de expressar sua oferta.
Existe um conjunto de atributos da sua comunicação que tem um desempenho melhor graças a acessibilidade digital. Vários aspectos do seu diálogo com o mercado apresentam um melhor resultado. São exemplos:
Todos esses pontos citados anteriormente fazem com que você conquiste e fidelize clientes. Alcance um maior número de clientes autenticamente interessados na sua marca e transforma a vida deles!
Um bom marketing precisa conter um bom motivo para ser compartilhado organicamente. Ele deve apresentar uma razão convincente para que sua marca seja indicada. Um bom exemplo ajuda a clarear as coisas:
O livro “Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing” traz insights sobre quando João Branco trabalhou na Nutella. Na ocasião, a equipe dele criou um anúncio em que mostrava vários momentos do cotidiano de uma criança. O anúncio apresentou, por exemplo, crianças desajeitadas amarrando sapatos, tocando violão e andando de bicicleta pela primeira vez.
São várias aventuras em que a criança participava no cotidiano dela. Com isso, o anúncio comunicava sensibilidade e estimulava mães a comprar Nutella. Afinal, o anúncio fazia a pessoa entender que crianças precisam de muita energia para usufruir das várias aventuras da infância.
Comunique suas soluções de um jeito divertido e que toque no coração das pessoas. Todo bom anúncio que atinge a alma do consumidor vira motivo para ser celebrado e compartilhado.
Um marketing que gera conexão entre pessoas é um aspecto principal de uma estratégia que gera recomendações e fidelização. Em virtude disso, a acessibilidade digital é tão imprescindível!
Sua solução deve estar associada com uma história poderosa e que envolva a alma dos clientes. Recursos acessíveis permitem que essa narrativa seja comunicada para mais pessoas.
Imagine que sua marca seja um restaurante, por exemplo. Esse restaurante pode ser sinônimo de lazer, conforto e acolhimento, assim como bons momentos para desfrutar da melhor gastronomia. Dessa forma, o restaurante pode estar sempre no cotidiano dos clientes e ser lembrado, o que significa ter clientes fiéis.
A evangelização do mercado é peça importante para uma empresa campeã! Esse mesmo restaurante, ao contar com um site acessível, pode entregar essa potente mensagem para muito mais pessoas, por exemplo.
O intuito dessa síntese é citar os pontos da fidelização de clientes através da acessibilidade digital e do marketing.
Porque sites acessíveis atendem demandas bem específicas das pessoas com deficiência através de recursos projetados para cada contexto.
Com certeza! Uma personalização maior significa conforto e facilidade para navegar e usar seu site. Esses detalhes acabam deixando as pessoas apaixonadas pela sua marca.
Sim! Um site sem barreiras facilita a navegação de todas as pessoas. Essa facilidade faz com que seu site seja atrativo para inúmeras audiências.
Seu site pode acolher inúmeras pessoas com acessibilidade digital. É uma questão mercadológica e ética!
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