Como a Acessibilidade Digital Pode Aumentar a Fidelização de Clientes?

Felipe Gruetzmacher
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Sites acessíveis permitem uma experiência mais personalizada e adaptada às necessidades comunicacionais das pessoas com deficiência. Essa jornada online tem o potencial de engajar todos os tipos de internautas, o que aumenta a fidelização de clientes.

O texto de hoje vai aprofundar e detalhar como a acessibilidade digital mantém o cliente engajado com o seu site. Vamos conhecer os principais aspectos de uma marca que convence e encanta! Por isso, o texto vai se fundamentar em temas como:

  • Por que a acessibilidade digital traz uma navegação mais atrativa?
  • Como sua marca pode ativar o seu real potencial de marketing e fidelizar clientes?
  • Por que a acessibilidade digital potencializa os diferenciais do seu marketing digital?

Então: além de citarmos sobre a acessibilidade digital, vamos aprender muito sobre um jeito mais autêntico de fazer marketing. Afinal, ambas as coisas estão bem sintonizadas e bem conectadas. Elas se autorreforçam. Siga lendo nosso conteúdo para aprender mais sobre esses três tópicos e aplicar no seu negócio!

Por que a acessibilidade digital traz uma navegação mais atrativa?

Soluções acessíveis fazem com que a navegação pelo seu site seja mais fácil e intuitiva. Esse aspecto é um diferencial: interações mais diretas cativam! Esse atributo vale tanto para pessoas com deficiência quanto para pessoas sem deficiência.

Afinal, uma usabilidade e uma navegabilidade mais fluídas proporcionam uma maior comodidade para as pessoas usuárias. Esses atributos posicionam seu site mais próximos do coração do mercado e da audiência!

Quais as soluções que agregam acessibilidade em sites e facilitam o uso e o manuseio?

Há uma diversidade de ferramentas especificamente criadas para atender às múltiplas necessidades das pessoas com deficiência. Nesse processo de atender tantos modos de uso, seu site se torna mais cômodo para todas as audiências.

Assistente de voz, por exemplo, permite que pessoas usuárias possam explorar suas páginas apenas com comandos vocais. Esse recurso responde perguntas em tempo real e direciona a pessoa usuária para qualquer página do seu site. Essa mesma solução contextualiza o conteúdo segundo cada comando. 

A transformação de PDFs em documentos acessíveis é outra forma de agregar acessibilidade para o seu site. Dessa forma, sua persona pode baixar ebooks acessíveis em poucos cliques. 

Criação automatizada de textos alternativos, acréscimos detalhados para imagens e legendagem para vídeos são outras boas práticas. Jornada para pessoas usuárias cegas, navegação por teclado, possibilidade de alterar a saturação e rastreamento facial também permitem maior adequação.

Conforme você já deve ter percebido, cada perfil de pessoa com deficiência pode ativar uma solução específica para suprir as necessidades. Assim, cada ferramenta citada anteriormente oferece uma experiência personalizada e customizada. 

Quais os benefícios de entregar uma jornada sob medida para sua persona?

A sua marca acaba acessando ganhos como acréscimo em credibilidade, autoridade e melhor performance em SEO. Com um site melhor posicionado nos motores de busca e acessibilidade, mais pessoas vão preferir navegar no seu espaço web.

Esses ganhos todos geram maior possibilidade de fechar vendas. Logo, clientes satisfeitos com seu site e sua proposta de valor têm maior possibilidade de recomprar e indicar sua marca. É um ciclo virtuoso: entregue facilidade para as pessoas e elas virão conhecer seu propósito empresarial! 

Como sua marca pode ativar o seu real potencial de marketing e fidelizar clientes?

A fidelização de clientes precisa ir além de sites plenamente acessíveis, pois é um processo que demanda marketing e relacionamento. Esta seção do texto é dedicada a fornecer dicas sobre marketing digital e acréscimo de sua base de clientes.

O livro “Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing” de João Branco apresenta valiosos insights, por exemplo. De acordo com o autor:

  • marcas precisam comunicar autenticidade para o público. Aspectos como foco num único diferencial competitivo auxiliam clientes a guardarem o que sua marca faz de diferente. Agregue um único argumento arrasador para sua persona ficar encantada! 

Um exemplo seria uma marca de artigos esportivos que só fala em performance.

  • Entenda o marketing e a venda como oportunidades para melhorar a vida das pessoas. Essa compreensão pode gerar uma motivação tremenda para lidar com clientes de maneira especial.

  • Vender é servir! Questione-se sobre o porquê você querer vender. A partir desse marketing humanizado, você pode investir em diálogos autênticos com as pessoas amantes da sua marca. 

Como um negócio pode aplicar esses pontos citados anteriormente?

A prioridade do seu marketing deve ser mais do que comunicar: envolva, engaje e sensibilize. Um bom exemplo é o caso de um comediante. Muitas vezes, pessoas que vão ao show dele já começam rindo por qualquer piada dele. Há uma predisposição da plateia em achar graça em tudo o que ele fala. Por quê?

  • A plateia já viu o comediante em vários vídeos da internet, o que ajuda a percebê-lo como uma pessoa engraçada. É uma associação de sentimentos que cria o sentimento de predisposição ao riso;

  • Ele, o comediante, investe fortemente em construir uma reputação como alguém engraçado ao disponibilizar conteúdo estratégico;

  • O comediante entende o ofício dele como uma oportunidade de deixar alguém feliz. Por isso, investe na criação de piadas cada vez melhores. Assim, ele cria um marketing consistente para estar sempre bem posicionado no coração das pessoas;

  • O comediante sempre presta atenção: se suas piadas geraram risadas, o trabalho dele foi validado. Nunca desperdice a oportunidade de levar a opinião dos clientes em consideração.

Por que a acessibilidade digital potencializa os diferenciais do seu marketing digital?

Por vários motivos! Um site acessível permite que seu conteúdo produzido para o seu blog seja visualizado mais vezes, por exemplo. Investir na criação de bons artigos é uma maneira de manter a constância. Além disso, blogs que incorporam a acessibilidade permitem explorar todo o seu diferencial único com conteúdo marcante. Com maior contato entre público e marca, você valida seu marketing. Esse raciocínio se aplica a posts nas redes sociais, vídeos, e-mail marketing e muito mais formas de expressar sua oferta.

Como a acessibilidade digital ativa uma melhor performance do seu marketing digital?

Existe um conjunto de atributos da sua comunicação que tem um desempenho melhor graças a acessibilidade digital. Vários aspectos do seu diálogo com o mercado apresentam um melhor resultado. São exemplos:

  • Um marketing que evidencia a dor do cliente: com um site mais acessível, você consegue educar mais facilmente os consumidores. Isso significa apresentar a relevância do problema que você resolve. Objeções são quebradas, já que você consegue demonstrar o desafio do cliente com clareza.

  • Estar melhor posicionado do que a concorrência: um bom marketing e sites acessíveis podem fazer toda a diferença! Uma marca que investe numa web acolhedora e num marketing consistente é bem mais atrativa do que a concorrência.  Quebre as barreiras de adoção do cliente!

  • Inovações conquistam aderência no mercado: toda uma nova solução demanda tempo e estratégia para ser bem recebida pelo cliente. Um site acessível e marketing podem agilizar a aceitação de uma inovação executada pela sua empresa. É a criação de novos e específicos atributos de valor.

  • Valorização do seu atributo diferencial: sua marca precisa ser lembrada por um único argumento arrasador que conquiste o mercado. Nesse aspecto, um site acessível e um marketing autêntico podem fazer com que o cliente valorize esse único argumento. Essa estratégia permite que você se diferencie no mercado.

Todos esses pontos citados anteriormente fazem com que você conquiste e fidelize clientes. Alcance um maior número de clientes autenticamente interessados na sua marca e transforma a vida deles!

Como seu marketing pode ser mais autêntico e focado em resolver as dores dos clientes?

Um bom marketing precisa conter um bom motivo para ser compartilhado organicamente. Ele deve apresentar uma razão convincente para que sua marca seja indicada. Um bom exemplo ajuda a clarear as coisas:

O livro “Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing” traz insights sobre quando João Branco trabalhou na Nutella. Na ocasião, a equipe dele criou um anúncio em que mostrava vários momentos do cotidiano de uma criança. O anúncio apresentou, por exemplo, crianças desajeitadas amarrando sapatos, tocando violão e andando de bicicleta pela primeira vez. 

São várias aventuras em que a criança participava no cotidiano dela. Com isso, o anúncio comunicava sensibilidade e estimulava mães a comprar Nutella. Afinal, o anúncio fazia a pessoa entender que crianças precisam de muita energia para usufruir das várias aventuras da infância.

Comunique suas soluções de um jeito divertido e que toque no coração das pessoas. Todo bom anúncio que atinge a alma do consumidor vira motivo para ser celebrado e compartilhado.

Um marketing que gera conexão entre pessoas é um aspecto principal de uma estratégia que gera recomendações e fidelização. Em virtude disso, a acessibilidade digital é tão imprescindível! 

Qual é a história que sua marca conta através da acessibilidade digital?

Sua solução deve estar associada com uma história poderosa e que envolva a alma dos clientes. Recursos acessíveis permitem que essa narrativa seja comunicada para mais pessoas.

Imagine que sua marca seja um restaurante, por exemplo. Esse restaurante pode ser sinônimo de lazer, conforto e acolhimento, assim como bons momentos para desfrutar da melhor gastronomia. Dessa forma, o restaurante pode estar sempre no cotidiano dos clientes e ser lembrado, o que significa ter clientes fiéis.

 

A evangelização do mercado é peça importante para uma empresa campeã! Esse mesmo restaurante, ao contar com um site acessível, pode entregar essa potente mensagem para muito mais pessoas, por exemplo. 

Vamos fazer um resumo de todos os aspectos da fidelização de clientes?

O intuito dessa síntese é citar os pontos da fidelização de clientes através da acessibilidade digital e do marketing.

Por que a acessibilidade traz uma experiência digital personalizada?

Porque sites acessíveis atendem demandas bem específicas das pessoas com deficiência através de recursos projetados para cada contexto.

Uma maior personalização gera maior engajamento e fidelização?

Com certeza! Uma personalização maior significa conforto e facilidade para navegar e usar seu site. Esses detalhes acabam deixando as pessoas apaixonadas pela sua marca.

A acessibilidade digital fideliza pessoas sem deficiência? 

Sim! Um site sem barreiras facilita a navegação de todas as pessoas. Essa facilidade faz com que seu site seja atrativo para inúmeras audiências. 

Conclusão:

Seu site pode acolher inúmeras pessoas com acessibilidade digital. É uma questão mercadológica e ética! 

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