O acesso digital pode viabilizar conexão com oportunidades profissionais, participação no mercado de consumo e construção de relacionamentos. Por isso, a acessibilidade digital está muito ligada ao ODS 1, a erradicação da pobreza. Em virtude disso, o artigo vai passar por questões fundamentais como:
Vamos descobrir de que forma a inovação acessível e inclusiva colabora com a erradicação da pobreza. Leia mais no nosso artigo!
Em 2015, a ONU apresentou a Agenda 2030 composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada 1 dos 17 objetivos trata de um tema e propõe ações efetivas contra problemas sociais. Assim, a erradicação da pobreza ficou como primeiro ODS.
Como o avanço da tecnologia e digitalização dos serviços, quais são as medidas mais efetivas para mitigar a pobreza? Quais são as ações e atitudes mais certeiras para incluir as pessoas com deficiência neste cenário de indústria 4.0?
Afinal, elas são um público que pode ser afetado bastante pelos efeitos da vulnerabilidade social. A agenda dos 17 dos ODS visa oferecer soluções sob medida para diversos problemas.
Esses ODS se desdobram em temas para uma qualidade de vida digna enfatizando o planeta, pessoas, prosperidade, parceria e paz. O ODS 1 trata da Erradicação da Pobreza. No site das Nações Unidas, ele é descrito: “Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares”.
A inovação tecnológica de alto impacto social tem uma função importantíssima para atingir este propósito. Por mais que empresas, empreendimentos e startups tenham compromisso com resultados financeiros, a tecnologia sempre terá um papel cidadão.
Facilitar a vida das pessoas e causar impacto social são exemplos de soluções ofertadas pelos ecossistemas de inovação. Um bom desempenho econômico das empresas pode gerar mais empregos, ampliar a produtividade e os salários dos colaboradores das organizações.
Isso tudo é um ciclo virtuoso para mitigar e erradicar a pobreza! Assim, lidar com o desafio da vulnerabilidade social, os ecossistemas de inovação precisam:
Portanto, dominar habilidades digitais é um requisito imprescindível para lidar com as novidades tecnológicas, comprar, conseguir empregos e se informar! Sites de empresas que praticam inclusão digital apoiam as pessoas com deficiência a conquistar o espaço delas na sociedade.
Essas mesmas empresas fomentam a inclusão socioeconômica. É o protagonismo da diversidade em ação. A interação entre negócios disruptivos e pessoas com deficiência pode ser um caminho para atingir o ODS 1.
Um ODS é desdobrado em metas específicas que facilitam a execução de planos e ações. Dessa forma, algumas metas do ODS 1 são citadas nos itens abaixo:
O fornecimento de novas tecnologias apropriadas para garantir autonomia e independência financeira é uma das missões de negócios disruptivos. É uma forma de estimular a mitigação da vulnerabilidade social.
As tecnologias competitivas precisam promover a inclusão digital. Pessoas usuárias dessas inovações acessarão maior qualidade de vida. A dimensão social e econômica não pode ser separada dos aspectos tecnológicos e mercadológicos!
Fora isso, os ecossistemas de inovação podem mobilizar soluções para garantir uma maior cooperação entre cidades, regiões e países. Esse compartilhamento de soluções garante uma melhora nas condições de vida de muitos públicos, inclusive as pessoas com deficiência.
Essa parte do texto vai apresentar 4 questões e respostas fundamentais que servem como um resumo básico do nosso conteúdo. Leia mais abaixo!
O ODS 1 tem como principal objetivo a erradicação da pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.
A inovação digital facilita o acesso a oportunidades profissionais, consumo e relacionamentos, ajudando a combater a pobreza, especialmente para pessoas com deficiência.
É necessário compartilhar tecnologia, recursos, e conexões, além de unir empresas para ampliar a escalabilidade e alcançar mais pessoas, impulsionando o desenvolvimento social.
As metas do ODS 1 incluem garantir o acesso a novas tecnologias apropriadas, promovendo a inclusão digital e autonomia financeira para grupos vulneráveis.
Sites com atributos específicos para garantir a inclusão digital encantam clientes, consumidores e stakeholders! A tecnologia pode gerar muito impacto social positivo se apresentar uma navegabilidade intuitiva e um fácil manuseio.
A Perto Digital oferece plugins para garantir que seu site seja acessível e se conecta com qualquer pessoa! Seu empreendimento pode promover um relevante avanço social. Converse com nossos consultores para saber mais sobre a nossa proposta.