Como atingir o ODS 1 com acessibilidade digital?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

O acesso digital pode viabilizar conexão com oportunidades profissionais, participação no mercado de consumo e construção de relacionamentos. Por isso, a acessibilidade digital está muito ligada ao ODS 1, a erradicação da pobreza. Em virtude disso, o artigo vai passar por questões fundamentais como:

  • Qual é a história do ODS 1?

  • Qual é a conexão entre o ODS 1 e ecossistema de inovação?

  • Como as metas específicas do ODS 1 se relacionam com a inclusão digital?

Vamos descobrir de que forma a inovação acessível e inclusiva colabora com a erradicação da pobreza. Leia mais no nosso artigo!

Qual é a história do ODS 1?

Em 2015, a ONU apresentou a Agenda 2030 composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada 1 dos 17 objetivos trata de um tema e propõe ações efetivas contra problemas sociais. Assim, a erradicação da pobreza ficou como primeiro ODS.

Qual é a conexão entre o ODS 1 e ecossistema de inovação?

Como o avanço da tecnologia e digitalização dos serviços, quais são as medidas mais efetivas para mitigar a pobreza? Quais são as ações e atitudes mais certeiras para incluir as pessoas com deficiência neste cenário de indústria 4.0?

Afinal, elas são um público que pode ser afetado bastante pelos efeitos da vulnerabilidade social. A agenda dos 17 dos ODS visa oferecer soluções sob medida para diversos problemas.

Esses ODS se desdobram em temas para uma qualidade de vida digna enfatizando o planeta, pessoas, prosperidade, parceria e paz. O ODS 1 trata da Erradicação da Pobreza. No site das Nações Unidas, ele é descrito: “Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares”.

A inovação tecnológica de alto impacto social tem uma função importantíssima para atingir este propósito. Por mais que empresas, empreendimentos e startups tenham compromisso com resultados financeiros, a tecnologia sempre terá um papel cidadão.

Facilitar a vida das pessoas e causar impacto social são exemplos de soluções ofertadas pelos ecossistemas de inovação. Um bom desempenho econômico das empresas pode gerar mais empregos, ampliar a produtividade e os salários dos colaboradores das organizações.

Isso tudo é um ciclo virtuoso para mitigar e erradicar a pobreza! Assim, lidar com o desafio da vulnerabilidade social, os ecossistemas de inovação precisam:

  • Compartilhar contatos, tecnologia, recursos, conexões com mercado e investidores;

  • Unir empresas para ganho de escalabilidade;

  • Receber feedbacks de stakeholders e aprimorar produtos e serviços;

  • Atingir mais pessoas e impulsionar o desenvolvimento de regiões e países;

  • Fornecer apoio de mentores e consultores para modelos de negócios em estados iniciais.

Portanto, dominar habilidades digitais é um requisito imprescindível para lidar com as novidades tecnológicas, comprar, conseguir empregos e se informar! Sites de empresas que praticam inclusão digital apoiam as pessoas com deficiência a conquistar o espaço delas na sociedade.

Essas mesmas empresas fomentam a inclusão socioeconômica. É o protagonismo da diversidade em ação. A interação entre negócios disruptivos e pessoas com deficiência pode ser um caminho para atingir o ODS 1.

Como as metas específicas do ODS 1 se relacionam com a inclusão digital?

Um ODS é desdobrado em metas específicas que facilitam a execução de planos e ações. Dessa forma, algumas metas do ODS 1 são citadas nos itens abaixo:

  • 1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças;

  • 1.a Garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.

O fornecimento de novas tecnologias apropriadas para garantir autonomia e independência financeira é uma das missões de negócios disruptivos. É uma forma de estimular a mitigação da vulnerabilidade social.

As tecnologias competitivas precisam promover a inclusão digital. Pessoas usuárias dessas inovações acessarão maior qualidade de vida. A dimensão social e econômica não pode ser separada dos aspectos tecnológicos e mercadológicos!

Fora isso, os ecossistemas de inovação podem mobilizar soluções para garantir uma maior cooperação entre cidades, regiões e países. Esse compartilhamento de soluções garante uma melhora nas condições de vida de muitos públicos, inclusive as pessoas com deficiência.

Vamos aprender com maior profundidade sobre os conceitos trabalhados por este texto?

Essa parte do texto vai apresentar 4 questões e respostas fundamentais que servem como um resumo básico do nosso conteúdo. Leia mais abaixo!

Qual é o principal objetivo do ODS 1?

O ODS 1 tem como principal objetivo a erradicação da pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.

Como a inovação digital contribui para a erradicação da pobreza?

A inovação digital facilita o acesso a oportunidades profissionais, consumo e relacionamentos, ajudando a combater a pobreza, especialmente para pessoas com deficiência.

O que é necessário para lidar com a vulnerabilidade social no contexto da inovação?

É necessário compartilhar tecnologia, recursos, e conexões, além de unir empresas para ampliar a escalabilidade e alcançar mais pessoas, impulsionando o desenvolvimento social.

Como as metas do ODS 1 estão relacionadas à inclusão digital?

As metas do ODS 1 incluem garantir o acesso a novas tecnologias apropriadas, promovendo a inclusão digital e autonomia financeira para grupos vulneráveis.

Conclusão:

Sites com atributos específicos para garantir a inclusão digital encantam clientes, consumidores e stakeholders! A tecnologia pode gerar muito impacto social positivo se apresentar uma navegabilidade intuitiva e um fácil manuseio.

A Perto Digital oferece plugins para garantir que seu site seja acessível e se conecta com qualquer pessoa! Seu empreendimento pode promover um relevante avanço social.  Converse com nossos consultores para saber mais sobre a nossa proposta.