Como o diagnóstico de acessibilidade em seu site agrega valor para o seu negócio?

Felipe Gruetzmacher
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Contar com um diagnóstico de  acessibilidade do seu site determina se ele está alinhado com diretrizes de acessibilidade

Além disso, ele aponta novas oportunidades para o crescimento do seu negócio. Por isso, este texto vai apresentar a importância de avaliar o acesso web através dos seguintes subtemas:

  • Por que realizar o diagnóstico do seu site?

  • Como o diagnóstico funciona?

  • O diagnóstico Perto é voltado para qual público?

  • Quais as características de um website acessível?

Leia nosso texto para conhecer mais a respeito dessa estratégia, pois ela é fundamental para a sobrevivência do seu empreendimento.

Por que realizar o diagnóstico do seu site?

A construção de uma web acessível é imprescindível para oferecer uma experiência independente e autônoma para todos os públicos. A sua oferta de UX precisa levar em conta os detalhes das soluções acessíveis para que as audiências possam navegar e interagir com conteúdos online.

Ainda, é fundamental manter e avaliar seu site acessível e verificar se houve alteração ou não. Com isso, você consegue manter sempre a boa qualidade da experiência da pessoa usuária. Até porque web acessível faz parte do conjunto de tendências de UX.

Quais as vantagens para sua marca realizar em diagnóstico de site?

O diagnóstico aponta aspectos positivos e pontos de melhora em seu site. Dessa forma, uma melhor acessibilidade faz com que mais pessoas conheçam os diferenciais da sua proposta comercial. Sua marca vai ter um status social cada vez melhor.

Aliás, o diagnóstico torna tudo bem mais simples para a sua marca. Um bom exemplo é o SEO que fica fortalecido com o atendimento às diretrizes. O diagnóstico examina aspectos como:

  • Pontuação geral: avaliação do risco jurídico. Um baixo risco jurídico significa maior alinhamento entre seu site e diretrizes;

  • Identificação da presença de legendas, documentação acessível, player de áudio para texto extensos, textos alternativos, contextualização do site, soluções por voz, rastreamento facial, alinhamento com padrões de assistividade, WCAG, soluções em Libras e acessibilidade em geral.

  • O diagnóstico aponta para a porcentagem do seu público que se beneficiará da acessibilidade.

Assim, o diagnóstico avalia se o site entrega uma experiência acessível com qualidade e o ranqueamento em acessibilidade. Você, a partir do diagnóstico, vai entender uma projeção de resultados.

Nessa projeção, estão o número detalhado de desempenho e taxa de conversão que sua empresa pode alcançar ao longo de 12 meses com a implementação das soluções Perto Digital.

O resultado é maior lucro e marketing fortalecido, pois a acessibilidade atrai audiência mais qualificada. Essa eficiência no processo fará seu negócio economizar tempo e dinheiro.

Ao apostar em um website acessível, seu empreendimento se torna mais resiliente às mudanças na economia e atende melhor as demandas do cliente. Invista em um modelo mercadológico mais resistente e sobreviva às crises!

O que seu cliente ganha ao comprar de uma marca acessível?

Em primeiro lugar, a interação com a marca acessível oferece uma experiência digital positiva. Um website com ferramentas de acessibilidade passa mais confiança para a persona. As pessoas podem comprar sem medo e de uma forma simples, intuitiva.

A vantagem de realizar um diagnóstico é perceber como os benéficos da acessibilidade podem ser tangibilizados. O diagnóstico aponta o número de conversões decorrentes da implementação das soluções Perto.

Pessoas podem exercer o papel de clientes e estar inseridas na sociedade de consumo. O acesso tem como um dos propósitos conectar e facilitar o consumo de boas soluções.

Como o diagnóstico funciona?

O diagnóstico é uma etapa importante para garantir a experiência das pessoas, independentemente de habilidades, deficiências ou limitações. Dessa forma, o diagnóstico identifica áreas que demandam ajustes.

O diagnóstico Perto utiliza os percentuais médios dos sites avaliados para determinar acréscimo em conversões. A matemática é usada estrategicamente para mensurar os ganhos e oportunidades.

Executar este tipo de diagnóstico é o primeiro passo na jornada para transformar websites em espaços acessíveis. O nosso serviço ajuda seu time técnico a encontrar e identificar problemas. Após a avaliação, seu negócio estará pronto para incorporar funcionalidades e plugins.

O diagnóstico Perto é voltado para qual público?

A Perto Digital oferece esse recurso para empresas e instituições que tem plataformas, sites ou e-commerces. É uma amostra da incrível diferença que podemos fazer pelo seu negócio. O verificador é essencial para projetos que querem abraçar a acessibilidade.

Quais as características de um site acessível?

A harmonia de elementos de um site são essenciais para a garantia de uma ótima experiência inclusiva. São eles:

  • A navegação por teclado: todas as funcionalidades do site podem ser acessadas e acionadas apenas com o uso do teclado. Pessoas usuárias com deficiência físicas ou mobilidade reduzida podem ser amplamente beneficiadas com este recurso;

  • Contraste e legibilidade: o contraste entre o fundo e o texto deve simplificar a leitura. Cores de alto contraste aprimoram a legibilidade. Esse atributo é um importante acréscimo para pessoas com deficiência visual;

  • Adequação de títulos e estruturas de cabeçalhos: A estrutura de títulos e cabeçalhos deve estar bem ajustada. Tais elementos auxiliam a navegação e compreensão das informações hierarquizadas no texto;

  • Imagens descritas: imagens devem transmitir informações relevantes com descrições alternativas adequadas. São os textos alternativos. Esse ponto é primordial para pessoas usuárias de leitores de tela;

  • Acessibilidade nos formulários: esse atributo consiste em rótulos adequados e elementos interativos acessados via teclado ou mouse. O formulário precisa ser acessível em Libras, também;

  • Legenda e transcrição em vídeos: o vídeo precisa apresentar legendas e uma janela de Libras para a comunidade surda. Conteúdos sonoros devem ser apresentados via transcrição, também; 

  • Conteúdo textual traduzido para Libras: assim, seu site garante uma experiência acolhedora para pessoas surdas. Até porque certa parte da comunidade surda apresenta dificuldades para compreender as línguas escritas dos respectivos países;

  • Leitores de tela compatíveis: a compatibilidade do site com leitores de tela garante a legibilidade para a ferramenta;

  • Responsividade: verifique se seu site é responsivo;

  • Interatividade com tempo suficiente: a pessoa usuária precisa ter tempo para poder interagir com elementos do site, como pop-ups e apresentações. Essa interação deve estar ajustada às exigências da pessoa usuária, como pessoas com deficiência intelectual e cognitiva.

Vamos aprofundar o nosso texto com uma revisão bem rápida?

Recordar nossos conteúdos apresentados estimula a memorização dos conceitos e aprofunda nosso conhecimento. Esta seção tem o objetivo de apresentar insights já trabalhados com um maior desenvolvimento.

Qual é o propósito em realizar o diagnóstico Perto em seu website?

Garantir a consistência e qualidade da jornada digital que sua marca oferece para o seu público. Uma experiência acolhedora e aberta à acessibilidade amplia sua performance, lucro e sua imagem empresarial positiva.

Você precisa fazer o diagnóstico se houver alguma inovação digital incorporada?

A inserção de novas tecnologias, informações e inovações em seu website pode alterar substancialmente a entrega da experiência para sua pessoa usuária. Por isso, os insights do diagnóstico devem ser dicas seguidas à risca!

Como o diagnóstico da Perto Digital pode auxiliar seu time?

Nós podemos apoiar sua equipe a encontrar falhas em acessibilidade e incongruências entre seu negócio e diretrizes nacionais e internacionais. Dessa forma, sua equipe pode avaliar e aprimorar seu projeto em qualquer fase de desenvolvimento dele.

Conclusão:

Nós da Perto Digital podemos auxiliar seu modelo de negócios a alcançar um elevado patamar de qualidade. O diagnóstico fará seu website encantar pessoas! Converse com nossa equipe de vendas e teste nosso verificador.