Como tornar um texto acessível?

Felipe Gruetzmacher
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Um bom texto acessível pode atrair mais pessoas para o seu site! As palavras certas geram uma maior conexão com a audiência e simplificam a explicação da proposta de valor.

A acessibilidade comunicacional estimula um maior engajamento e garante que seu site esteja melhor posicionado nos motores de busca. Você pode atingir o coração do seu mercado com a linguagem certa. Além disso, uma comunicação acessível acolhe pessoas com deficiência, o que significa maior relevância no mundo web.

Confira dicas para transformar seu marketing em textos acessíveis e atrair a atenção da clientela.

Os benefícios do texto acessível

A obra “Simples Assim: Comunique com todo mundo” apresenta dicas para conectar sua produção textual com o conceito de acessibilidade.

O livro foi criado pela combinação de esforços de Patrícia Almeida, Lara Pozzobon, Jéssica Figueiredo, Juliana Righini, Patrícia Roedel, Alex Duarte, Laís Costa, Cecília Quintal, Karen Mohrstedt Badin e Cecília Quental.  

O tema é a linguagem simples. É um método de comunicação que trata sobre formas de estruturar informações para ela incorporar maior acessibilidade. A linguagem simples facilita o entendimento por parte de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de leitura. Esse tipo de texto acessível é um direito constitucional consolidado pela Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. As vantagens da acessibilidade comunicacional são:

  • Combate à mentira e fake news;

  • Minimiza as desigualdades, porque o direito à informação promove a equidade;

  • Promoção da autonomia;

  • Ampliação da cidadania;

  • Simplifica o acesso à leitura.

   

Um site governamental que menciona sobre políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência deve priorizar a simplicidade e a agilidade na compreensão.

A clareza do texto acessível no exemplo citado anteriormente aproxima os cidadãos do Estado. Então, a acessibilidade comunicacional tem um forte componente de utilidade pública! O mesmo raciocínio se aplica à iniciativa privada e aos empreendimentos.

Como usar a linguagem simples?

As principais boas prática são:

  • Enxugar o texto e escrever de forma objetiva;

  • Ir direto ao assunto,

  • frases curtas e afirmativas;

  • Comunicar uma ideia por frase;

  • Usar ordem direta e palavras do cotidiano;

  • Explicar palavras difíceis facilitam o entendimento da informação;

  • Evitar siglas, palavras estrangeiros, adjetivos, advérbios, palavras abstratas, ponto e vírgula e símbolos;

  • Utilizar fontes adequadas do tipo Sans Serif;  

  • Letras de tamanho grande chamam mais a atenção, deixando os elementos textuais mais perceptíveis e simples. Um bom tamanho é 12;

  • Negrito auxilia no destaque das palavras;

  • Textos acessíveis priorizam o alinhamento à esquerda;

  • O uso de frases curtas e parágrafos bem estruturados ajudam na organização das ideias na cabeça das pessoas;

  • Contraste precisa ser fundo claro e letra escura ou fundo escuro e letra clara;

  • Elementos visuais (bullets) para listar mais do que 3 coisas;

  • Evitar textos em cima de imagens;

       

Acessibilidade comunicacional e inclusão

Assim, o texto acessível e a linguagem simples podem ser facilmente perceptíveis por pessoas com baixa visão.

Uma comunicação mais ágil e objetiva é a ideal para pessoas com deficiência intelectual. Além disso, um bom uso de títulos e subtítulos ajuda as pessoas a encontrar as informações no corpo da produção textual com mais velocidade.

Se você postar conteúdo numa rede social e o post conter imagem, o texto alternativo pode tornar tudo mais atrativo.

Afinal, a inclusão digital perpassa pelo bom uso de textos alternativos! Para isso, descreva os pontos mais importantes da imagem com objetividade e de uma forma bem concisa. A frase “a garota está usando um lindo vestido rosa” não é adequada para um texto alternativo, por exemplo. Isso porque a frase tem um adjetivo. O melhor é eliminar a subjetividade na descrição e focar na objetividade, sem uso de adjetivos.

Já a frase “a garota veste um vestido rosa” é a mais adequada.

O texto "Leitores de tela" do site da UFSCar ajudam a compreender o porquê de precisar usar tags de cabeçalho corretamente. Leitores de tela são softwares que percorrem textos e imagens, comunicando tudo o que encontram na tela através de uma voz eletrônica. São recursos usados por pessoas com deficiência visual. A navegação pelo texto a partir de leitores de tela funciona com as setas para ler toda a página, uso da tecla TAB para ler os links e a tecla H para ler os cabeçalhos.

Com esses comandos, a pessoa usuária consegue se guiar pela estrutura da página, enquanto vai acompanhando a fala emitida pelo software.

Um simples cabeçalho quebrado ou tags inseridas incorretamente podem confundir o software, prejudicando a experiência.  

A leitura pode mudar o mundo

Com tantas características que seu texto deve ter para ser acessível, parece ser difícil acolher todos os tipos de audiências.

Por conta dessa dor do mercado, a solução Texto Acessível Perto do nosso Pacote de Comunicação foi lançada. A tecnologia consegue simplificar o conteúdo, resume textos, traduz termos estrangeiros e promove uma experiência intuitiva.

Sua escrita e seu blog podem apresentar propostas de valor de um jeito mais empático e mais alinhado com as necessidades do público. Vendas podem ser fechadas com maior facilidade, já que vender é uma arte que requer comunicação assertiva.

Entre em contato conosco para entender melhor os benefícios oferecidos pela Perto Texto Acessível e transforme a vida da sua clientela.