Estratégias para impulsionar seu conteúdo com Língua Brasileira de Sinais e marketing

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

A Língua Brasileira de Sinais serve para sua empresa se posicionar diante da comunidade surda. Assim, seu site consegue oferecer uma experiência digital mais atrativa para o mercado, o que significa lucro. Além do mais, apresentar uma identidade empresarial alinhada com a inclusão de pessoas com deficiência gera uma série de benefícios.

Os ganhos são ampliação da relevância no ambiente digital, melhor performance nos motores de busca e posicionamento mais assertivo. Então, os objetivos deste nosso texto são:

  • explicar a história da Libras:

  • citar como a Libras se encaixa no seu dia a dia empreendedor;

  • definir algumas estratégias de marketing;

  • apontar sobre como essas estratégias de marketing podem incorporar a Libras.

Qual é a história e o conceito de Libras?

A Libras significa Língua Brasileira de Sinais. É a forma de comunicação usada pelas pessoas surdas. A Libras não se baseia somente nas mãos, mesmo que os movimentos manuais assumam um papel protagonista nessa comunicação.

Expressões faciais e movimentos corporais como um todo são usados, o que define a Libras como uma língua espaço-visual. A comunicação faz parte de um esforço da comunidade surda e pessoas com deficiência auditiva em serem incluídas.

Existem diversas línguas de Sinais pelo mundo, pois a Libras não é universal. A criação da Língua Brasileira de Sinais foi muito influenciada pela Língua de Sinais Francesa. A Libras está baseada em métodos criados no final do século XVIII pelos franceses. Aliás, a história da Libras tem diversos marcos importantes.

Eduard Huet, importante ativista na luta pela educação de pessoas surdas e pessoas com deficiências auditivas, veio para o Brasil em 1857. Ele foi convidado pelo próprio D. Pedro II.

Dessa forma, foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil chamada de Imperial Instituto de Surdos Mudos. Aliás, hoje em dia, o termo “surdo mudo” caiu em desuso.  Infelizmente, em 1880, o Congresso de Milão determinou que a comunicação labial era melhor e mais efetiva do que a Libras. Esse fato atrasou a difusão e a disseminação da Libras no Brasil. O oralismo se tornou a comunicação oficial no Instituto e demais escolas para pessoas surdas no contexto brasileiro.

No final de 1980, surgiram grupos exigindo maior inclusão dessa comunidade. Dessa maneira, a Constituição de 1988 passou a garantir a inclusão da comunidade surda por meio da educação e atendimento especializado.

A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação. Além disso, em 2010, a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi regulamentada, representando um enorme avanço cidadão.

O reconhecimento da Libras gerou enormes avanços em termos de acessibilidade e execução de políticas públicas. As tecnologias também desempenham um papel fundamental! Elas são imprescindíveis para garantir que pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva possam se comunicar. 

Essas tecnologias são usadas em chamadas de vídeos, educação, aulas online em Libras e traduções simultâneas. Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como uma língua do nosso Brasil, ao lado do português.

Onde a Libras entra no seu cotidiano empresarial?

A Libras pode ser implementada em diversos aspectos diferentes do seu negócio. Portanto, o propósito desta seção é exemplificar esta implementação com situações concretas da rotina empresarial.

Incrementar a Libras na sua tecnologia digital é abrir portas para a acessibilidade.

Além disso, e-commerces que contam com Libras em conteúdos audiovisuais possibilita uma experiência ainda mais memorável. 

Contar com recursos de acessibilidade agregam muito no diferencial da sua loja virtual.

A inclusão digital presente em um e-commerce é apenas um exemplo.

Todos os tipos de modelos de negócios podem se beneficiar com o acesso na web. O foco nas necessidades das pessoas com deficiência é uma pauta para qualquer tipo de empreendimento. Uma marca que oferece conteúdos acessíveis desfruta de ganhos como:

  •  Reconhecimento e visibilidade;

  • Alcance de um maior número de pessoas e visitantes;

  • Melhor desempenho econômico.

A acessibilidade ultrapassa o mundo digital. Validar diferentes formas de comunicar engrandece e enriquece a diversidade humana. Assim, eventos presenciais precisam incorporar a comunicação inclusiva como a Libras, por exemplo.

Imagine, por exemplo, uma palestra presencial embasada em storytelling que conta com intérpretes de Libras! Empreendedores podem seguir as estruturas de um bom storytelling para explicar e exemplificar narrativas envolvendo ideias vencedoras no ecossistema inovador.

Estruturas de narrativa simples, foco na mensagem-chave, uma chamada para a ação e um intérprete de Libras agregam enormemente para a comunicação. Assim, todas as pessoas podem participar do compartilhamento do conhecimento em eventos presenciais. 

  Disponibilizar intérpretes de Libras para acolher pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva representa um avanço significativo no acesso. 

Empresas que estão praticando uma comunicação inclusiva evitam problemas com as leis. Elas agem de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Estratégias de marketing que podem potencializar sua marca!

O seu marketing pode executar diferentes estratégias para chegar no seu público ideal e fechar vendas. Com a execução de um marketing inclusivo, por exemplo, você atinge perfis de consumidores mais diversificados.

Utilizando esse tipo de anúncio, campanha e conteúdo, você comunica uma imagem empresarial mais genuína. A realidade e os contextos dos seus clientes são plurais. Por isso, a diversidade e a representatividade na sua forma de comunicar geram conexão imediata.

Além do mais, a multiplicidade de ideias pode destravar a criatividade do seu marketing e quebrar estereótipos. Assim, a execução de um bom diálogo com o mercado requer a inclusão de times diversificados nas suas equipes.

Até porque a diversidade se traduz em inovação e resultados mais consistentes para o marketing. Logo, contar com um colaborador surdo no seu time demanda adaptações específicas no seu dia a dia empreendedor.

O Libras Perto, por exemplo, possibilita que você ofereça um tradutor virtual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Dessa forma, seu conteúdo textual pode ser traduzido para a Libras. Imagine que um texto no seu blog empresarial requer algum ajuste no conteúdo. Agora, imagine que o especialista em marketing da sua empresa seja uma pessoa surda.

O Libras Perto pode apoiar o entendimento desse especialista, fazendo com que a mensagem do texto seja adequada a compreensão do colaborador surdo. Isso é a inclusão, diversidade e uso estratégico de Libras na sua empresa e marketing.

Validar inovações exige anúncios bem feitos para que seu público compre sua solução. Lembre-se: solução validada é solução comprada. Recursos de acessibilidade no seu marketing trazem um maior público para seu site. Com essas ferramentas, você consegue comunicar sua proposta com maior facilidade e para um público amplo.

O resultado dessa maior exposição é aumentar as chances de vender e, consequentemente, validar sua inovação.

Isso vale tanto para startups quanto para empresas já consolidadas e que tem um mindset inovador. Uma empresa que consegue se posicionar no Google já nos primeiros lugares consegue criar e executar anúncios mais baratos. A acessibilidade digital no seu marketing promove essa maior economia.

Um marketing de uma empresa bem-sucedida molda a percepção do cliente. As aventuras dos super-heróis exemplificam esse tipo de lógica no qual o marketing se baseia.

Super-heróis são símbolos que comunicam valores e significados, o que modifica a forma como as pessoas entendem esses mesmos símbolos. O Super-Homem, por exemplo, é associado com valores como altruísmo, bondade, esperança e justiça. O funcionamento do marketing tem uma estrutura parecida. Todas as pessoas estão numa posição específica na hierarquia social. Assim, elas usufruem de um status de acordo com esta posição. 

Logo, uma marca só vai efetuar uma venda se ajudar a pessoa a subir, manter ou descer de status. Por exemplo:

  • Um médico de desempenho mediano de um famoso hospital pode usufruir de um bom status;

  • Por outro lado, um excelente cirurgião de um hospital não tão conhecido tem menos status;

  • Logo, uma boa estratégia de marketing do hospital mais famoso seria usar essa força de marca para atingir mais mercado. Pessoas com maior poder aquisitivo podem preferir esse hospital famoso porque ele tem valores associados com fama, prestígio e sofisticação. Já pessoas com menor poder aquisitivo podem preferir o hospital de menos status porque ele é vinculado com preços menores. Dessa forma, em ambos os casos, as marcas moldam a percepção dos consumidores.

Como essas estratégias de marketing podem incorporar a Libras?

Se sua comunicação digital e seu marketing apresentarem um conteúdo com Libras, você alcançará um maior mercado. Sua marca terá um bom posicionamento diante da comunidade de pessoas surdas.

Incluir é, sobretudo, oferecer recursos para a pessoa usuária desfrutar de uma jornada sem obstáculos. Ferramentas de acessibilidade garantem um duplo ganho: sua persona é incluída no mercado consumidor e sua marca lucra. 

Com a inclusão de Libras na comunicação, você pode apresentar propostas comerciais de um jeito que todas as pessoas entendam. Você pode validar inovações, serviços e produtos se tiver um contato com um universo maior de pessoas usuárias. 

A experiência de sua persona fica facilitada, direta e objetiva, sem complicações ou complexidades desnecessárias. Libras no seu conteúdo textual garante um melhor posicionamento do seu conteúdo nos motores de busca. Esse atributo faz com que seu marketing seja mais econômico. Investimentos são feitos de maneira mais estratégica e com resultados mais precisos. 

A comunicação feita por vários formatos como Libras faz com que sua marca ganhe um status de acessibilidade e inclusão. Com isso, pessoas podem se sentir acolhidas, incluídas e amparadas pela sua proposta de valor.

Ter uma marca associada com uma internet mais inclusiva e acessível atrai um perfil de clientes mais crítico. Seu marketing pode moldar percepções do seu público se conectando com uma web feita para todas as pessoas.

Inclua a Libras no seu marketing digital para causar impacto!

Nós oferecemos o recurso Libras Perto para que sua comunicação seja feita com tradutores virtuais em 3D. Assim, sua oferta será apresentada também com a Libras. 

Sua mensagem pode ser potencializada se atingir um número cada vez maior de públicos. Para tanto, cada perfil de audiência requer um recurso de acessibilidade específico em função da condição e do contexto.

Cada visitante do seu site vai usar as informações de acordo com as necessidades e preferências. Além da solução Libras Perto, oferecemos vários recursos que contribuem para que sua empresa seja mais acessível digitalmente.

Entregamos bem mais do que inovações e tecnologias! Ampliamos a possibilidade de você ativar conexões genuínas com o mercado. Uma jornada digital que empodera e fornece autonomia para a pessoa usuária é muito mais atrativa.

Seu sonho empreendedor pode desempenhar um papel importantíssimo em um ecossistema digital que transforma e impacta positivamente. Converse com nosso time de vendas e conheça as funcionalidades da nossa plataforma.