Exigências do MEC para acessibilidade digital nas instituições de ensino: o que sua universidade deve saber?

Felipe Gruetzmacher
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Como a tecnologia pode entregar uma educação de maior qualidade para nossos alunos?

As exigências do MEC para acessibilidade digital são um conjunto de questões de extrema importância para o público estudante.

Afinal, envolve o direito de estudar e se desenvolver profissionalmente. Uma Universidade que apresenta um site acessível impacta enormemente o futuro da nossa sociedade brasileira.

Por isso, este texto está estruturado em três objetivos:

  • Definir o que a Lei diz sobre a acessibilidade digital em Universidades;

  • Citar o impacto trazido com um ensino acessível e inclusiva digitalmente;

  • Apresentar como a nossa tecnologia Perto Digital pode apoiar sua instituição de ensino.

Um rápido resumo sobre as exigências do MEC para acessibilidade digital

As faculdades estão abrindo as portas para a diversidade!

Investir em inclusão aprimora a oferta de experiências educacionais entregue para a sociedade. Nessa linha, decisões estratégias do MEC (Ministério da Educação) têm priorizado a acessibilidade digital no ensino superior. Esse importante tema está ganhando a atenção nas universidades.

O Artigo 27 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) determina que a educação é um direito de todas as pessoas com deficiência. Todos os níveis de ensino devem priorizar a inclusão.

O MEC, então, demanda a acessibilidade para credenciar, recredenciar, autorizar, reconhecer e renovar cursos. A Portaria Nº 20 do MEC exige que as Universidades incorporem acessibilidade de acordo com a legislação em vigor.

Satisfazer a demanda por acessibilidade é um dos requisitos para oferecer cursos.

Assim, a acessibilidade deve ser um componente essencial da comunicação, ambientes físicos, atitudes, cultura e materiais na universidade.

Uma instituição de ensino precisa se planejar estrategicamente para incorporar o acesso em todas as dimensões.

Cada tipo de deficiência tem especificidades e demandam soluções bem únicas e customizadas. Com essa portaria do MEC, credenciar ou recredenciar cursos demandam soluções acessíveis.

Além disso, o MEC avalia a qualidade do curso superior de acordo com testes como:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);

  • Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC);

  • Conceito de Curso (CC);

  • Índice Geral de Cursos (IGC).

Sendo assim, a acessibilidade é um dos critérios usados para avaliar os cursos. Ou seja: a instituição que incorpora todas as dimensões da acessibilidade é melhor avaliada.

Nesse contexto, a acessibilidade digital é uma dessas dimensões essenciais para uma boa entrega da educação superior.

Apesar de haver mais critérios usados pelo MEC para avaliar uma instituição, é inegável a importância da acessibilidade para essas tais avaliações.

Qual é o impacto de um ensino inclusivo e acessível?

Há uma multiplicidade de efeitos benéficos trazidos com a acessibilidade em sites de universidades. Nesses espaços web, os site das Universidades, funcionam como canais de comunicação.

Eles disponibilizam a maior parte da informação. Por isso, se eles forem inacessíveis, o sistema de ensino está sendo excludente. As soluções em acessibilidade são facilitadoras: elas potencializam os direitos das pessoas com deficiência.

O acesso fácil à informação viabiliza a educação! Uma Universidade aberta à diversidade combate o capacitismo.

Dessa forma, sua Universidade apoia o protagonismo dos estudantes com deficiência. Levantar a bandeira da educação inclusiva é importante para projetar uma imagem positiva!

Boas práticas para que a Universidade seja acolhedora e acessível digitalmente

Cada perfil de pessoa com deficiência requer uma jornada digital bastante personalizada.

As pessoas cegas, por exemplo, demandam recursos que “transformam” conteúdo escrito em áudio. A Perto Digital disponibiliza a solução Plugin Perto que oferece uma experiência de uso alinhada com esse público. Assim, ele pode navegar usando teclado e com teclas específicas. Além disso, essa tecnologia cria textos alternativos caso eles não existam no seu site.

A Perto Digital oferece a solução Texto em Fala Perto que converte documento, texto ou apresentação em áudio. Esse recurso é imprescindível para entregar apresentações e documentos sobre a Universidade para alunos cegos. Esses atributos ampliam as oportunidades educacionais de um maior público.

Já o produto Libras Perto converte conteúdo textual em Libras. Com isso, estudantes da comunidade surda podem acessar suas informações de maneira mais cômoda.

Há mais ferramentas: Alunos com dificuldades ou deficiência motora podem ativar a navegação por face.

Esse tipo de navegação não depende de periféricos do computador ou toque de tela.

Estudantes podem usufruir de maior autonomia e independência.

Além dessas já citadas soluções, nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de ferramentas que resolvem todos os problemas de acessibilidade digital da sua marca.

As soluções completas para fazer a diferença na vida dos seus alunos

A educação pode causar um tremendo impacto na vida das pessoas!

Assim, uma Universidade aberta à diversidade cumpre um triplo papel:

  1. Prepara mão de obra especializada para o mercado de trabalho: um ensino com soluções acessíveis conecta talentos plurais e oportunidades profissionais. Sendo assim, o ensino não deixa de ser uma forma de incrementar a empregabilidade e as habilidades do capital humano. As diferenças humanas enriquecem o ambiente de trabalho!
  2. Levanta a bandeira da inclusão: todo o apoio ao protagonismo das pessoas com deficiência é imprescindível
  3. Amplia a cidadania: estar em contato com a diferença é importante para construir uma sociedade justa, igualitária e equitativa. Isso só será possível com a inclusão e permanência da diversidade em sala de aula.

Nossa equipe da  Perto Digital oferece tecnologia para que qualquer negócio tenha um site acessível.

Converse conosco e conheça nossa proposta de valor.