Inclusão de pessoas autistas na equipe Perto Digital

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

Em função da data 2 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Perto trouxe um post temático. Vamos apresentar alguns insights sobre a inclusão de Felipe Gruetzmacher, nosso redator autista. Por isso, nosso artigo vai passar por esses subtítulos:

  • Qual é o histórico do dia 02 de Abril?

  • Por que Felipe, uma pessoa autista, se sente tão confortável atuando no time Perto?

  • Por que a Perto é tão inovadora do ponto de vista de Felipe?

  • Por que a causa da inclusão das pessoas autistas dialoga diretamente com a inclusão em âmbito geral?

Esses subtítulos vão apontar direcionamentos para construir muito conhecimento! Fique conosco e acompanhe nosso artigo.

Qual é o histórico da data 02 de Abril?

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo em 2007. A data tem como propósito levar informações à população para reduzir a descriminação contra o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em termos gerais, o autismo é caracterizado por:

  • Manifestações comportamentais específicas com déficit na comunicação e interação social;

  • Comportamento repetitivo e estereotipias (ações repetitivas em se tratando de fala, movimento ou rituais cotidianos);

  • Repertório bastante restrito de interesses e foco de atividades.

Com a terapia certa e acompanhamento adequado, pessoas autistas podem se desenvolver e conquistar um lugar na sociedade.

Por que Felipe, uma pessoa autista, se sente tão confortável atuando no time Perto?

A Perto Digital quer entregar inovação para o mercado através da diversidade de habilidades na equipe. Assim, a organização optou por acolher as habilidades específicas do redator Felipe Gruetzmacher, um homem autista de 36 anos.

Atuar na Perto Digital é uma oportunidade para Felipe trabalhar pontos positivos e negativos. Aspectos como flexibilidade no horário, trabalho desafiante e possibilidade de amadurecer enquanto profissional da escrita são bastante atrativos. Daí, a sinergia entre colaborador e empresa acontece de forma mais fluida!

Todos esses pontos colaboram para que Felipe se sinta mais estimulado a colaborar com o time de marketing. A organização, assim como o colaborador, cresce! A gestão de talentos diversos requer apoio na maximização das habilidades e mitigação dos pontos negativos. No caso do Felipe, toda equipe de marketing se esforça para:

  • Aproveitar habilidades técnicas dele como precisão, foco na qualidade dos textos e aprofundamento nos temas apresentados no blog Perto Digital;

  • Auxiliar no amadurecimento das habilidades sociais como criatividade, comunicação e colaboração;

Nem tudo são flores na rotina de trabalho! Felipe enfrenta aspectos limitantes como:

  • Requer uma quantidade absurda de dados em cada estudo, o que pode dificultar tomada de decisão;

  • Enfrenta dificuldades para encontrar boas demandas de mercado e ideias alinhadas com as dores da persona;

  • Perde tempo se aprofundando demais em pesquisas. Não tem perfil de executor por requerer informações em excesso.

Assim, a equipe de marketing fornece os assuntos para criação de textos para Felipe produzir. Com isso, ele consegue direcionar melhor os esforços dele na direção de metas bem definidas. O escopo do conteúdo impede que ele se aprofunde desnecessariamente em um tópico.

Dessa forma, guiado por um grupo, ele encontra boas oportunidades para executar a escrita de um texto com temas certeiros. Tomadas de decisões são facilitadas graças a essas estratégias. Essas medidas e ações funcionam bem no caso de Felipe. Lidar com pessoas autistas requer uma construção coletiva. Auxiliar a pessoa colaboradora a manter uma rotina autônoma e independente é a missão de cada liderança.

Por que a Perto é tão inovadora do ponto de vista de Felipe?

O sucesso de uma startup depende muito da combinação entre bom entrosamento da equipe, competências e um bom produto. As ferramentas da Perto Digital são inovadoras porque o valor entregue pode ser medido e aprimorado.

Há o recurso de Análise para compreender como os visitantes usam a acessibilidade digital. Sites podem ser cada vez mais acolhedores para pessoas com deficiência. Testes podem ser executados para melhorar a jornada digital usufruída pela audiência.

Diagnósticos podem ser feitos para que empresas saibam como atender cada condição e perfil de pessoa da melhor maneira possível. Uma das muitas definições de inovação diz respeito a produtos ou processos novos ou melhorados. Eles podem até mesmo ser combinados em um conjunto de processos e produtos. Assim, eles diferem dos produtos e processos estabelecidos no mercado anteriormente. As soluções Perto Digital cumprem essas características porque:

  • Fazem com que todo um site seja acessível para qualquer público, isso inclui indivíduos idosos e pessoas com deficiência. É uma poderosa inovação em se tratando de processos de marketing e comunicação digital; 

  • Além do marketing digital melhorado, todas as funcionalidades de um site são melhoradas. Isso difere significativamente de sites sem acessibilidade que funcionam como barreira para muitas audiências;

  • Sites acessíveis funcionam como um poderoso suporte para dialogar com o mercado, assim como a entrega de produtos e serviços.

Por fim, cabe ressaltar que a acessibilidade digital afeta a vida de indivíduos, performance de instituições e nichos de mercado, como o E-commerce.

Por que a causa da inclusão das pessoas autista dialoga diretamente com a inclusão em âmbito geral?

Falar sobre inclusão de pessoas autistas pode ser um reforço para incluir pessoas com outras deficiências. Afinal, são assuntos convergentes e bastante sintonizados. Por isso, a data 2 de Abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nos traz potentes reflexões.

Até porque a inclusão deve acontecer todos os dias e ser uma pauta obrigatória nas organizações. Instituições acadêmicas, mercado de trabalho e espaços sociais precisam trabalhar cada aspecto da acessibilidade com critério técnico, sensibilidade e escuta ativa. 

Hora de aprofundar seus conhecimentos e estimular sua memória!

Esta seção traz perguntas especificamente elaboradas para recordar as principais partes do nosso artigo. Confira:

Como a Perto Digital contribui para a acessibilidade digital?

A Perto Digital oferece ferramentas inovadoras que analisam como os visitantes usam a acessibilidade em sites, permitindo melhorar a jornada digital, tornando os sites mais inclusivos para pessoas com deficiência e muitos outros públicos.

Qual o impacto das soluções de acessibilidade digital no mercado?

As soluções da Perto Digital tornam os sites mais acessíveis e funcionais, melhorando o marketing digital e a comunicação, além de ampliar o alcance de diferentes públicos, incluindo o mercado de E-commerce.

Por que a inclusão de pessoas autistas está ligada à inclusão de outras pessoas com deficiência?

A inclusão de pessoas autistas reforça a necessidade de incluir pessoas com outras deficiências, pois ambos os temas estão interligados e exigem a mesma sensibilidade e acessibilidade.

Qual é a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo?

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, oferece uma reflexão importante sobre a inclusão, lembrando que essa deve ser uma prática diária nas instituições, com atenção à acessibilidade e escuta ativa.

Conclusão:

Mencionar sobre o dia 2 de Abril desconstrói preconceitos! Além do mais, dialogar sobre inclusão nos faz refletir sobre a necessidade de acolher todos os perfis de pessoas. Sendo assim, soluções em acessibilidade digital farão seu negócio decolar! Sites mais fáceis de serem usados por qualquer pessoa agregam na credibilidade e lucro da sua organização. Conte com Perto Digital: nossos recursos resolvem todos os problemas do seu site em se tratando de acesso web.

Converse com nossa equipe e conheça nossos diferenciais.