A Inteligência Artificial (IA) vai além de otimizar processos e facilitar tarefas! Além disso, ela amplia o acesso no dia a dia das pessoas. Este texto vai trabalhar diversos temas em torno da experiência do usuário acessível e da inclusão digital. O propósito é oferecer uma visão crítica sobre o assunto para o seu contexto empresarial.
O uso da IA pela sua organização pode ampliar significativamente seu alcance de mercado. É um duplo ganho, tanto para o seu negócio quanto para a sua persona. Assim, o nosso texto vai apresentar seções como:
Continue lendo nosso artigo para conhecer mais sobre como a inovação pode gerar resultados para sua organização e o público com deficiência. Prepare-se para o futuro do empreendedorismo!
Alguns desafios trazidos pela inovação ao seu empreendimento podem ser assim descritos:
Assim, a IA pode criar mais restrições. Por isso, o suporte humano sempre terá um lugar importante na quebra dessas barreiras. Só para citar exemplos: Tarefas executadas pela tecnologia como criar textos, códigos ou descrição de imagens sempre exigirão cuidado de uma pessoa. Como lidar com esses obstáculos? A próxima seção trará alguns valiosos insights.
Modelos de inteligência artificial requerem treinamento. Dessa forma, ela pode coletar informações de várias fontes disponíveis para ter melhores repertórios. Infelizmente, o modelo pode aprender ideias de exclusão e preconceitos humanos. Por isso, as pessoas responsáveis por esses treinamentos devem ficar atentas e lidar com esses vieses aprendidos. Os modelos podem proporcionar boas aplicações e uma incrível experiência do usuário quando bem treinados.
Essas novas tecnologias facilitam o acesso à informação e aos serviços online. Esses atributos prometem uma maior proximidade entre sua marca corporativa e a audiência. A inovação combina máxima adaptabilidade e personalização para a entrega de jornadas inesquecíveis. São exemplos dessas aplicações:
Essas soluções acessíveis tornam o ambiente digital mais acessível para um grande número de pessoas. Essa tecnologia alcança o cotidiano do cliente sob condições bem específicas. Trataremos dessas condições na seção abaixo.
A Perto Digital é um ecossistema de soluções mais completo possível para garantir a acessibilidade na web em marcas. Nossa tecnologia é um exemplo ainda mais específico de produtos aplicados à inclusão. Nossos recursos são exemplos práticos de como a IA pode tornar sites mais acessíveis. Confira esses casos analisados:
Todas esses produtos são baseadas em IA para otimizar o desempenho de cada uma delas. Essas ferramentas são muito úteis para garantir pleno acesso para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Além disso, os itens listados acima colaboram para uma navegação inclusiva para pessoas idosas e indivíduos com dificuldades para aprender. A acessibilidade é para todos!
A Perto Digital segue a premissa de desenvolver sempre a melhor experiência do usuário acessível ao combinar acesso e inteligência artificial.
O trabalho da Perto Digital consiste em oferecer recursos projetados com ética e muita responsabilidade. Temos uma escuta ativa muito empática para acolher os feedbacks da audiência e entregar inovações que garantem acessibilidade na web.
Temos um repertório de conhecimentos, blogs e a Universidade Perto para apoiar nossa audiência a formar opinião. Dessa forma, conseguimos máxima transparência na entrega de nossas soluções.
Além disso, a oferta de nosso conteúdo é estratégica para estimular nosso mercado a avaliar continuamente nossos produtos. Temos uma equipe com múltiplos talentos para gerenciar tantos saberes e validar ideias sob diferentes perspectivas. Isso combate vieses e ativa diferenciais.
A grande entrega da IA para o mercado é possibilitar o reconhecimento de padrões de maneira ágil. Esse reconhecimento de padrões pode ser aplicado à identificação de expressões ou palavras escritas. Esse atributo é fundamental para os aspectos de acessibilidade digital e até segurança virtual.
As operadoras de cartão de crédito, por exemplo, usam a IA para estudar padrões de compras. Nesse caso, ela identifica se uma compra sai desse padrão e bloqueia o cartão. Assim, ela manda uma mensagem à pessoa usuária para evitar fraudes. Essa maior segurança colabora para a autonomia de vários perfis de personas, como pessoas com deficiência.
Há, portanto, uma convergência entre reconhecimento de padrões, segurança e acessibilidade. Essa convergência possibilita modificar o conteúdo para ser otimizado. Essa otimização é fundamental para leitores de tela e melhorar a experiência de pessoas cegas.
Outro ponto importante é adotar formas alternativas de autenticação. Se, por exemplo, a pessoa usuária não puder fazer reconhecimento facial, ela pode acessar outros contatos como formulários. Essa implementação de jeitos de autenticação deve focar prioritariamente em segurança, privacidade e acesso fácil.
O uso da IA em testes de acessibilidades automatizados é outro aspecto importante entregue pelo reconhecimento de padrões. Eles contribuem para o mapeamento de barreiras em aplicativos e sites. Mesmo assim, é válido reconhecer que nada substitui validações humanas. A tecnologia sempre será uma ajuda extra.
Esta seção do artigo traz um propósito bem específico: apresentar perguntas que expressam toda a essência do texto. Essas questões já servem como uma síntese do que estudamos até aqui.
Os desafios incluem vieses algorítmicos, padronização de tecnologias assistivas, falta de soluções específicas, invasão de privacidade e escassez de conteúdo sobre IA em português. Já os benefícios são o reconhecimento de padrões que otimizam processos e tarefas envolvendo acessibilidade digital.
Ela promove uma maior personalização e adaptação da experiência da pessoa usuária. Soluções como leitores de tela mais inteligentes, tradutores em tempo real e ferramentas de reconhecimento de voz fazem com que a web atenda diferentes necessidades. A multiplicidade de maneiras de interagir com sites proporcionados pelo acesso entrega jornadas sob medida.
A tecnologia identifica desvios no padrão de uso da pessoa usuária, o que alerta sobre fraudes. Se, por exemplo, um cartão de crédito for usado de forma diferente do que o padrão, esse comportamento suspeito logo é detectado. Maior segurança contra golpes pode proporcionar um uso mais confortável para pessoas com deficiência. Além do mais, como a IA reconhece padrões de comportamento, ela pode personalizar jornadas às necessidades do público.
A Perto Digital oferece produtos alinhados com a acessibilidade e a inteligência artificial para conectar seus negócios com clientes. Os recursos Perto priorizam uma navegação acessível capaz de gerar autonomia e independência. Esse perfil de jornada torna seu site mais atrativo e chamativo para uma diversidade de audiência. Conheça nossos artigos e conteúdos no nosso site.
Converse com nossa equipe de especialistas e se aprofunde na nossa proposta de valor.