Manual para o seu site: Como a Acessibilidade Digital agrega na Experiência do Usuário (UX)?

Felipe Gruetzmacher
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A experiência do usuário (UX) necessita de acessibilidade digital para elevar o nível de satisfação de uma pessoa com uma plataforma digital ou um site. Aliás, esse nível de satisfação está atrelado ao desempenho na oferta do pleno uso da internet.

A oferta de uma boa UX está profundamente relacionada com a jornada digital oferecida pela sua marca. Ela se torna um potente diferencial para destacar sua empresa no mercado. 

Uma diversidade de recursos pode auxiliar pessoas com deficiência de acordo com as especificidades delas. Por isso, a construção de uma comunicação digital acessível deve ser uma pauta de desenvolvedores, designers e times profissionais. Assim, este nosso texto vai trazer as seguintes pautas:

  • Por que a acessibilidade digital se tornou uma obrigação para a UX?

  • Quais as medidas que devem ser incorporadas para agregar acessibilidade na UX? 

  • Como a acessibilidade em UX impacta o mercado e as pessoas com deficiência?

Continue a ler nosso artigo para conhecer mais desse tema e se prepare! Isso porque uma experiência digital acessível pode trazer ganhos para sua marca e sua audiência! 

Por que a acessibilidade digital se tornou uma obrigação para a experiência do usuário?

A acessibilidade em sites se tornou um aspecto fundamental porque há uma obrigatoriedade prevista em leis e regulamentos. O próprio artigo 63 da Lei 13.146 afirma isso:

Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. 

Além de ser uma obrigatoriedade legal, há uma demanda mercadológica. Pessoas com deficiência estão cada vez mais assumindo uma postura de consumidores críticos.

Portanto, sua marca pode se aproximar cada vez mais de um mercado inexplorado e altamente lucrativo.

Como a sociedade lida com a acessibilidade digital?

Sites que oferecem acesso para todas as pessoas viraram parte dos deveres da sociedade. A inovação voltada para a inclusão digital é bem mais do que uma questão mercadológica. A entrega de uma experiência digital acessível é um imperativo ético.

Quais os benefícios entregues para o consumidor final se seu site for acessível?

A inclusão digital significa um contato mais próximo entre marcas e clientes. A experiência do usuário é fundamental para comprar, comunicar e se informar. Afinal, somos todas pessoas conectadas com a internet e os meios digitais.

Quais pessoas da sua equipe devem ser responsáveis pela acessibilidade digital na experiência do usuário?

Todos os profissionais do seu time devem colaborar com o acréscimo de acessibilidade na experiência do usuário. Cada projeto deve ser cuidadosamente trabalhado com a inclusão digital do início ao fim. Produtos devem ser projetados tendo em vista esse requisito. É essencial que o direito ao acesso seja efetivado plenamente.

Quais as medidas que devem ser incorporadas para agregar acessibilidade na experiência do usuário? 

Há uma diversidade de meios e recursos para que sua experiência digital seja acessível para pessoas com deficiência. Cada ferramenta satisfaz uma necessidade específica. Por exemplo: 

  • Fonte legível;

  • Tradução virtual de Libras e sinais luminosos para a comunidade surda;

  • Acessibilidade para ferramentas que realizam leitura de textos do sites para facilitar a interação com o público cego;

  • Texto alternativos em imagens direcionadas para atingir pessoas cegas ou com baixa visibilidade que usam leitor de tela;

  • Inclusão de legenda e audiodescrição nos vídeos das suas páginas. Essa boa prática facilita a comunicação para todas as pessoas e não somente para o público com deficiência auditiva;

  • Desenvolvimento de códigos acessíveis para programar sites. Esse atributo simplifica a compreensão das pessoas cegas e com baixa visão que usam leitores de tela;

  • Ofereça alto contraste. Entregue uma experiência digital com o contraste adequado e com um design amigável;

  • Tome cuidado com cores exageradamente saturadas. Elas podem incomodar pessoas autistas. Por isso, disponibilize a possibilidade de personalizar contraste e luminosidade da interface;

  • Siga as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG;

  • Cuidado para não exagerar nas animações. Isso pode distrair seu público;

  • Crie uma área de toque com 44 pixels mínimos. Isso se aplica a botões clicáveis e ajuda pessoas idosas ou deficiência motora;

  • Confira se sua solução é compatível com dispositivos móveis e demais tipos de tela;

  • Disponibilize navegação por comando de voz. Este recurso permite um uso mais convidativo para pessoas cegas e pessoas com paralisia cerebral. É uma ferramenta que facilita a vida de todos os perfis de pessoas;  

  • Siga uma ordem lógica no seu layout;

  • Apresente uma hierarquia de fonte e conteúdo;

  • Evite textos complexos demais.

Todos esses itens acima agregam enormemente para a experiência que o público tem com seu site. Além de gerar lucro para seu negócio, soluções acessíveis geram maior engajamento e retenção de clientes. Todos esses aspectos posicionam seu negócio como ético, sustentável e competitivo. 

O que sua marca perde se não entrega experiências digitais acessíveis? 

Sem a oferta de uma experiência digital acessível, a comunicação fica comprometida. Pessoas podem deixar de comprar da sua marca por conta desse obstáculo comunicacional. Com isso, sua empresa não pode fidelizar clientes. A acessibilidade torna a inclusão digital viável! 

Como a acessibilidade em UX impacta o mercado e as pessoas com deficiência?

O UX influencia diretamente a satisfação de uma pessoa quando utiliza um site, plataforma digital ou produto.  Em outras palavras, é a emoção que o indivíduo tem quando acessa sua marca ou página de site. Sites e apps sem acessibilidade digital têm barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência. Já uma UX que incorpora a acessibilidade agrega conforto e autonomia para todas as personas.  

Quais são os outros públicos beneficiados pela acessibilidade em UX?

Conforme já explicado, a usabilidade como um todo é impactada com um UX acessível. Desse jeito, crianças, pessoas jovens e idosos podem acessar seu site de forma mais amigável e intuitiva. 

Como a falta de UX acessível dificulta o uso do seu site pelas pessoas usuárias?

O propósito desta parte do texto é listar todos os pontos negativos trazidos pela falta de UX acessível. Vamos explorar com maiores detalhes e especificidades como cada público é impactado. 

  • Dificuldades motoras: pop-ups excessivamente rápidos, digitação e rolagem excessiva podem significar dificuldades para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além disso, indivíduos que lidam com convulsões, espasmos e falta de força enfrentam dificuldades semelhantes.

  • Dificuldades auditivas: Uma pessoa surda que se comunica por meio de Libras pode ter grande dificuldade para compreender conteúdo feito em Português sem tradução na língua natural dela.

  • Dificuldades visuais: boas descrições alternativas (ALT) podem facilitar que pessoas cegas e com deficiência visual possam compreender melhor o conteúdo de imagens. Essas descrições são os chamados “textos alternativos” e que são transformados em áudio por leitores de tela. Há aspectos do seu site que podem dificultar a experiência da pessoa com miopia, epilepsia e daltonismo. Por isso, cuidado com baixo contraste, links com informações ocultas e cores sendo a única forma de identificar conteúdo.

  • Dificuldades cognitivas: sites sem UX acessível dificultam o uso de pessoas autistas, com dislexia e dificuldade de aprendizado. Afinal, esse perfil de público precisa lidar com problemas como excesso de figuras de linguagem e contrastes brilhantes. Necessidade de memorizar muita informação das páginas anteriores é outra dor desses públicos.

  • Limitações incidentais: deficiências podem ser situacionais. Estar com braço quebrado é um exemplo. Mesmo assim, um site sem UX acessível pode representar um obstáculo para pessoas com deficiências situacionais. 

  • Limitações socioambientais: a falta de um site sem um UX acessível pode penalizar pessoas sem um bom acesso a internet ou com limitações de uso de dados.

Quer recapitular as informações para fixar melhor o conteúdo do texto?

O propósito desta parte do texto é recapitular e resumir as informações essenciais do nosso conteúdo. É uma boa oportunidade para fixar ainda mais os nossos assuntos trabalhados.  

Como a acessibilidade digital se tornou um elemento essencial da UX?

Há um conjunto de motivos. Os principais são obrigatoriedade legal, demanda dos clientes e oportunidade para se diferenciar. O mercado exige cada vez mais um UX diferenciado, sustentável e acessível.

Quais os diferenciais que sua marca ativa quando oferece um UX acessível?

Maior proximidade com o cliente e possibilidade de entregar uma jornada adaptada ao contexto de todos os públicos. Isso se reverte em lucro, credibilidade e status social, porque a UX acessível agrega valor para todos os públicos.

Quais as habilidades indispensáveis para a oferta de um UX acessível?

Todos os especialistas do seu time devem ser responsabilizados pela oferta de um UX acessível. Todo tipo de conhecimento técnico e trabalho em equipe importa na hora de criar um bom produto digital.

Conclusão

O UX acessível pode elevar sua marca para um nível incrível em se tratando de contato com o cliente.

Esse acréscimo na qualidade da sua jornada digital pode impulsionar sua empresa. 

Assim, o UX acessível  facilita que sua proposta de valor seja entendida por um maior público.

Nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de soluções para que seu site e sua comunicação sejam acessíveis e inclusivas. Somos um ecossistema digital de soluções que posicionam seu site como acolhedor para as pessoas com deficiência.

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