A experiência do usuário (UX) necessita de acessibilidade digital para elevar o nível de satisfação de uma pessoa com uma plataforma digital ou um site. Aliás, esse nível de satisfação está atrelado ao desempenho na oferta do pleno uso da internet.
A oferta de uma boa UX está profundamente relacionada com a jornada digital oferecida pela sua marca. Ela se torna um potente diferencial para destacar sua empresa no mercado.
Uma diversidade de recursos pode auxiliar pessoas com deficiência de acordo com as especificidades delas. Por isso, a construção de uma comunicação digital acessível deve ser uma pauta de desenvolvedores, designers e times profissionais. Assim, este nosso texto vai trazer as seguintes pautas:
Continue a ler nosso artigo para conhecer mais desse tema e se prepare! Isso porque uma experiência digital acessível pode trazer ganhos para sua marca e sua audiência!
A acessibilidade em sites se tornou um aspecto fundamental porque há uma obrigatoriedade prevista em leis e regulamentos. O próprio artigo 63 da Lei 13.146 afirma isso:
Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Além de ser uma obrigatoriedade legal, há uma demanda mercadológica. Pessoas com deficiência estão cada vez mais assumindo uma postura de consumidores críticos.
Portanto, sua marca pode se aproximar cada vez mais de um mercado inexplorado e altamente lucrativo.
Sites que oferecem acesso para todas as pessoas viraram parte dos deveres da sociedade. A inovação voltada para a inclusão digital é bem mais do que uma questão mercadológica. A entrega de uma experiência digital acessível é um imperativo ético.
A inclusão digital significa um contato mais próximo entre marcas e clientes. A experiência do usuário é fundamental para comprar, comunicar e se informar. Afinal, somos todas pessoas conectadas com a internet e os meios digitais.
Todos os profissionais do seu time devem colaborar com o acréscimo de acessibilidade na experiência do usuário. Cada projeto deve ser cuidadosamente trabalhado com a inclusão digital do início ao fim. Produtos devem ser projetados tendo em vista esse requisito. É essencial que o direito ao acesso seja efetivado plenamente.
Há uma diversidade de meios e recursos para que sua experiência digital seja acessível para pessoas com deficiência. Cada ferramenta satisfaz uma necessidade específica. Por exemplo:
Todos esses itens acima agregam enormemente para a experiência que o público tem com seu site. Além de gerar lucro para seu negócio, soluções acessíveis geram maior engajamento e retenção de clientes. Todos esses aspectos posicionam seu negócio como ético, sustentável e competitivo.
Sem a oferta de uma experiência digital acessível, a comunicação fica comprometida. Pessoas podem deixar de comprar da sua marca por conta desse obstáculo comunicacional. Com isso, sua empresa não pode fidelizar clientes. A acessibilidade torna a inclusão digital viável!
O UX influencia diretamente a satisfação de uma pessoa quando utiliza um site, plataforma digital ou produto. Em outras palavras, é a emoção que o indivíduo tem quando acessa sua marca ou página de site. Sites e apps sem acessibilidade digital têm barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência. Já uma UX que incorpora a acessibilidade agrega conforto e autonomia para todas as personas.
Conforme já explicado, a usabilidade como um todo é impactada com um UX acessível. Desse jeito, crianças, pessoas jovens e idosos podem acessar seu site de forma mais amigável e intuitiva.
O propósito desta parte do texto é listar todos os pontos negativos trazidos pela falta de UX acessível. Vamos explorar com maiores detalhes e especificidades como cada público é impactado.
O propósito desta parte do texto é recapitular e resumir as informações essenciais do nosso conteúdo. É uma boa oportunidade para fixar ainda mais os nossos assuntos trabalhados.
Há um conjunto de motivos. Os principais são obrigatoriedade legal, demanda dos clientes e oportunidade para se diferenciar. O mercado exige cada vez mais um UX diferenciado, sustentável e acessível.
Maior proximidade com o cliente e possibilidade de entregar uma jornada adaptada ao contexto de todos os públicos. Isso se reverte em lucro, credibilidade e status social, porque a UX acessível agrega valor para todos os públicos.
Todos os especialistas do seu time devem ser responsabilizados pela oferta de um UX acessível. Todo tipo de conhecimento técnico e trabalho em equipe importa na hora de criar um bom produto digital.
O UX acessível pode elevar sua marca para um nível incrível em se tratando de contato com o cliente.
Esse acréscimo na qualidade da sua jornada digital pode impulsionar sua empresa.
Assim, o UX acessível facilita que sua proposta de valor seja entendida por um maior público.
Nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de soluções para que seu site e sua comunicação sejam acessíveis e inclusivas. Somos um ecossistema digital de soluções que posicionam seu site como acolhedor para as pessoas com deficiência.
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