Marketing Terceirizado e Acessibilidade Digital: Como Garantir Inclusão e Conformidade?

Felipe Gruetzmacher
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Sua empresa focada em acessibilidade digital deve estimular parceiros e agências terceirizadas a adotar o acesso na web. Todos os negócios que lidam com sites, produtos e serviços devem oferecer experiências inclusivas. Portanto, consolidar conexões pode exigir que você verifique se parceiros estratégicos estão alinhados com a causa da web inclusiva. Assim, este texto vai tratar das seguintes ideias principais:

  • Por que as agências de marketing devem incorporar a acessibilidade digital?

  • Qual é o melhor momento para conversar sobre acessibilidade com a agência que terceiriza o seu marketing?

  • O que fazer se a agência de marketing não conseguir incorporar a acessibilidade desde o começo?

  • Qual é o estágio da acessibilidade digital do seu relacionamento com a agência de marketing?

  • Como fazer a gestão de talentos responsáveis pela acessibilidade digital da agência?

  • Como saber se a agência de marketing mantém a inclusão digital?

Portanto, o propósito deste artigo é apoiar você a identificar se a agência de marketing está alinhada com acessibilidade ou não. Questões serão apresentadas que você pode usar para validar esse alinhamento. Utilize essas perguntas para coletar informações e insights com o objetivo de avaliar se a agência executa uma comunicação inclusiva.

Leia nosso texto abaixo e confira nosso conteúdo. Seja um modelo de negócios exemplar quando se trata de propagar o marketing acessível. Comunique seu compromisso com a diversidade para todo o ecossistema com nossas dicas.

Por que as agências de marketing devem incorporar a acessibilidade digital?

A comunicação inclusiva no ambiente digital interessa a todas as partes envolvidas num negócio. Além disso, o marketing digital deve atender as necessidades das pessoas com deficiência. Por isso, o diálogo sempre é a melhor opção para alinhar as expectativas. Essa conversa deve acontecer porque uma nova agência pode:

  • “Herdar” problemas de acessibilidade de outras antigas agências que gerenciavam sua marca;

  • Enfrentar desafios com ferramentas usadas para automatizações de marketing digital que exigem softwares de acessibilidade.

Consolidar networking e relacionamentos com boas agências de marketing tem inúmeros benefícios. Afinal, empreendimentos que se envolvem com parceiros estratégicos inclusivos:

  • Têm menor chance de conflitar com a justiça. A Lei nº 13.146 de 6 de Julho de 2015 exige que sites empresariais sejam acessíveis;

  • Ampliam a produtividade das estratégias acessíveis de marketing, já que experiências digitais inclusivas atraem mais visitantes e pessoas usuárias.

A Lei nº 13.146 define a obrigatoriedade de contar com um site acessível no artigo 63:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

Qual é o melhor momento para conversar sobre acessibilidade com a agência que terceiriza o seu marketing?

O acesso web deve ser um tema para debate desde o começo do relacionamento entre sua empresa e a agência. Alinhar expectativas sobre os padrões de comunicação acessível desde a assinatura do contrato é um ótimo começo. Assim, a agência de marketing saberá agregar esse importante diferencial nos anúncios e post de blog desde o início. 

O que fazer se a agência de marketing não conseguir incorporar a acessibilidade desde o começo?

Num mundo ideal, a acessibilidade deve ser pauta prioritária desde o começo. Se isso não acontecer, esse diferencial deve ser incorporado posteriormente. Nunca é tarde para adotar ou aprimorar marketing acessível. Isso significa que sua empresa pode tornar o atendimento acessível a qualquer momento de sua trajetória.

Qual é o estágio da acessibilidade digital do seu relacionamento com a agência de marketing?

Essa pergunta depende de várias variáveis. Cada contexto é único. Assim, as perguntas para sua empresa identificar a maturidade atual da sua estratégia na sua parceria com agência de marketing são:

  • Qual é o número de erros de acessibilidade em nosso site no momento atual?

  • Quais são os erros críticos?

  • Quais recursos são usados para identificar os erros de acessibilidade?

  • Há quanto tempo sua agência monitora a acessibilidade? Há algum padrão nos problemas de comunicação acessível que sua agência conseguiu identificar?

Mesmo que a agência não consiga responder essas questões, você deve visualizar isso como uma oportunidade para criar procedimentos acessíveis.

Como fazer a gestão de talentos responsáveis pela acessibilidade digital da agência?

Esta seção é constituída de perguntas úteis para você gerenciar as atividades das pessoas responsáveis pela acessibilidade da agência. São questões como:

  • Qual profissional é responsável por garantir a acessibilidade digital?

  • Como esse profissional analisa as experiências do usuário e pontos da jornada do cliente? Com que frequência?

  • Sua equipe avalia e testa quais padrões de acessibilidade?

  • Como as decisões são tomadas para priorizar o marketing acessível?

  • Qual é a garantia que o projeto foi criado para atender diversos tipos de personas?

  • Sua equipe envolve pessoas com deficiência na criação da jornada da pessoa usuária? Como?

  • Como é seu processo de criação de conteúdo adaptado para pessoas com deficiência (legendas, linguagem simples, texto alternativo e etc)?

Essas perguntas vão gerar o tipo de insight necessário para você apoiar a estruturação das operações da agência. Cada perfil de agência terá um tipo específico de operação. Agências pequenas e com menos experiência em acessibilidade web podem adotar uma abordagem diferente do que acontece com negócios maduros.

O fundamental é que colaboradores incorporem a acessibilidade no mindset e na rotina de trabalho. Seguir as exigências da WCAG é imprescindível! Incluir pessoas com deficiência na validação do marketing e dos projetos é outro ponto importante.

Como saber se a agência de marketing mantém a inclusão digital?

A manutenção dos padrões de conformidade com a web inclusiva pode ser descoberta com as perguntas:

  • De que forma sua equipe monitora e testa o marketing acessível no dia a dia e ao longo do tempo?

  • Como esse monitoramento afeta os dados e resultados dos testes?

  • Você tem alguma parceria empresarial para que sua acessibilidade seja validada?

  • Como você prospecta feedbacks de pessoas usuárias e incorpora essas opiniões em iterações e experiências?

Cada vez que a jornada da pessoa usuária é atualizada, podem surgir obstáculos para o livre acesso das pessoas com deficiência. Esse contexto pode aparecer, por exemplo, quando sites são modificados. Portanto, a agência de marketing digital deve incorporar a acessibilidade nos processos de melhoria contínua.

Que tal reunir os conceitos apresentados no nosso texto em um rápido resumo?

O objetivo desta seção é expor uma visão geral das ideias do nosso artigo para facilitar a fixação do conteúdo.

Qual é a importância de contar com uma agência de marketing que adote a acessibilidade?

Com a comunicação acessível, seu marketing terá um potencial maior de conquistar clientes e gerar receitas. Em virtude disso, a agência responsável pela sua estratégia deve priorizar o acesso na web.

Qual é o impacto do marketing digital no público constituído de pessoas com deficiência?

Um marketing digital acessível celebra as diferenças humanas. Ele faz com que sua proposta de valor seja mais atrativa e compreensível para todas as pessoas. Um anúncio estrategicamente acessível, por exemplo, fará sua marca ser mais notada pela audiência.

Conclusão:

Conte com o Perto Digital para construir relacionamentos que priorizam a inclusão na web! Seja uma liderança empresarial que pratique a inclusão digital e estimule parceiros a adotar esse princípio. O acesso é um direito de todas as pessoas com deficiência e responsabilidade de todas as empresas. 

Indicando as soluções do Perto Digital para agências parceiras, elas poderão incorporar a web acessível em todos os processos. Até porque se sua empresa pode ser beneficiada com o acesso digital, muitos outros negócios podem. Converse com nossa equipe e potencialize a equidade na internet.