Sim! O marketing, assim como outros aspectos de um negócio, precisa incorporar estratégias de acesso digital. Até porque, assim, sua mensagem consegue maior alcance e atinge maior fatia do público consumidor. O marketing é uma poderosa conexão entre proposta de valor e os clientes. Com o discurso certeiro, a equipe de marqueteiros da sua empresa pode tocar a alma do seu consumidor! Agora, no mundo digital, muitos recursos podem otimizar a performance da sua comunicação. Por isso, este post vai tratar dos seguintes aspectos:
São pontos imprescindíveis para apresentar seus diferenciais através de uma mensagem empática e bastante persuasiva. Afinal, empresas com um bom marketing conseguem fechar vendas com maior facilidade e resolver as dores da persona! Leia nosso conteúdo para aprender mais sobre a conexão web acessível e marketing.
Vamos começar pelo básico: o marketing é uma atividade destinada a promover serviços e produtos para satisfazer necessidades dos consumidores. O propósito do marketing é entender o comportamento do mercado para posicionar a marca. Daí, ela gera relacionamentos lucrativos para todas as partes interessadas. Desse modo, a acessibilidade digital consiste em vários passos para tornar esse relacionamento mais inclusivo possível.
A evolução da tecnologia acompanha a mudança nos hábitos de compra e o modo como se faz marketing. Só que algumas coisas não mudam, afinal, as ações dos marqueteiros sempre terão focos em aspectos como:
Assim, o marketing tem muito o que ganhar se incorporar a acessibilidade digital! Há muitos motivos para isso. Aliás, há boas conexões entre estratégias de marketing e acesso na web. As Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) visam fazer com que sites, documentos eletrônicos, blogs, aplicativos e demais ativos digitais facilitem o uso por pessoas com deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e de aprendizagem.
A WCAG abarca uma série de critérios que programadores devem seguir para simplificar o acesso das pessoas com deficiência. Assim, são exemplos de boas práticas de marketing alinhadas com a WCAG:
Enfim, a WCAG é destinada para todos os profissionais que atuam com criação de conteúdo virtual. Logo, a acessibilidade digital pode ser definida como a experiência da pessoa usuária projetada para acolher pessoas com deficiência a partir de critérios e parâmetros.
O principal motivo é conquistar mais clientes! Um marketing focado em atender as necessidades específicas, assim como uma navegabilidade mais amigável e intuitiva são experiências que atraem um maior número de consumidores! A seguir, vamos explorar os os princípios do WCAG aplicados ao marketing digital:
Muitas legislações incorporam o conceito de acessibilidade digital. Assim, organizações que não apresentam sites inclusivos podem ser penalizadas. O artigo 63 da Lei 13.146, de 6 de julho de 2015 diz:
“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
Já o § 1º do artigo 69 da mesma Lei diz:
“1º Os canais de comercialização virtual e os anúncios publicitários veiculados na imprensa escrita, na internet, no rádio, na televisão e nos demais veículos de comunicação abertos ou por assinatura devem disponibilizar, conforme a compatibilidade do meio, os recursos de acessibilidade de que trata o art. 67 desta Lei, a expensas do fornecedor do produto ou do serviço, sem prejuízo da observância do disposto nos arts. 36 a 38 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 .”
A leitura dos trechos da lei acima não deixam dúvida. É possível concluir que quem não incorpora a acessibilidade no marketing pode sofrer uma sanção legal. Assim, há uma pressão legal para que seu marketing incorpore boas soluções acessíveis.
O propósito desta parte do texto é realizar uma poderosa síntese de todos os pontos citados anteriormente. Com isso, vamos aprofundar o debate sobre acessibilidade digital e marketing para fixar conteúdo.
O marketing digital que incorpora o acesso tem êxito em alcançar pessoas com deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e de aprendizagem. É um ganho para todo o ecossistema de inovação.
Consegue conquistar mais clientes e entrega uma navegabilidade amigável e intuitiva. Com os recursos certos, seu marketing atende necessidades comunicacionais bem específicas do público com deficiência.
A Lei nº 13.146 obriga que todos os sites e canais de comunicação virtual sejam acessíveis em solo nacional. O marketing perpassa pelo site e canais de comunicação. Assim, é bastante lógico que tal lei exige que o marketing seja alinhado com a acessibilidade.
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