A inclusão digital pode comemorar! Foi lançada a ABNT NBR 17225 com o propósito de apoiar organizações a incorporarem a acessibilidade no digital. Este momento histórico significa um passo importante para tornar a internet mais acessível. Assim, este texto vai trazer as seguintes reflexões para as perguntas:
Chegou a hora de expandir seus horizontes e conhecer um pouco mais sobre normas acessíveis. Conheça todos os diferenciais trazidos pela ABNT NBR 17225 para o seu empreendimento no artigo abaixo.
Todas as pessoas demandam cada vez mais da internet para trabalhar, comprar, vender, acessar serviços públicos e se relacionar. Apesar disso, uma fatia significativa do mercado brasileiro é deixada de lado. São exemplos de uma má experiência do usuário:
Dessa forma, a ABNT NBR 17225 é uma norma que proporciona uma internet mais autônoma, segura e sem barreiras. Ao seguir a norma, seu site possibilita um fácil uso para todos os públicos. Um exemplo seria a pessoa cega que pode realizar compras pois usa site compatível com leitores de tela.
Formulários ficam mais simples de serem preenchidos para pessoas com dificuldades motoras. O número de públicos beneficiados pela ABNT NBR 17225 é enorme! Poderíamos citar inúmeros outros exemplos. O mercado demanda sites mais acolhedores para efetuar compras.
O Brasil já conta com o Estatuto da Pessoa com Deficiência que exige a acessibilidade de sites. Afinal, a inclusão digital é um direito! Apesar dessa obrigatoriedade jurídica, menos de 3% dos sites brasileiros seguem padrões de acesso digital.
O artigo 63 do Estatuto da Pessoa com Deficiência menciona:
Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Logo, a ABNT NBR 17225 torna possível que o governo regulamente o artigo 63 por meio de decreto. Todos os sites devem se embasar na ABNT NBR 17225, o padrão de acessibilidade mais avançado já disponível.
É uma norma que funciona como um guia para desenvolvedores, empresas e órgãos públicos que querem acessibilizar sites. Times de especialistas escreveram a norma de acordo com os padrões internacionais de acessibilidade mais avançados.
A ideia central da norma é posicionar o Brasil como um destaque para a inclusão digital. Até porque, originalmente, a internet era um espaço de compartilhamento pleno. Com o passar do tempo, o acréscimo de novas aplicações enriqueceu a web. Infelizmente, essa maior diversidade de informações na internet acabou excluindo pessoas com deficiência. Em virtude disso, a ABNT NBR 17225 é mais do que necessária!
Segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 promovida pelo IBGE, quase 20 milhões de brasileiros têm alguma deficiência ou limitação. Em função disso, o investimento numa web acessível é estratégico.
Uma marca que oferece uma jornada acessível engaja comunidade, consumidores e stakeholders. Os resultados são um maior lucro e desempenho para a sua organização. Uma experiência diferenciada e intuitiva para o seu consumidor funciona como um motor de inovação. Seu empreendimento acaba sendo uma referência no ecossistema de inclusão.
A ABNT NBR 17225 atende uma variedade de especialidades das pessoas com deficiência. Um exemplo de atendimento seria a oferta de um site com menos brilho para pessoas autistas. Assim, as pessoas autistas conseguem prestar mais atenção na mensagem do negócio e na proposta de valor.
Outro exemplo positivo de sites que seguem a ABNT NBR 17225 é a implementação da linguagem simples. Essa característica comunicacional impacta positivamente pessoas com baixa escolaridade, deficiência intelectual e TDAH.
Uma web acessível é fundamental para seu RH contratar pessoas com talentos diversificados. A inclusão das pessoas nas empresas é uma oportunidade tanto para corporações quanto para os candidatos.
A ABNT NBR 17225 beneficia indivíduos idosos e com limitações temporárias. Ela apoia a experiência de pessoas com deficiência:
A ABNT NBR 17225 segue as principais orientações sobre acessibilidade existentes no mundo. A qualidade técnica dela supera muitas outras documentações internacionais. Ela foi baseada na WCAG 2.2, a mais recente orientação do mercado referente ao acesso digital. O diferencial da ABNT NBR 17225 é sintetizar todo o conteúdo da WCAG 2.2 de forma simples. Quando compararmos ambos os documentos, encontramos as seguintes equivalências:
A ABNT NBR 17225 apresenta 16 seções:
Além disso, há uma lista de itens problemáticos para a acessibilidade:
A ABNT NBR 17225 apresenta estratégias para tornar cada um desses itens mais acessíveis. Assim, empresas podem eliminar barreiras para o reconhecimento facial, por exemplo. A ABNT NBR 17225, ainda, conta com um checklist com seções e subseções para avaliar a acessibilidade.
A ABNT NBR 17225 serve para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no consumo. Ela é um apoio fundamental para especialistas em programação, desenvolvedores e o marketing.
Assim, a ABNT NBR 17225 garante direitos digitais para uma ampla variedade de públicos. O uso da ABNT NBR 17225 viabiliza até mesmo encontrar erros de acessibilidade. Dessa forma, toda a norma foi escrita de acordo com o lema "Nada sobre nós, sem nós". Ou seja: a ABNT NBR 17225 é uma solução cocriada em parceria com a diversidade.
O foco desta seção é explorar uma breve síntese do nosso artigo com perguntas estrategicamente elaboradas para resgatar o conteúdo. Confira para refrescar sua memória.
A ABNT NBR 17225 é uma norma que orienta a criação de sites acessíveis, garantindo que pessoas com deficiências possam navegar e usar a internet de forma autônoma e segura.
A norma é necessária para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, possam acessar serviços e produtos online, ampliando o público e respeitando direitos de acessibilidade.
A norma atende cerca de 20 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou limitação, além de beneficiar idosos e pessoas com limitações temporárias, criando uma oportunidade de engajamento e inovação para as empresas.
A norma é dividida em 16 seções que cobrem aspectos como imagens, tabelas, links, cores e áudio, oferecendo requisitos e recomendações para garantir conformidade com as melhores práticas internacionais de acessibilidade.
A norma garante direitos digitais a uma ampla variedade de públicos, promovendo a inclusão social e no mercado de trabalho, e foi desenvolvida com a participação de pessoas com deficiência, alinhada ao lema "Nada sobre nós, sem nós".
Sem dúvida: a ABNT NBR 17225 é fundamental para posicionar a sua marca como líder de acessibilidade. Assim, ela conquista mais mercado e avança em termos de inovação. A Perto Digital oferece um conjunto de soluções para adequar seu site a essas diretrizes e obrigatoriedades. Nossa tecnologia oferece um importante diferencial competitivo para a sua empresa. Atenda a variadas condições e diversas demandas para atingir o coração do cliente. Converse com nosso time de especialistas e conheça nossa proposta de valor.