A base de toda a WCAG pode ser resumida em uma única frase: são diretrizes e recomendações para oferecer produtos digitais inclusivos e acessíveis. A WCAG é a sigla para Web Content Accessibility Guidelines (Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web). Incorporar a WCAG significa que seu negócio já alcança um nível de diferenciação mercadológica. Portanto, o objetivo desse texto perpassa pelos subtemas:
Entender a conexão entre WCAG, a acessibilidade e seu empreendimento fará você chegar bem mais longe. Continue com nossa leitura para conhecer mais desse tema.
Um empreendimento que segue a WCAG tem uma direção para criar produtos digitais que sejam mais inclusivos e acessíveis. Com isso, você oferece uma UX acessível e acolhedora. Os principais ganhos podem ser assim sintetizados:
Seguir a WCAG possibilita que você construa conteúdos com qualidade e acessibilidade para pessoas independentemente de deficiência e/ou habilidade. Assim, estar de acordo com a WCAG faz com que seu conteúdo esteja alinhado com critérios de sucesso. Veremos a definição de critérios de sucesso mais adiante.
As diretrizes fazem com que seu conteúdo seja acessível para uma ampla audiência. Seu produto digital vai atingir pessoas com deficiência visual, auditiva, física, de fala, linguagem, cognitiva, neurológicas e de aprendizagem.
A WCAG aborda a acessibilidade em se tratando de notebooks, computadores de mesa, dispositivos móveis e tablets.
Apenas seguindo o WCAG, seu produto digital não vai conseguir atender as necessidades de pessoas com todos os tipos, combinações e graus de deficiência. Por isso, sua operação precisa se aprofundar ainda mais na acessibilidade digital.
A WCAG torna seu conteúdo mais utilizável por pessoas mais velhas e que perderam habilidades com o passar do tempo. Além disso, essas diretrizes melhoram a usabilidade para todos os públicos.
A norma define o quão acessível seu produto digital consegue ser. Em função de novas tecnologias vindas para o mercado, a norma é atualizada periodicamente. No final de 2023, a versão WCAG 2.2 foi publicada e entrou em circulação.
A WCAG 2.2 foi escrita pela W3C em parceria com pessoas e organizações de todo o mundo. Esse trabalho colaborativo fornece um padrão internacional de acessibilidade do conteúdo da Web. O W3C é a sigla para World Wide Consortium e é uma organização que atua com padronização da rede mundial de computadores, a World Wide Web.
A organização W3C é um consórcio internacional com 450 membros, que inclui órgãos governamentais, negócios e órgãos independentes. Todos eles apoiam a construção de padrões focados na criação e interpretação de conteúdos digitais para a internet.
A estrutura da WCAG 2.2 se divide em camadas de orientações, como numa hierarquia. São as seguintes camadas presentes na WCAG 2.2:
O exemplo a seguir ilustra bem o modo como essas camadas estão interligadas. Vamos mergulhar no próprio texto da WCAG 2.2 e buscar conceitos.
Assim, a partir desse exemplo, é possível entender como a diretriz “perceptível” engloba a Diretriz 1.2 “Mídias com base em tempo”. Essa diretriz atinge um nível A quando apresenta uma alternativa para áudios pré-gravados ou apenas vídeos pré-gravados.
Dito de outra forma: a mesma informação comunicada por áudio pré-gravado ou vídeo pré-gravado precisa ser transmitida de outra forma. Assim, sua comunicação atinge todos os públicos.
Há, ainda, mais camadas! A própria WCAG apresenta explicações informativas para enriquecer sua compreensão. Atender esses requisitos gera benefícios especificados conforme diz a seção “Compreendendo o SC 1.2.1: Somente áudio e somente vídeo (pré-gravado) (nível A)”. O texto é:
Exemplos de atendimento a diretriz são assim descritos pela própria WCAG:
A situação “se conteúdo for somente áudio pré-gravado” requer técnica suficiente assim descritas:
Na prática, um podcast pode oferecer a gravação em áudio e a alternativa de texto para contemplar diversas necessidades. Já a técnica de consultoria usada quando o conteúdo for somente áudio pré-gravado é definido pelas seguintes palavras:
Imagine que seu negócio seja um restaurante que tenha um site e participe de um podcast para debater culinária. Nesse caso, oferecer a transcrição do podcast, bem como a gravação em áudio é uma estratégia para abarcar diferentes públicos.
Sua conversa em torno da culinária vai encantar a comunidade surda com esses recursos de acessibilidade! Desse modo, seu restaurante conquista credibilidade, autoridade e novos consumidores.
Por conta das transformações digitais, a presente versão da WCAG 2.2 apresenta inovações bem específicas. O propósito dessas novas funcionalidades é melhorar a acessibilidade para pessoas usuárias com baixa visão, com deficiência cognitiva ou de aprendizagem e pessoas usuárias com deficiência em dispositivos móveis.
Houve, portanto, um acréscimo em se tratando de novos critérios de sucesso e definições para apoiá-los. Foram acrescentadas diretrizes para organizar as edições. Assim, a WCAG 2.2 estabeleceu novos critérios de sucesso como:
A nova versão 2.2 introduziu aspectos de especificações que podem impactar pontos como segurança e privacidade.
A versão da WCAG 3.0 está na etapa de rascunho, sendo desenvolvida pela Silver Task Force. A proposta é agregar novos tópicos e aprimorar as entregas das versões anteriores.
A tal nova versão busca ampliar o alcance das diretrizes. Permanecerá a sigla WCAG com outro significado. Essa nova versão significará W3C Accessibility Guidelines. A principal inovação será cobrir aspectos além do conteúdo produzido para a internet.
A expectativa é que a nova versão 3.0 traga:
A versão WCAG 3.0 estará atualizada com as tendências e será um suporte estratégico para produtos digitais acessíveis. A expectativa é que a WCAG 3.0 seja lançada em 2028. Com a garantia de maior flexibilidade na avaliação, a WCAG 3.0 abarcará públicos não especialistas em tecnologias.
Temos vários recursos disponíveis para que seu empreendimento esteja de acordo com a WCAG 2.2. O produto Plugin Perto, por exemplo, oferece mais de 50 funcionalidades para atender aos níveis de conformidade. Oferecemos serviços de monitoramento para posicionar seu empreendimento de acordo com várias conformidades legais nacionais e internacionais.
Além dos já citados recursos, oferecemos soluções sob medida para que cada aspecto da sua comunicação digital seja acessível. Colocar a pessoa usuária com deficiência no centro da navegação e usabilidade faz com que seu negócio atenda variados requisitos nacionais e internacionais. O segredo é esse: priorizar a jornada digital e ir além do mero checklist.
Esta seção é um convite para memorizar os aspectos principais da WCAG listados ao longo do nosso texto.
Maior possibilidade de atingir mais mercado, o que resulta em lucro. Além disso, seu marketing se torna mais acessível, efetivo e engajante. Esse atributo significa dinheiro e tempo economizados. A oferta de uma jornada digital mais simples e intuitiva agrega valor para a pessoa usuário e para sua marca. Tantos atributos reforçam sua presença digital e fortalecem seu negócio.
Princípios, diretrizes, critérios de sucesso, técnicas suficientes e aconselhadas.
Maior facilidade e comodidade para as pessoas com deficiência navegar e usar seu site.
Seguir a WCAG é mais do que uma preocupação mercadológica e um diferencial competitivo. A oferta de uma navegação e usabilidade mais fluídas promovem uma maior interação entre site e público. Portanto, cumprir a WCAG faz com que seu negócio esteja atendendo demandas éticas.
Leia mais do nosso site e converse com nossa equipe. Nossa tecnologia pode agregar um enorme valor para seu empreendimento. Seja parte desse impacto digital e celebre as diferenças.