Por que a Acessibilidade Digital é essencial para SEO em 2025?

Felipe Gruetzmacher
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Mudanças significativas estão acontecendo no mercado digital. Em virtude de consumidores mais críticos, tendências ESG e pautas corporativas relacionadas à inclusão, acessibilidade será cada vez mais priorizada nos motores de busca. Dessa forma, este post vai explorar como boas práticas de SEO estão cada vez mais alinhadas com a acessibilidade digital. O nosso texto vai percorrer seções como:

  • Quais as plataformas de busca que estão em ascensão?

  • Quais as vantagens de você investir em acessibilidade digital e novas plataformas de pesquisa?

  • Como a Perto Digital pode colaborar para que sua marca atinja o sucesso no SEO?

Ser um empreendimento sintonizado com a inclusão digital é uma demanda urgente e bastante consistente. Confira todas as novidades que você precisa saber para este 2025 em se tratando de acessibilidade digital e SEO! Leia agora nosso artigo.

Quais as plataformas de busca que estão em ascensão?

O ano de 2025 indica uma consistente mudança na direção de novas plataformas de busca. Esse fator contribui para novas exigências em se tratando de estratégias de SEO.

Apesar do Google dominar o mercado de anúncios, há espaços para plataformas como:

  • Youtube: posicionado como segundo maior do mercado em se tratando de motor de busca.


  • TikTok: plataforma de pesquisa bastante alinhada com as tendências da geração Z.

  • Inteligência Artificial Generativa: inovações como o SearchGPT, ChatGPT e Copilot oferecem respostas às demandas das pessoas usuárias de uma maneira cada vez mais contextualizada.

O que essas plataformas significam para o SEO do seu negócio e para a acessibilidade?

Essa presença de novos players no ecossistema digital é uma oportunidade! Seu negócio pode se conectar com seu público de novas maneiras. Atinja seu mercado onde quer que ele esteja. Incrementar seu conteúdo com acessibilidade significa uma boa chance de você ser encontrado de forma mais ágil pela sua audiência.

Quais as vantagens de você investir em acessibilidade digital e novas plataformas de pesquisa?

Ao investir em novas tecnologias de pesquisa e acessibilidade digital, você conquista uma tremenda diferenciação mercadológica. Afinal, o simples ato da sua empresa consolidar credibilidade em novos espaços digitais já é uma possibilidade dela inovar. A comunicação é, por si só, uma inovação em se tratando de canal de diálogo com o mercado.

Pessoas gostam de novidades e entrega de conteúdos elaborados para novos canais. Por isso, você deve investir nos espaços digitais em que você encontra seu público. Imagine que seu negócio seja uma fintech e ela fornece dicas financeiras como conteúdo. Você pode usar o youtube se sua audiência estiver lá, não é verdade? Esse alinhamento estratégico ativa benefícios como maior lucro, visibilidade e construção de autoridade.

Com tanta assertividade em meios digitais, você economiza tempo e dinheiro ao executar campanhas de marketing mais focadas. Sua organização agrega maior simplicidade na sua comunicação, evitando complicações desnecessárias. Ainda, seu marketing alcança o coração das pessoas usuárias. Seja uma marca empreendedora amada!

Para onde vão as pessoas que pesquisam sobre sua solução ou sua marca?

Se sua solução for relevante para o contexto do seu cliente, ele vai pesquisar sobre ela em seu site. Aí, nesse aspecto, entra a acessibilidade digital. Caso, por exemplo, uma pessoa com deficiência acessar seu site, ela vai preferir que tenha recursos acessíveis. Aliás, o SEO e a WCAG tem uma boa sobreposição. Ao cumprir os requisitos da WCAG, seu SEO acaba fortalecido.

Quais os novos formatos de pesquisa?

As pessoas usuárias, agora e no futuro, vão usar bem mais do que palavras “digitadas” para efetuar pesquisas. Soluções como pesquisa de imagem, voz e vídeo estão se expandindo no mercado. O comportamento da pessoa usuária mudou e seu site deve ser otimizado nessa dinâmica.

O Google Lens é um exemplo: muito em breve, a audiência poderá efetuar buscas por vídeos e adicionar comando de voz. Até mesmo a maneira como consumimos marketing mudou. Conteúdos em áudio são, por exemplo, uma realidade no mundo dos negócios. Assim, o futuro repousa cada vez mais na pesquisa por voz.

Crianças dos tempos atuais estão lidando com a busca por voz antes mesmo de aprender a escrever. Será que a voz vai se tornar a nova forma de interação com tecnologias? Tudo leva crer que sim. Em virtude dessa realidade, uma boa jogada em SEO é apostar em palavras-chave “conversacionais”, as Long-tail.

Esse aumento na busca por voz através do Google Assistant e Alexa exigem conteúdos de forma bem mais contextualizada. Só assim as empresas vão comunicar valor e propostas de maneira ainda mais profissional. O assistente de voz da Perto Digital é, por exemplo, uma forma de interação entre ser humano e máquina através de comando vocal.

Quais as dicas para otimizar o utilizador em vez das keyword?

O sucesso do SEO depende do foco em ir além das palavras-chaves e das estratégias convencionais. Em 2025, sua equipe de marketing precisará desenvolver conteúdos que respondam às necessidades e intenções de busca. Confira as dicas da Perto Digital:

  • Entender as dores e analisar intenções: a otimização de palavras-chave não é o suficiente. É imprescindível compreender o contexto e as dúvidas das pessoas. Com esses insights, você conseguirá criar conteúdos bem mais relevantes.

  • Conteúdo focado em soluções: A otimização feita com base em intenções de busca agrega relevância no conteúdo. Esse atributo gera maior engajamento, tempo de permanência e ranqueamento. Assim, será cada vez mais um time de marketing técnico e que saiba mensurar conversões. O recurso Análise da Perto Digital, por exemplo, permite que seu negócio estude comportamento do visitante do seu site.

  • Importância da técnica em SEO: seu site precisa estar otimizado para ser rastreado e compreendido pelos algoritmos de pesquisa. Esse cenário é o ideal para agregar competitividade na sua presença online.

  • A relevância da velocidade e Core Web Vitals para Mobile: a velocidade de carregamento é fundamental para otimizar SEO. Outro ponto importante é o Core Web Vitals. São componentes importantes de uma boa experiência mobile. Sites que demoram muito tempo para carregar têm o SEO penalizado. As ferramentas da Perto Digital, por exemplo, não impactam negativamente no carregamento do website.

  • O Google monitora sinais comportamentais: O comportamento pós-clique é um KPI no algoritmo dentro do que o Google classifica. O tempo de permanência é um exemplo. A própria acessibilidade digital conta com KPIs específicos. Um site que retém a audiência ganha pontos significativos no SEO. 

  • Inclusão digital reforça seu SEO e agrega na experiência do utilizador: conforme já dito, a acessibilidade digital é uma demanda para uma melhor otimização. Elementos de design, boa estrutura de dados, código limpo, organização de sitemap e ancoragem de links melhoram sua performance.

  • Autenticidade na sua marca: seu conteúdo deve levar em conta a prática E-E-A-T. É a sigla para “Experience, Specialty, Authority and Trust” (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança). Assim, a originalidade está se destacando muito! Por isso, crie conteúdos originais, pois é um fator imprescindível para o KPI do Google.

  • Conteúdo direto ao ponto: páginas com conteúdo mais direto conquistarão melhores desempenhos. Invista em conteúdo específico e objetivo para ranquear melhor e ativar transformações na vida dos clientes.

  • Reviews agrega confiança para a sua marca: motores de busca darão muito valor para sites que tenham depoimentos de clientes satisfeitos. Em 2025, este elemento será um ingrediente fundamental.

Como a Perto Digital pode colaborar para que sua marca atinja o sucesso no SEO?

A nossa tecnologia Perto Digital possibilita que seu site e seu conteúdo web sejam acessados por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Nós priorizamos o acesso digital fácil, intuitivo e adaptado para uma diversidade de perfis. Ao adotar as nossas soluções, sua marca conquista melhores resultados em se tratando de posicionamento nos motores de busca.

Vamos reunir os conceitos entregues ao longo desse texto num rápido resumo?

Esta seção trata de realizar uma síntese dos insights trabalhados neste artigo para aprofundar o seu conhecimento. Ler e reler é aprender com maior profundidade.

Por que a acessibilidade digital importa tanto para o SEO?

Por diversas razões: motores de busca priorizam sites acessíveis. Além disso, a própria audiência investe o tempo dela interagindo com marcas acessíveis. Esse fator engajamento acaba impulsionando ainda mais sites.

Quais as plataformas que serão destaques no ano de 2025?

As grandes apostas são o Youtube, Tiktok e a busca por Inteligência Artificial Generativa.

Por que o SEO é uma oportunidade para você inovar na sua comunicação digital?

Ao apostar no ranqueamento dos motores de busca, seu site consegue a atenção de uma audiência mais qualificada. Esse envolvimento entre marca, consumidor e audiência é, por si só, uma inovação comunicacional. Esse atributo gera conversão, lucro.

Qual será o tipo de conteúdo campeão em 2025?

Aposte na originalidade, autenticidade, analise as intenções de busca da pessoa usuária e invista em um SEO bem técnico. Ao cumprir esses requisitos, sua proposta de valor fica ainda mais diferenciada e conquista o coração das pessoas.

Conclusão:

As ferramentas da Perto Digital ajudam sua marca a oferecer uma UX plenamente acessível para os consumidores. Com isso, você conquista um melhor desempenho no SEO e conexão com o mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Leia nosso blog, aprofunde sua análise sobre a acessibilidade digital e converse conosco. Queremos apoiar o sucesso do seu negócio. Conheça nossos diferenciais, pois ser um empreendimento acessível é um requisito para brilhar no mercado em 2025.