Mudanças significativas estão acontecendo no mercado digital. Em virtude de consumidores mais críticos, tendências ESG e pautas corporativas relacionadas à inclusão, acessibilidade será cada vez mais priorizada nos motores de busca. Dessa forma, este post vai explorar como boas práticas de SEO estão cada vez mais alinhadas com a acessibilidade digital. O nosso texto vai percorrer seções como:
Ser um empreendimento sintonizado com a inclusão digital é uma demanda urgente e bastante consistente. Confira todas as novidades que você precisa saber para este 2025 em se tratando de acessibilidade digital e SEO! Leia agora nosso artigo.
O ano de 2025 indica uma consistente mudança na direção de novas plataformas de busca. Esse fator contribui para novas exigências em se tratando de estratégias de SEO.
Apesar do Google dominar o mercado de anúncios, há espaços para plataformas como:
Essa presença de novos players no ecossistema digital é uma oportunidade! Seu negócio pode se conectar com seu público de novas maneiras. Atinja seu mercado onde quer que ele esteja. Incrementar seu conteúdo com acessibilidade significa uma boa chance de você ser encontrado de forma mais ágil pela sua audiência.
Ao investir em novas tecnologias de pesquisa e acessibilidade digital, você conquista uma tremenda diferenciação mercadológica. Afinal, o simples ato da sua empresa consolidar credibilidade em novos espaços digitais já é uma possibilidade dela inovar. A comunicação é, por si só, uma inovação em se tratando de canal de diálogo com o mercado.
Pessoas gostam de novidades e entrega de conteúdos elaborados para novos canais. Por isso, você deve investir nos espaços digitais em que você encontra seu público. Imagine que seu negócio seja uma fintech e ela fornece dicas financeiras como conteúdo. Você pode usar o youtube se sua audiência estiver lá, não é verdade? Esse alinhamento estratégico ativa benefícios como maior lucro, visibilidade e construção de autoridade.
Com tanta assertividade em meios digitais, você economiza tempo e dinheiro ao executar campanhas de marketing mais focadas. Sua organização agrega maior simplicidade na sua comunicação, evitando complicações desnecessárias. Ainda, seu marketing alcança o coração das pessoas usuárias. Seja uma marca empreendedora amada!
Se sua solução for relevante para o contexto do seu cliente, ele vai pesquisar sobre ela em seu site. Aí, nesse aspecto, entra a acessibilidade digital. Caso, por exemplo, uma pessoa com deficiência acessar seu site, ela vai preferir que tenha recursos acessíveis. Aliás, o SEO e a WCAG tem uma boa sobreposição. Ao cumprir os requisitos da WCAG, seu SEO acaba fortalecido.
As pessoas usuárias, agora e no futuro, vão usar bem mais do que palavras “digitadas” para efetuar pesquisas. Soluções como pesquisa de imagem, voz e vídeo estão se expandindo no mercado. O comportamento da pessoa usuária mudou e seu site deve ser otimizado nessa dinâmica.
O Google Lens é um exemplo: muito em breve, a audiência poderá efetuar buscas por vídeos e adicionar comando de voz. Até mesmo a maneira como consumimos marketing mudou. Conteúdos em áudio são, por exemplo, uma realidade no mundo dos negócios. Assim, o futuro repousa cada vez mais na pesquisa por voz.
Crianças dos tempos atuais estão lidando com a busca por voz antes mesmo de aprender a escrever. Será que a voz vai se tornar a nova forma de interação com tecnologias? Tudo leva crer que sim. Em virtude dessa realidade, uma boa jogada em SEO é apostar em palavras-chave “conversacionais”, as Long-tail.
Esse aumento na busca por voz através do Google Assistant e Alexa exigem conteúdos de forma bem mais contextualizada. Só assim as empresas vão comunicar valor e propostas de maneira ainda mais profissional. O assistente de voz da Perto Digital é, por exemplo, uma forma de interação entre ser humano e máquina através de comando vocal.
O sucesso do SEO depende do foco em ir além das palavras-chaves e das estratégias convencionais. Em 2025, sua equipe de marketing precisará desenvolver conteúdos que respondam às necessidades e intenções de busca. Confira as dicas da Perto Digital:
A nossa tecnologia Perto Digital possibilita que seu site e seu conteúdo web sejam acessados por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Nós priorizamos o acesso digital fácil, intuitivo e adaptado para uma diversidade de perfis. Ao adotar as nossas soluções, sua marca conquista melhores resultados em se tratando de posicionamento nos motores de busca.
Esta seção trata de realizar uma síntese dos insights trabalhados neste artigo para aprofundar o seu conhecimento. Ler e reler é aprender com maior profundidade.
Por diversas razões: motores de busca priorizam sites acessíveis. Além disso, a própria audiência investe o tempo dela interagindo com marcas acessíveis. Esse fator engajamento acaba impulsionando ainda mais sites.
As grandes apostas são o Youtube, Tiktok e a busca por Inteligência Artificial Generativa.
Ao apostar no ranqueamento dos motores de busca, seu site consegue a atenção de uma audiência mais qualificada. Esse envolvimento entre marca, consumidor e audiência é, por si só, uma inovação comunicacional. Esse atributo gera conversão, lucro.
Aposte na originalidade, autenticidade, analise as intenções de busca da pessoa usuária e invista em um SEO bem técnico. Ao cumprir esses requisitos, sua proposta de valor fica ainda mais diferenciada e conquista o coração das pessoas.
As ferramentas da Perto Digital ajudam sua marca a oferecer uma UX plenamente acessível para os consumidores. Com isso, você conquista um melhor desempenho no SEO e conexão com o mercado.
Gostou do nosso conteúdo? Leia nosso blog, aprofunde sua análise sobre a acessibilidade digital e converse conosco. Queremos apoiar o sucesso do seu negócio. Conheça nossos diferenciais, pois ser um empreendimento acessível é um requisito para brilhar no mercado em 2025.