Por que comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

O propósito desta data é nos fazer lembrar da importância de combater preconceitos e o capacitismo. Além disso, o dia 21/03 serve como pretexto para difundir informações sobre a Síndrome de Down. Assim, este artigo foca em questões fundamentais para entender o porquê dessa data ser tão imprescindível para a inclusão. Confira:

  • Qual é o impacto de comemorar a data 21/03, o Dia Mundial da Síndrome de Down?

  • Qual é o histórico do Dia Mundial da Síndrome de Down?

  • Qual é o papel do empreendedorismo em incluir pessoas com Síndrome de Down?

O nosso texto serve como um aprofundamento no tema e desenvolvimento de opiniões críticas sobre a inclusão. Confira mais informações nas linhas abaixo.

Qual é o impacto de comemorar a data 21/03, o Dia Mundial da Síndrome de Down?

Comemorar esta data é uma celebração à vida das pessoas com esta síndrome. Estimular o respeito pela diversidade garante que todas as pessoas usufruam de equidade. Assim, todos os indivíduos acessam as mesmas oportunidades.

A data tem um papel importante na conscientização em escala global. Aliás, a inovação e a acessibilidade digital cumprem uma relevante função nesse contexto. Sites acessíveis posicionam as pessoas usuárias como protagonistas. A web inclusiva traz equidade, já que a internet faz parte cada dia mais do nosso cotidiano.

É uma questão de direitos digitais! Não há como imaginar um cotidiano sem as facilidades entregues pela tecnologia. Usamos a internet para uma diversidade de tarefas, como procurar emprego, vender, comprar e se relacionar.

Qual é o histórico da Síndrome de Down?

A data é reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. Ela representa a triplicação do 21º cromossomo que causa a condição genética. Em termos médicos, essa triplicação é chamada de trissomia.

Assim, é pertinente falar que a Síndrome de Down é uma condição genética inerente ao indivíduo. Ela não é uma doença. Sendo assim, ela está presente na espécie humana desde a origem dela. John Langdon Down descreveu a Síndrome de Down pela primeira vez em 1866, como um quadro clínico com identidade própria.

Já em 1958, a inglesa Pat Jacobs e o francês Jérôme Lejeune identificaram a origem cromossômica da síndrome. Essa descoberta motivou considerar a síndrome como uma condição genética.

Ainda assim, a SD é associada com aspectos de saúde que devem ser observados desde o nascimento. A estimulação precoce é um exemplo desse aspecto. Pessoas com Síndrome de Down podem ter mais qualidade de vida quando acessam serviços médicos para atender as necessidades delas.

Qual é o papel do empreendedorismo em incluir pessoas com Síndrome de Down?

Uma internet acolhedora e acessível garante que todas as pessoas possam exercer direitos e deveres como consumidores. Dessa forma, elas acessam autonomia e independência. Ingressar no mercado consumidor pode facilitar a socialização.

Basta imaginar um restaurante com um site sob medida para garantir uma experiência de navegação e uso tranquilos. Esses recursos em acessibilidade em sites garantem que a pessoa com Síndrome de Down se sinta convidada a frequentar o restaurante.

O aspecto da socialização é só um exemplo de como o empreendedorismo pode ativar a inclusão. Além do mais, sites acessíveis podem gerar maior engajamento com a audiência. Dessa forma, uma empresa pode atrair candidatos com deficiência para completar os times e contar com talentos certos.

O acesso ao emprego faz com que pessoas com Síndrome de Down desfrutem de uma vida próspera e feliz. É um ganho para todas as partes.

Que tal aprofundar nossas reflexões?

Esta seção listará 4 perguntas que realizam um resumo do texto para completar sua leitura. É informação na dose certa para você se informar sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down.

Por que comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down?


Comemorar essa data é essencial para promover o respeito pela diversidade, combater o preconceito e garantir que todas as pessoas, independentemente da síndrome, tenham acesso às mesmas oportunidades.

Qual é o histórico do Dia Mundial da Síndrome de Down?


Reconhecido pela ONU desde 2012, a data simboliza a triplicação do 21º cromossomo, condição genética chamada trissomia, identificada pela primeira vez por John Langdon Down em 1866.

Qual é o impacto de um empreendedorismo inclusivo para pessoas com Síndrome de Down?

O empreendedorismo, especialmente com a acessibilidade digital, permite que pessoas com Síndrome de Down exerçam seus direitos e aumentem sua independência, além de fomentar a socialização e a inserção no mercado de trabalho.

Como a acessibilidade digital pode contribuir para a inclusão?

Sites acessíveis permitem que pessoas com Síndrome de Down naveguem com facilidade, garantindo autonomia e proporcionando uma experiência de consumo mais inclusiva, essencial para a socialização e a participação plena na sociedade.

Conclusão:

O Dia Mundial da Síndrome de Down nos faz refletir bastante sobre a quebra de preconceitos, não é mesmo? Assim, o empreendedorismo é uma poderosa ferramenta de inclusão, seja no mercado de trabalho, seja na esfera do consumo. 

Por isso, a Perto Digital oferece um conjunto de recursos que resolve todos os problemas de acessibilidade do seu site. Aliás, o acesso no online garante um maior lucro e conquista de credibilidade e autoridade para o seu negócio. A tecnologia da Perto Digital atende a todos os públicos, incluindo pessoas sem deficiência, idosas e com dificuldades de aprendizagem

Converse com nossa equipe e conheça o impacto que trazemos para o nosso mercado. Leia mais sobre datas relacionadas ao acesso web com o nosso texto Qual é o objetivo e a importância do Dia Nacional da Acessibilidade?