Por que otimizar sua página 404 com a acessibilidade digital?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

Uma página 404 amigável faz parte de uma experiência do usuário completa e aprimorada. Aliás, com o dinamismo e as constantes transformações da internet, alguns conteúdos podem resultar em erros. Natural. Por isso, proporcionar uma boa jornada online com o mínimo de interrupções exige que as páginas sejam acessíveis.

O conteúdo desse artigo vai, então, perpassar pelas respostas das seguintes perguntas:

  • O que é uma página 404?

  • Como a presença da página 404 impacta nos seus negócios e na navegação das pessoas com deficiência?

  • Quais os componentes da página 404?

  • Quais as boas práticas para consertar a UX da página 404?

Leia o conteúdo para complementar seu conhecimento sobre experiência do usuário. Aposte no acesso para a web para entregar uma usabilidade sem limites para a sua audiência.

O que é uma página 404?

A página 404 significa erro: ela aparece sempre quando a internet não encontra o que a pessoa usuária procura. Isso pode acontecer por diversos motivos. O erro surge quando a pessoa usuária digita uma URL ou clica em um link que não existe ou que foi motivada sem direcionamento. Nessas circunstâncias, o servidor responde com o código de erro 404.

Como a presença da página 404 impacta nos seus negócios e na navegação das pessoas com deficiência?

Navegar por um site e encontrar a página 404 é frustrante para o seu público. Esse fato pode espantar clientes do seu site! A navegação se torna um aborrecimento e a jornada de compra pode não ser efetuada. Em função disso, sua marca empreendedora pode lidar com perdas de mercado e presença virtual.

Além disso, uma página 404 não acessível pode se tornar uma barreira bastante incômoda para o público com deficiência. Ele tem necessidades bastante específicas em se tratando de uso e navegação da internet.

Assim, vale a pena integrar o erro 404 na entrega de uma experiência digital otimizada e acessível. Há um conjunto de estratégias para elaborar uma página 404 envolvente. O resultado pode significar posicionar seu negócio muito mais perto do coração das pessoas! Esse atributo mercadológico tem um enorme potencial para reforçar a fidelidade e a confiança dos visitantes no seu site.

Quais os componentes da página 404?

A resposta 404 é um código de status HTTP padrão. O surgimento dessa resposta 404 significa que o servidor não localizou a página web solicitada. Essa página pode ter sido movida sem direcionamento ou nem existir.

Já o erro “404 Servidor não encontrado” indica que o servidor não encontrou a página web solicitada. Essa falha pode ser devido a um link quebrado ou página removida ou recolocada sem um adequado direcionamento.

A página 404 existe porque a internet é um lugar em constante mudança. Páginas se movem e ocasionam quebra de links e exclusão de conteúdo. Assim, a pessoa usuária fica informada que ocorreu um erro. Isso impede que ela encare uma tela em branco.

Por isso, uma página 404 projetada de maneira estratégica pode otimizar o contato da pessoa usuária com sua marca no digital. É a oportunidade perfeita para agregar um pouco de criatividade na página, assim como apontar links alternativos. Construa relacionamentos duradouros guiando as pessoas para um conteúdo de alto valor.

Quais as boas práticas para consertar a UX da página 404?

Além de você precisar corrigir a página de erro 404, foque noutros dois aspectos principais: a acessibilidade web e a UX. Acessar uma boa UX de página 404 é uma interação positiva entre visitante e seu espaço na internet. Então, confira boas estratégias nesse sentido:

  • Garanta que a página comunique o erro;

  • Mantenha a aparência do site;

  • Ofereça opções de navegação úteis e alternativas: links para páginas populares, barras de pesquisa, conteúdo inicial do seu site ou mensagens que convidam o retorno à navegação são bons exemplos dessas opções.

O propósito é minimizar a interrupção. Por outro lado, a acessibilidade para sites está ligada à UX das páginas 404. Com essa conexão, você garante que essa mesma página seja compreensível para todas as audiências, inclusive pessoas com deficiência.

O uso estratégico de recursos de design acessível implica em apresentar fontes legíveis com auxílio de navegação clara. Além disso, o teclado deve poder ser habilitado para a navegação. Cabe mencionar que a experiência deve ser compatível com o leitor de tela. Em termos mais detalhistas, uma página 404 deve conter:

  • Compatibilidade entre texto e leitor de tela: pessoas usuárias devem ser capazes de navegar pela página usando software leitor de tela;

  • Compatibilidade de navegação pelo teclado: a pessoa usuária deve contar com o uso do teclado se não puder usar mouse;

  • Alto contraste e visual claro: isso auxilia pessoas com deficiência visual a distinguir os componentes na página;

  • Testes de acessibilidade: a página 404 deve atender padrões de acessibilidade internacionais. Para isso, utilize ferramentas de teste e consulte a WCAG (Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web);

  • Ações proativas de acessibilidade: A incorporação desses recursos apoia uma navegação sem problemas e transforma barreiras em interações positivas.

Dessa forma, todos os públicos podem usufruir de uma jornada contínua com seu site de forma livre e sem barreiras. Os donos de sites devem lidar com a acessibilidade digital e UX como componentes de um mesmo grupo. Ambos tornam a web acessível e atuam para acolher pessoas usuárias, independentemente de habilidades ou condições.

A página 404 que combina UX e acessibilidade vai além da função de alertar sobre erros. Ela é um esforço feito pela sua marca em acolher seus visitantes. Quando você devolve a pessoa usuário para a jornada digital, você reconforta.

Podemos citar as seguintes dicas gerais para um design UX aprimorado:

  • Uso de consistência na linguagem: todas as páginas devem manter um comportamento consistente. Isso faz com que a navegação seja mais intuitiva e mantém a coesão da UX. Essa consistência engloba tipografia, harmonia no esquema de cores e IU familiares;

  • Simplicidade na navegação: seu site deve garantir que a audiência encontre o que procura de um jeito fácil. Isso demanda que seu site ofereça sempre informação de valor com um mínimo de cliques. Esses diferenciais podem ser oferecidos com a implementação de navegação clara e lógica, uso de rótulos descritos para links, botões e dicas úteis como funcionalidades de pesquisa ou breadcrumbs;  

  • Oferta de conteúdo cativante: envolve seu público com uma mensagem bem clara. Divida seu texto em pedaços escaneáveis. Utilize aspectos visuais atrativos e se comunique sempre usando um tom de conversa;

  • Ouça o feedback do mercado: analise as ações das pessoas usuárias e melhore a interação web. Elementos interativos devem ser informativos e responsivos. Isso se aplica a efeito de foco indicando elementos clicáveis, por exemplo;   

  • Expresse a identidade da sua marca usando a página 404:  A página 404 do seu site precisa contar com tipografias, logotipos e esquema de cores da sua marca. Essa combinação garante coesão na UX e uma integração ao restante do site.

Hora da recapitulação!

Esta seção do texto vai apresentar 4 perguntas estrategicamente elaboradas para fazer uma rápida síntese do nosso artigo. Assim, você vai aprender mais sobre a página 404 de um jeito mais aprofundado.

O que é uma página 404?

A página 404 alerta sobre erro. Aparece quando o servidor não encontra a página solicitada, como quando um link está quebrado ou uma URL não existe.

Como a página 404 impacta nos negócios e na navegação das pessoas com deficiência?

Uma página 404 pode frustrar os usuários, afastando clientes e prejudicando a jornada de compra. Para pessoas com deficiência, uma página 404 inacessível é uma barreira significativa na navegação.

Quais os componentes da página 404?

A página 404 deve comunicar o erro, oferecer opções de navegação alternativas (como links e barra de pesquisa) e ser projetada com boa acessibilidade, como compatibilidade com leitores de tela e navegação por teclado.

Quais boas práticas para melhorar a UX da página 404?

Manter a aparência consistente do site, oferecer opções de navegação úteis, garantir acessibilidade com alto contraste e testes de acessibilidade. Além disso, use um design claro e simples.

Conclusão:

Sem dúvida, a identidade da sua marca deve estar em todos os lugares do seu site. Isso inclui a página 404 do seu negócio. Assim como em todas as páginas, a acessibilidade deve estar presente em tudo, até em sua página de erro. Incluir o acesso web em todos os aspectos digitais da sua comunicação cultiva uma relação de confiança com o mercado e os visitantes do seu site.

Seu negócio pode contar com a tecnologia Perto Digital para resolver todos os problemas de acessibilidade da sua presença na internet. Com um posicionamento mais inclusivo e acessível, você conquista mais vendas, desempenho econômico e constrói sua autoridade na internet. Converse agora com nossa equipe e surpreenda sua audiência.