Oferecer um site acessível digitalmente fará seu negócio decolar! A correção de erros em acessibilidade significa maior conexão entre seu negócio e a sua audiência. Como a web acessível é uma vantagem competitiva, este texto vai explorar os 7 erros mais comuns nessa área. O objetivo é apoiar seu empreendimento a amadurecer soluções para esses erros e adequá-las ao seu contexto. Confira o que vamos tratar nesse artigo:
Leia nosso artigo para conhecer mais sobre estratégias capazes de melhorar a qualidade do seu site. Assim, todas as pessoas poderão usufruir da sua oferta ao se conectar com seu empreendimento.
A entrega de uma experiência de usuário mais acessível é um ponto fundamental para sua marca ganhar relevância no mercado. Ferramentas digitais descomplicam a navegação e o uso do seu site, conquistando a atenção de mais pessoas. É um ganho que atinge um mercado além das pessoas com deficiência.
Além disso, sites mais acessíveis são uma estratégia de marketing mais efetiva, pois conquistam um melhor posicionamento no SEO. Isso significa maior economia de recursos e tempo, já que seu marketing entrega mais resultados. Por fim, cabe ressaltar outros ganhos principais como:
Assim, websites e aplicativos devem incorporar a acessibilidade digital desde a concepção do produto até o lançamento dele. A tecnologia assistiva, aspecto fundamental da inclusão, serve para que pessoas possam acessar todo o conteúdo web sem barreiras.
Esta seção do texto é dedicada a apresentar alguns dos erros mais comuns em acessibilidade digital. Além disso, você vai conhecer os principais pontos das soluções para cada contexto.
A correção de erros e diagnósticos precisos aceleram a maturidade do seu site. Sua marca entrega maior qualidade em se tratando de experiência do usuário. Em virtude disso, a oferta de um site acessível supre uma importante demanda mercadológica. Além disso, a própria Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, determina a obrigatoriedade de um site acessível. Essa obrigatoriedade legal pode ser encontrada no artigo 63:
É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Ainda, a acessibilidade digital tem uma forte dimensão ética. A inclusão digital de pessoas com deficiência oportuniza que elas se tornem consumidoras, comprem, vendam, procurem emprego e muito mais!
O propósito desta seção do texto é apresentar uma rápida síntese sobre erros de acessibilidade. Vamos relembrar do nosso conteúdo nas linhas abaixo.
A acessibilidade digital é uma questão com dimensões éticas, mercadológicas e legais. Isso porque afeta positivamente o público e é uma característica demandada pela Lei.
Sim. Um site acessível oferece uma experiência do usuário mais consistente e adaptada para cada público. Esse atributo significa atrair e fidelizar clientes, servindo como uma comunicação digital diferenciada.
Depende do tipo de erro e da circunstância. Por isso, cada solução deve ser adaptada ao seu contexto. Se, por exemplo, você postar no seu blog uma vez por semana, deve focar em gerar textos alternativos para cada vez. Imagine que você crie dois textos para seu blog na semana. Deve se certificar que a navegação permanece fluida para esses dois textos. Por isso, ferramentas de automatização do monitoramento são tão úteis.
A Perto Digital tem a solução para cada problema e erro de acessibilidade no seu site. Nossas soluções priorizam uma jornada otimizada em todos os sentidos para atender todas as necessidades das pessoas com e sem deficiência. Converse com nossa equipe de vendas e conheça nossa proposta.