Quais as 5 tendências de UX que Todo Negócio Precisa Conhecer em 2025?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

São tendências como personalização dinâmica com IA, Design Inclusivo e Acessibilidade, Microinterações Humanizadas, Interfaces Sem Fricção (Zero Friction Design), Experiências Imersivas com Realidade Aumentada e Virtual.

Cada tendência dessas tem um valor específico para o ecossistema de inovação e o UX. Assim, o propósito desse artigo é detalhar cada uma dessas tendências nas linhas abaixo, perpassando pelas seguintes seções:

  • Qual é a importância da UX para a competitividade digital?

  • Como cada tendência citada agrega valor para o ecossistema empreendedor?

  • O que esperar do futuro?

Compreender sobre essas ferramentas é imprescindível para oferecer uma experiência acolhedora para diversos perfis de pessoas usuárias. O mundo digital passa por uma grande metamorfose e incorporar essas tecnologias na sua estratégia é um diferencial. Continue acompanhando nosso artigo na leitura abaixo.

Qual é a importância da UX para a competitividade digital?

Sites devem se preocupar com a UX para oferecer uma jornada adequada e alinhada com as necessidades do público. Afinal, UX não é somente seguir mecanicamente um checklist de boas práticas ou otimizações em páginas web.

UX envolve saber lidar com pessoas e identificar sempre possibilidades de melhorar a navegação e o uso. Cada site requer adequações específicas, o que melhora a jornada como um todo. Com essa boa entrega, você estará atraindo públicos apaixonados pela sua marca.

Daí, seu empreendimento alcança maiores resultados financeiros, credibilidade e status no mundo digital. Além de ser uma questão mercadológica, sua organização atende um requisito ético. Uma UX que atende diferentes audiências promove a inclusão. A partir das linhas abaixo, vamos explorar como isso acontece na prática!

O acesso de um número cada vez maior de consumidores e a digitalização dos negócios estão moldando tendências. O futuro está nas mãos de lideranças empreendedoras que souberem ativar o máximo potencial dos negócios no online.

Como cada tendência citada agrega valor para o ecossistema empreendedor?

Vamos recapitular as tendências que estão moldando o futuro da UX e estarão cada vez mais presente em 2025: 

  • Personalização dinâmica com IA; 

  • Design Inclusivo e Acessibilidade;

  • Microinterações Humanizadas;

  • Interfaces Sem Fricção (Zero Friction Design);

  • Experiências Imersivas com Realidade Aumentada e Virtual.

O propósito dessa seção é realizar sínteses de cada uma dessas tendências. Desse modo, você confere como cada novo recurso agrega acessibilidade para a UX.

  • Tendência 1 - Personalização Dinâmica com IA: seu site pode criar experiências sob medida para cada pessoa usuária. Na prática, isso envolve conteúdo adaptado e recomendações inteligentes. Duas aplicações contextualizam a exemplificação desse recurso. Por meio de dados robustos e inteligência artificial, interfaces poderão se adaptar às necessidades das pessoas usuárias. A interface consegue prever ações e oferecer soluções personalizadas em tempo real. Além disso, as plataformas podem ajustar automaticamente o layout com base nas preferências do público. Isso traz um ganho enorme para a acessibilidade digital. Sites poderão ser mais convidativos e trazer uma UX adaptada para vários perfis de pessoas com deficiência. A IA agrega enormemente nesse processo de adaptação!

  • Tendência 2 - Design inclusivo e acessibilidade: essa segunda tendência é um desdobramento da primeira. Assim, o foco está na criação de interfaces que atendem a todas as pessoas. O UX terá um papel protagonista na oferta de interfaces acessíveis a todos, independentemente de deficiências ou habilidades. Em palavras mais específicas, isso envolve interfaces com alto contraste, recursos de leitura de tela e navegação por teclado. Testes de acessibilidade bastante rigorosos são outras boas práticas nesse aspecto.

  • Tendência 3 -  Microinterações Humanizadas: a inovação mora nos detalhes e nas experiências agradáveis! A UX pode contribuir com efeitos visuais, animações sutis e feedbacks táteis para enriquecer interações. Essa UX marcada por jornadas memoráveis, agradáveis e intuitivas fortalecerão a conexão emocional com as pessoas.


  • Tendência 4 - Interfaces Sem Fricção (Zero Friction Design): é a redução de cliques desnecessários para a navegação. Sites que seguem esse tipo de interface oferecem uma navegação mais direta e objetiva. Um exemplo seria o Single Sign-On (SSO) que permite a pessoa usuária fazer login usando um único conjunto de credenciais. Isso agrega valor para a pessoa usuária, já que ela pode acessar a mesma aplicação durante uma mesma sessão. Outro exemplo seria pagamentos efetuados com um único clique. Esse tipo de navegação é mais intuitiva porque demanda menos cliques. Isso oferece uma oportunidade de navegação e uso mais simples, o que significa inclusão no digital.

  • Tendência 5 - Experiências Imersivas com Realidade Aumentada e Virtual: essa tendência trará experiências muito mais imersivas e inovadoras. A Realidade Aumentada (AR) permitirá que a pessoa visualize produtos em ambientes reais. Já a Realidade Virtual (VR) possibilita treinamentos simulados e colaborações no mundo virtual. Outra aplicação é a integração da AR e da VR nos e-commerces e serviços para criar experiências de compra memoráveis.

O que esperar do futuro?

As tecnologias do presente e do futuro vão priorizar cada vez mais uma UX acessível e acolhedora. Até porque a acessibilidade digital tende a ser uma realidade presente nos negócios por um conjunto de motivos. Pressão dos consumidores, necessidade de maior competitividade, demanda por inovação são algumas dessas forças que estão moldando o mercado de 2025.

Que tal relembrar todas essas ideias trabalhadas neste texto?

Recordar é aprender mais! Esta parte do texto vai citar alguns pontos fundamentais para fixar nosso conteúdo. Até porque o primeiro passo para incorporar essas tendências de 2025 nos seus negócios é estudar sobre esses temas.

Quais são as tendências em UX que seu negócio deve seguir em 2025 para agregar competitividade?

Personalização dinâmica com IA, Design Inclusivo e Acessibilidade, Microinterações Humanizadas, Interfaces Sem Fricção (Zero Friction Design), Experiências Imersivas com Realidade Aumentada e Virtual.

Por que elas são imprescindíveis para a acessibilidade digital e o protagonismo da pessoa com deficiência?

Porque permitem uma maior personalização! São tecnologias que utilizam dados das pessoas usuárias e muita IA para oferecer uma experiência sob medida. Uma jornada customizada atende as demandas por acessibilidade das pessoas com deficiência.

Conclusão:

Seguir as tendências da UX é conectar seu negócio com a acessibilidade digital e um futuro mais competitivo. Amplie sua base de clientes ao incorporar essas inovações nas suas estratégias empreendedoras. A implementação de soluções acessíveis deve ser uma pauta do seu planejamento em 2025.

A Perto Digital é um startup que entrega várias soluções que atendem diferentes necessidades por acessibilidade do seu negócio. Com as nossas soluções e plugins, seu site será mais inclusivo e acolhedor para as pessoas com deficiência. Acesse nosso site e saiba mais.