Enquanto a acessibilidade significa a condição para alcançar, perceber, entender e utilizar um recurso, a inclusão pressupõe adicionar pessoas e coisas em grupos ou núcleos.
Logo, este blog texto vai detalhar, exemplificar e especificar melhor esses dois conceitos. Vamos aprender como ambos os termos se encaixam em situações práticas!
Afinal, quando lidamos com a diversidade, surgem muitas definições e nomes bem próprios que precisam ser esclarecidos. Por isso, o propósito deste artigo será responder essas questões principais:
Essas duas palavras precisam fazer parte do seu vocabulário empresarial. Conheça mais sobre o significado desses conceitos e conecte seu negócio com a pauta das pessoas com deficiência. Venha conhecer mais sobre esse universo lendo nosso texto!
Conforme já mencionado, inclusão é o ato de acrescentar coisas ou pessoas em núcleos e coletivos. Entender o antônimo de inclusão ajuda a aprofundar o conceito e fornece exemplos concretos.
O antônimo de inclusão é a exclusão! Prestar atenção nesses termos oferece uma compreensão bem mais aprofundada sobre os significados. Até porque as palavras têm um poder imenso! Nomear comportamentos e atitudes ajudam a compreender como colaborar com a pauta das pessoas com deficiência. A seguir, vamos examinar como acontece a exclusão antes de entender melhor a inclusão.
A exclusão acontece quando pessoas não acessam espaços, grupos e não podem exercer direitos ou cumprir deveres. A exclusão assume muitas faces. Quando uma criança não é aceita em uma escola só porque a instituição não conta com estruturas adequadas ela é excluída do direito de estudar.
No âmbito digital, por exemplo, existem sites que não contam com recursos necessários e acabam restringindo o acesso das pessoas com deficiência, inviabilizando a inclusão digital.
Dificuldades financeiras que desestimulam famílias a comprar celulares pode ser considerada uma “exclusão digital”. Já que o progresso das tecnologias digitaliza muitos aplicativos e serviços governamentais, essas famílias ficam impedidas de acessar políticas públicas, o que amplia as desigualdades sociais.
A inclusão envolve interação: pessoas com deficiência podem exercer direitos e deveres em igualdade como os outros cidadãos. É a equiparação das oportunidades de participar da vida social de uma forma plena.
Esses 2 exemplos podem facilitar o entendimento:
A Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 esclarece essa definição com seguinte texto:
acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Já a Lei nº 13.146, Estatuto da Pessoa com Deficiência, traz a seguinte explicação sobre o conceito de “pessoa com deficiência”:
“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”
Uma pessoa com deficiência precisa que espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, transportes, edificações e meios de comunicação sejam de fácil acesso e manuseio. Até porque as leis dizem que o indivíduo com deficiência sempre estará em interação com o ambiente. Essa interação exige que o ambiente seja adequado e adaptado para atender as necessidades de todas as pessoas.
O propósito da acessibilidade é garantir que os itens e estruturas usadas pela pessoa com deficiência sejam:
O site da sua empresa é um ótimo exemplo: ele precisa ter a acessibilidade como parâmetro fundamental. Dessa forma, as pessoas usuárias com deficiência poderão navegar de maneira segura, autônoma e conhecer mais sobre a sua marca. Elas estariam usufruindo do direito de consumir e de conhecer as soluções do mercado como qualquer outra pessoa. É a igualdade de oportunidades, direitos e deveres.
Além do forte atributo mercadológico, a acessibilidade digital é um importante ingrediente ético e ativador de impacto social. É inegável que a dimensão cidadã está presente na oferta de sites acessíveis.
A oferta de internet acessível é um meio para ativar a inclusão no seu ambiente corporativo. Adquirir tecnologia para dotar seu site com acessibilidade é o primeiro passo para fortalecer uma cultura que celebra as diferenças.
Aprender exige exercitar a memória! Esta parte do texto vai citar os principais temas trabalhados anteriormente para assimilar ainda mais o nosso conteúdo. A incorporação da acessibilidade e da inclusão demandam um aprendizado constante!
Ferramentas acessíveis, sites e recursos interativos são meios para se atingir a inclusão. A acessibilidade é um caminho para incluir pessoas com deficiência no meio digital.
Sites acessíveis oferecem uma navegação segura e autônoma. Esse fator se traduz em igualdade e equidade para o seu público usuário. Dessa forma, seu negócio consegue ser mais atrativo para o mercado.
Um site acessível consegue, por exemplo, facilitar que pessoas com deficiência comprem na internet. Isso é a efetivação dos direitos e deveres do consumidor. Além disso, um órgão público que apresente uma jornada digital acolhedora apoia as pessoas com deficiência no desempenho do papel delas enquanto cidadãs.
A Perto Digital oferece diversas soluções para que o seu site seja mais acessível e comunique sua ideia de negócios para uma ampla audiência.
Não permita que haja barreiras comunicacionais entre você e seu cliente. Priorize a qualidade de uma navegação fácil e intuitiva para todas as pessoas usuárias e em qualquer contexto. Converse com nossos consultores e conheça nossos serviços.