Focar em indicadores-chaves permite que a acessibilidade digital seja acrescida em seu produto digital com maior agilidade e progresso consistente.
Para que isso aconteça, sua equipe deve mensurar esses indicadores-chave de maneira mais técnica e profissional possível. Portanto, este nosso texto vai tratar dos seguintes temas:
Convidamos a audiência do blog Perto para aprender mais sobre esse tema lendo este artigo. Com a finalização dessa leitura, você vai conseguir mensurar seu desempenho em acessibilidade digital com maior critério, planejamento e execução. Siga lendo!
Imagine que seu site esteja num processo de auditoria para descobrir algum problema de acessibilidade. Nessas circunstâncias, a equipe tenta resolver esses problemas, sem sucesso. Isso porque esses problemas sempre reaparecem, num ciclo interminável de trabalhos interrompidos e correções.
Dessa forma, o progresso da implementação da acessibilidade em seu site é constantemente travado. Esse acréscimo de trabalho eleva o nível de complexidade dos seus processos, o que traz resultados bastante negativos.
Para evitar tantos problemas, a abordagem ágil serve para agregar a acessibilidade ao longo do ciclo de vida do produto. A abordagem ágil segue princípios como a efetivação de melhorias em segmentos focados e prioritários. Dessa forma, experiências digitais incorporam a acessibilidade, ativando a inclusão das pessoas com deficiência. A quebra de barreiras é de extrema importância nesses processos.
O uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) são essenciais para executar esta tarefa de acompanhamento. Assim, seu negócio pode encontrar o maior número de barreiras presentes no seu site. Ainda, sua equipe vai aprimorar o know-how e resolver problemas de acessibilidade em cada vez menos tempo.
Esse nosso texto apresentará três indicadores-chave de desempenho (KPIs) básicos. Suas equipes podem utilizar esses KPIs para monitorar a eficácia das ações voltadas à incorporar a acessibilidade.
Outros dois KPIs de acessibilidade apoiarão a mudança de mentalidade da sua equipe. Essa estratégia servirá como base para adotar abordagens ágeis. A abordagem ágil resulta em soluções eficientes e sustentáveis. Siga lendo a leitura para descobrir quais são!
Equipes devem ativar KPIs contínuos para acessibilidade digital e estar em conformidade com a Lei 13.146. De acordo com esta Lei:
Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Projetar produtos digitais alinhados com as demandas das pessoas com deficiência não significa preencher só um checklist! Medições consistentes são fundamentais para a sustentabilidade de experiências digitais utilizáveis para todos os públicos.
Esse diferencial competitivo pode apoiar a conquista de objetivos mais amplos envolvendo conformidade e inclusão organizacional. O uso de dados atualizados é fundamental para direcionar esforços nas áreas que vão gerar mais impacto.
Dessa forma, sua equipe identificará obstáculos e a melhor maneira para superá-los. O trabalho será bem mais estratégico e efetivo. A medição de acessibilidade e os KPIs auxiliam as partes interessadas a compreender a significância da inclusão digital. Assim, elas podem ajudar sua empresa com recursos adicionais.
A própria equipe pode escolher os KPIs de acessibilidade de acordo com os objetivos do projeto. A seguir, apresentamos alguns tipos de métricas que você pode escolher em função do tipo de propósito empresarial.
Nesse contexto, o KPI seria o número de problemas existentes nos fluxos das pessoas usuárias. Um fluxo de pessoas usuárias é um caminho que as elas percorrem para finalizar ações. São exemplos:
Identificar o número de problemas que geram impactos negativos nos fluxos de pessoas usuárias é fundamental. Dessa forma, sua equipe pode direcionar esforços para demandas estratégicas e garantir que as necessidades prioritárias sejam atendidas.
O KPI “tempo médio para resolver um problema de acessibilidade” direciona esforços para a lista de pendências. Você pode produzir mais em termos de resolução de problemas se especificar suas demandas e mensurar sua velocidade.
Nesse processo, considere um período específico e avalie padrões de qualidade que seu time quer alcançar. Equipes alinham acessibilidade e fluxos de trabalho para reduzir o número de bugs. De um modo simultâneo, elas alcançam eficiência na correção de bugs ativos. Se problemas de acessibilidade forem corrigidos em tempos cada vez mais curtos:
Este objetivo consiste no KPI “comparar números de problemas de acessibilidade em novos lançamentos com os antigos lançamentos”. As equipes deverão notar uma tendência decrescente no número de problemas em cada nova versão.
Mais bugs de acessibilidade serão identificados e eliminados antes do lançamento do produto ou antes da mescla do código.
Sua equipe precisa identificar o “como” sua equipe está alcançando o sucesso com a adoção da acessibilidade. Dessa maneira, sua equipe entenderá como melhorar a abordagem, seja modificando recursos adicionais, seja ajustando a velocidade. Nesse contexto, alguns KPIs podem ser:
Esta seção é dedicada a recapitular os termos trabalhados no artigo para reforçar o aprendizado. Com isso, você terá bem mais insights inovadores para incorporar na análise da sua acessibilidade.
Mensurar o desempenho de otimização da acessibilidade do seu site.
Depende do objetivo do seu negócio! Há KPIs para:
Conclusão:
Sua marca pode ser mais acessível com o apoio da Perto Digital A Perto Digital oferece um conjunto de soluções para a sua marca incorporar a acessibilidade digital. Nossa especialidade é fornecer recursos como:
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