Qual é o objetivo e a importância do Dia Nacional da Acessibilidade?‍

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

O propósito em se ter um dia nacional da acessibilidade é relembrar a importância dela no nosso dia a dia. Portanto, este texto terá como missão relatar o impacto da acessibilidade nos negócios e na rotina das pessoas com deficiência. Vamos entender melhor estes assuntos nas seguintes seções:

  • Por que é fundamental que a sociedade discuta sobre a acessibilidade?
  • Quais as dimensões da acessibilidade que sua empresa pode adotar?
  • Qual é o diferencial competitivo que a acessibilidade digital traz para seu empreendimento?

Leia nosso artigo e compreenda o papel do seu negócio em promover um mundo mais acessível. Seja parte dessa poderosa transformação digital que celebra as diferenças e a diversidade!

Por que é fundamental que a sociedade discuta sobre a acessibilidade?

O dia 05 de dezembro é uma data específica para comemorar a acessibilidade. O momento é propício para entender o papel de cada empreendimento, pessoa e organização na consolidação de uma sociedade equitativa e igualitária. Afinal, as lutas pelo acesso e a aceitação da diversidade são públicas!

Pressão dos clientes, demandas legais, tendências e necessidade de fidelizar consumidores fazem com que soluções acessíveis sejam ainda mais requisitadas. Essa conjuntura abre espaço para debates sociais cada vez mais aprofundados.

Por que celebrar o dia nacional da acessibilidade?

A data é ideal para estimular a adoção de soluções acessíveis! Somos todos responsáveis por promover uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência.

A aplicação da acessibilidade nas mais diversas dimensões e contextos é uma demanda legal! A própria Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000 reforça essa demanda quando estabelece o propósito no próprio texto dela:

Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

Com o estabelecimento de normas gerais e critérios, as soluções acessíveis precisam ser incorporadas nas mais diversas situações e contextos. Dessa forma, o tema ganha relevância perante as organizações privadas e públicas. 

Quais as dimensões da acessibilidade que sua empresa pode adotar?

Há diversas dimensões da acessibilidade que seu negócio pode incorporar.
Esta seção terá como propósito detalhar e exemplificar cada uma dessas dimensões. Os ganhos da acessibilidade podem ser traduzidos nestes pontos:

  • Ampliação da autonomia e independência para as pessoas com deficiência;

  • Possibilidade das pessoas com deficiência se sentirem partes pertencentes a grupos sociais. É a inclusão em ação;

  • Pessoas podem exercer os papéis de cidadão, consumidores e efetivar direitos e deveres. 

A acessibilidade é definida nestes pontos pela Lei 10.098:

I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;  

Ela pode estar presente, por exemplo, na UX que seu site oferece para o mercado. 

Agora, confira esses exemplos das dimensões da acessibilidade que sua empresa pode incorporar:

  • Acessibilidade arquitetônica: são recursos que viabilizam a locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. É um aspecto fundamental de eventos, por exemplo. A arquitetura permite que pessoas com deficiência ocupem espaços privados e públicos. Sua empresa pode adotar a acessibilidade arquitetônica ao construir elevadores, corrimões e rampas de acesso.

  • Acessibilidade comunicacional: o objetivo aqui é tornar todas as comunicações acessíveis para qualquer perfil de público. É a efetivação do direito à informação. A personalização de sites com o recurso Libras é um exemplo de comunicação acessível. A comunicação é imprescindível para se relacionar, trabalhar e estudar.

  • Acessibilidade atitudinal: são práticas interpessoais responsáveis por diminuir a distância entre as pessoas. Atitudes são fundamentais para construir uma cultura empresarial acolhedora. No seu negócio, você pode promover debates sobre a aceitação das diferenças, por exemplo.

  • Acessibilidade metodológica: a ênfase recai na adaptação de recursos e metodologias para facilitar o entendimento. Textos em braile e métodos inclusivos usados em Universidades corporativas são exemplos. 

  • Acessibilidade instrumental: superar barreiras com uso de ferramentas e objetos. Seria quando uma pessoa com deficiência visual utiliza software de leitor de tela.

  • Acessibilidade digital: é o acesso fácil e rápido a sites e redes sociais. O acesso digital se mostra uma questão cada vez mais relevante no nosso cotidiano tão conectado. O envelhecimento da população mundial demanda cada vez mais ferramentas acessíveis digitalmente na nossa economia 4.0. São alguns exemplos de aplicações de acessibilidade digital:

  • Textos alternativos;

  • Vídeos legendados;

Além dessas já citadas dimensões de acessibilidade, temos ainda a acessibilidade natural e a programática. A primeira diz respeito à quebra de barreiras naturais, como a remoção de obstáculos em praias, por exemplo. A segunda trata da adequação de leis, leis e regimentos à realidade de pessoas com deficiência. 

Quais as barreiras que a acessibilidade pode quebrar?

Muitas! De acordo com a Lei nº 10.098, a definição de barreira é:

Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em: 

                 

  • Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;  

  • Barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

  • Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;               

  • Barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;

Qual é o diferencial competitivo que a acessibilidade digital traz para seu empreendimento?

Se seu negócio oferecer site acessível, você atinge uma maior fatia do mercado.

Até porque todas as pessoas gostam e preferem uma jornada digital mais simples, objetiva e efetuada com poucos cliques. Além do lucro, seu site vai atingir as primeiras posições nas pesquisas, pois motores de busca priorizam a acessibilidade. 

Vamos recapitular os principais pontos desse texto para fixar o conteúdo?

Todos os temas já trabalhados no decorrer deste texto serão recapitulados, pois relembrar ajuda a entender melhor.

Quais as dimensões da acessibilidade que sua empresa pode incorporar?

São a acessibilidade arquitetônica, comunicacional, atitudinal, metodológica, instrumental e digital. 

Por que sua empresa precisa celebrar o Dia Nacional da Acessibilidade? 

Celebrar o Dia Nacional da Acessibilidade ativa debates envolvendo a adoção de soluções acessíveis em seu empreendimento. 

Por que o Brasil precisa celebrar o Dia Nacional da Acessibilidade?

O debate fomentado pelo Dia Nacional da Acessibilidade possibilitará o avanço de diversas pautas relacionadas à inclusão e acessibilidade.

Conclusão:

A acessibilidade precisa estar sempre presente em falas, debates e diálogos internos na sua empresa. O acesso é uma questão de ética, legal e mercadológica. 

A Perto Digital oferece um conjunto de recursos e plugins para seu site ser mais atrativo para pessoas com deficiência. Comemore o Dia Nacional da Acessibilidade, leia nossos artigos e participe dessa transformação digital acessível.