O teste de acessibilidade consiste em identificar o grau de facilidade de uso do software por pessoas com deficiência ou limitações adquiridas com a idade avançada.
Este tipo de teste cumpre um relevante papel para oferecer sempre uma experiência de usuário (UX) agradável e cômoda. Assim, este texto perpassa seis eixos principais:
O acesso digital é um ingrediente de um empreendimento vitorioso. Fique sabendo de todas as respostas para as perguntas acima no texto a seguir e faça parte da transformação digital acessível. Vale a pena investir em acesso online!
Esse teste consiste em identificar se softwares são acessíveis. No caso, o nível de facilidade em usar é testado. Outro propósito é garantir que os componentes do software sejam utilizados por pessoas com qualquer limitação. O teste de acessibilidade se assemelha com o teste de usabilidade. O diferencial é que este teste valida a usabilidade e acessibilidade juntos.
Num cenário ideal, o próprio testador é uma pessoa com deficiência, podendo ser deficiência visual, auditiva, dificuldades de aprendizagem ou órgãos não funcionais. É difícil para as empresas contar com profissionais com cada deficiência dessas para testar o software! Em função dessa dificuldade, a equipe testadora vai avaliar as necessidades de modo bem amplo e não tão específico.
Com um teste para avaliar as barreiras que impedem a acessibilidade plena, a UX fica bem mais direta, fluida e cômoda. Vários perfis de audiências com diferentes deficiências e contextos poderão acessar seu software sem impedimentos. Dessa forma, a pessoa usuária passa a ter maior autonomia e independência quando utiliza seu sistema. Ela não precisará de ajuda para executar tarefas.
O teste de acessibilidade amplia a qualidade do seu software e otimiza a UX. Dessa forma, você conquista uma maior audiência por oferecer um uso mais simples e efetivo. Ao atingir a diversidade, você conquista maior lucro, performance e melhora o status social da sua organização.
A metodologia de testes de caixa preta é bem útil nessas circunstâncias. O testador verifica através de extensões disponíveis no mercado de software se pessoas com daltonismo conseguem visualizar a interface e os componentes dela. Essa visualização precisa ser feita de jeito agradável e direto, sem dificuldades.
Outro aspecto do teste consiste em verificar se uma pessoa com miopia consegue ler instruções. A legibilidade das informações precisa ser facilmente assimilada. Ainda, a interface deverá contar com um tradutor para linguagem brasileira de sinais. Esse atributo garante o acesso por pessoas com deficiência auditiva não alfabetizadas.
O maior foco das boas práticas consistem em entregar uma experiência para o mais diverso público. Boas estratégias consistem em:
Efetuar testes de acessibilidade em sites do governo é fundamental para garantir que eles atendam às exigências legais e às demandas cidadãs. Não são só sites empresariais que necessitam de testes de acessibilidade! Por isso, esta seção do texto vai se dedicar a mencionar sobre o caso da acessibilidade em sites governamentais. O Estado Brasileiro, através de legislações, exige que sites de órgãos públicos sejam acessíveis.
Um bom exemplo é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Tal Lei, já no artigo 63, define:
É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Afinal, acessar serviços públicos é uma questão cidadã. Dessa forma, testes de usabilidade são efetuados com pessoas reais, incluindo pessoas com deficiência. São práticas para identificar e quebrar barreiras. Ainda, os sites validados precisam estar de acordo com as diretrizes da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).
A equipe de Perto Digital oferece os serviços de diagnóstico e muito mais recursos para que seu site seja acessível. O nosso propósito é fazer com que seu site seja acolhedor e celebre as diversidades.
Esta seção vai apresentar questões instigantes para você aprofundar seu conhecimento sobre testes de acessibilidade.
Ele tem como objetivo garantir que um software tenha fácil uso e contemple as necessidades de pessoas com deficiência.
Sim! Tanto é que o teste de usabilidade é parte do teste de acessibilidade.
O teste de acessibilidade valida se o UX do seu software oferece uma jornada digital tranquila e adaptada para as demandas do seu público.
O teste de acessibilidade confirma se seu software é adequado para atingir mais pessoas oferecendo uma jornada simples e descomplicada. Essa característica resulta em maior lucro, credibilidade e melhora do status social.
A nossa equipe da Perto Digital oferece uma gama de ferramentas e análise da acessibilidade do seu site para que seu negócio performe. Somos a empresa mais completa em se tratando de acessibilidade digital. Leia nosso blog e converse com nossa equipe para conhecer nossa proposta de valor.