Táticas para você inovar com trabalho em rede e inclusão digital

Felipe Gruetzmacher
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O que o trabalho em rede e a inclusão digital agregam para o seu modelo de negócios?

As melhores inovações não são invenções novinhas em folha! Elas conectam ideias e transformam esse conjunto de conceitos em algo novo. Por isso, uma rede de partes interessadas nos resultados empresariais agrega um resultado ainda mais efetivo.

O livro “Dez tipos de inovação: a disciplina de criação de avanços de ruptura” aponta insights para estimular a colaboração.

São as chamadas “táticas de inovação:” formas de combinar ideias inovadoras.

Há um tipo específico de tática para estimular a inovação em rede.

Assim, o propósito deste texto é duplo. Com o nosso conteúdo, você vai:

  1. conhecer mais sobre a tática de inovação voltada para a performance em rede;

  2. saber como a inclusão digital pode agregar efetividade nessas táticas.

Acompanhe este texto e descubra muitos conceitos novos sobre acessibilidade digital e transformação empresarial.

Quais são as táticas para ativar a inovação em rede?

Podem ser:

  1. Alianças: partilha de riscos e receitas. Assim, o coletivo acaba acessando vantagens competitivas.

  2. Colaboração: construir parcerias para acessar um mútuo benefício.

  3. Parceria complementar: compartilhar ativos com empresas que atendem mercados semelhantes e oferecem soluções diferentes.

  4. Consolidação: adquirir vários negócios de mercados complementares ou de um mesmo negócio.

  5. Concorrência cooperada: unir forças com negócios originalmente concorrentes para atingir uma meta em comum.

  6.  Franquia: licenciar soluções para gerar receitas.

  7. Fusão/aquisição: associar dois ou mais negócios para acessar recursos;

  8. inovação aberta: acessar processos ou patentes de outras empresas para incrementar o know-how interno. Sua empresa também pode conceder essa propriedade intelectual e processos internos para parceiros.

  9. Mercados secundários: um processo empresarial pode criar subprodutos que não são, necessariamente, a solução principal do negócio. Mesmo assim, esses subprodutos podem ser úteis para mercados secundários.

  10. Cadeias de suprimentos integradas: coordenação e integração de processos e/ou informação ou entre partes de uma cadeia de valor.

Um exemplo ajuda a entender melhor a aplicabilidade dessas táticas.

A maioria das empresas não pode desenvolver um centro de dados próprio. 

O custo dos aplicativos, servidores e da manutenção é alto e complexo. Então, a

Amazon, em 2006, lançou a Amazon Web Services (AWS) para fornecer capacidade de computação praticamente ilimitada para parceiros. Dessa forma, por meio de um conjunto de aplicativos e infraestrutura virtual, a Amazon colocou a tática “parceria complementar”. 

Essa tática possibilitou que quase qualquer negócio alugasse a capacidade de computação por baixo custo e desenvolvesse inovações. 

A partilha de um ponto forte da Amazon, a capacidade de computação, gerou um impacto positivo para outras empresas. 

Como essas táticas de inovação se conectam com a inclusão digital?

Se seu negócio usar alguma tática de inovação em rede, você vai precisar da validação do seu público! 

Por isso, um site acessível, inclusivo e acolhedor facilita que seu empreendimento se conecte com o mercado e busque feedbacks. 

Uma inovação só é validada quando é comprada e a compra só vai acontecer se houver interesse!

Um empreendimento que oferece uma jornada web com recursos de acessibilidade deixa o cliente mais à vontade para comprar.

Afinal, a acessibilidade digital é uma experiência de manuseio, navegação e compra mais tranquila, prática e intuitiva.

Pessoas com deficiência constituem uma parcela significativa do mercado consumidor. Investir numa comunicação digital apropriada para este público amplia o número de visitantes para seu site e gera mais vendas.

Com sua oferta sendo validada, seu negócio terá um maior direcionamento para usar táticas para ativar inovação em rede.

Imagine, por exemplo, que você vai utilizar uma tecnologia de uma empresa parceira para inovar sua proposta de valor. Esse movimento estratégico só fará sentido se você tiver uma oferta minimamente validada. 

Expor sua solução com um site acessível gera conexão com um público maior. 

Esse maior alcance significa mais chances de você validar e vender sua oferta.

Crie e comercialize soluções oferecendo tranquilidade e uma jornada digital confortável para a pessoa usuária! Aprenda iterando com seus clientes e parceiros através de tomadas de decisões estratégicas e uma poderosa web inclusiva. 

Estar com seu negócio alinhado com a inclusão digital amplia sua performance empreendedora, lucro, autoridade e credibilidade!

Conte com as nossas soluções para se aproximar dos seus clientes e parceiros

Nós oferecemos ferramentas e recursos para que seu negócio seja acolhedor e acessível.

Sua comunicação digital será muito mais impactante e poderosa!

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