Com certeza! O mundo dos negócios caminha para a acessibilidade digital plena!
Seu empreendimento pode conquistar um valioso posicionamento no coração do seu cliente através do acesso na web.
Afinal, por que investir em acessibilidade digital? Os motivos são variados e vamos explorar cada um deles. Além disso, o presente texto traz definições importantes a partir dessas perguntas-base:
Tantos e tantos conceitos e definições farão você entender como a acessibilidade e as diretrizes legais podem ser um diferencial competitivo. Um produto digital acessível que supera as expectativas do cliente transforma pessoas em fãs da sua marca.
Por todas essas ideias expostas, agregar a acessibilidade em seu site é um fator primordial para seu sucesso. Saiba o porquê nas linhas abaixo.
A acessibilidade digital envolve soluções que possibilitam a navegação livre, autônoma e independente das pessoas com deficiência pela internet. Imagine que uma web acessível é a quebra de barreiras na internet.
A acessibilidade em sites é tão importante quanto uma empresa adotar uma cultura inclusiva no dia a dia. Além disso, é uma questão de direitos dos consumidores com deficiência!
Enfim: um site acessível não apresenta dificuldades ou barreiras para um uso pleno pela pessoa usuária. A internet mais próxima da realidade da pessoa usuária democratiza oportunidades para todo o ecossistema de inovação!
Um modelo de negócios apresenta diferenciais competitivos de acordo com as ações e reações do mercado. Assim sendo, empreendimentos com sites acessíveis são respostas para uma maior presença de pessoas com deficiência na internet.
Além disso, o acesso é um diferencial por apresentar atributos específicos, frutos da interação com os clientes e a concorrência. Assim, a acessibilidade é resultado da interdependência entre negócios e mercado porque:
De diversas formas! O acesso digital facilita que o cérebro da pessoa usuária retenha mais informações porque oferece uma experiência digital que atende a diversas necessidades comunicacionais.Por exemplo:
Há muitas outras soluções em acessibilidade digital! Cada uma delas otimiza a percepção da pessoa usuária de maneira única. A conexão entre sua marca e a audiência é facilitada dessa forma.
Tantas ferramentas que proporcionam inclusão digital apoiam vários perfis de clientes e não só pessoas com deficiência. Prenda a atenção do seu mercado com muita efetividade e estratégia!
Uma web acessível se encaixa na construção de um site, comunicação da sua marca e redes sociais. Portanto, a personalização ofertada pela web inclusiva beneficia um público bem mais amplo do que somente pessoas com deficiência. É uma melhora para todo o mercado.
Por mais que a acessibilidade digital seja uma inovação por si só, cada empresa tem um jeito diferente de inovar. A proposta de valor e os diferenciais de uma barbearia são diferentes do que uma fintech, por exemplo. Mesmo assim, em ambos os casos, o acesso digital pode impulsionar o jeito único da sua empresa inovar. Por exemplo:
Um exemplo de canal complementar é um ponto de vendas que se destaca do comum das práticas tradicionais.
Esse caso é uma inovação em canal.
Exemplos seriam métodos de produção registrados e patenteados.
É um caso de inovação em processos que garante maior eficiência e menor custos.
Agora, imagine que seu produto tenha um desempenho superior graças a uma inovação em processos. Você pode usar a acessibilidade para sites para divulgar essa novidade para o seu público!
Exemplo seria a empresa que agrupa vários serviços em pacotes para oferecê-las ao mercado. Empresas de tecnologia que utilizam plataformas para criar aplicativos são outro exemplo. A nossa Perto Digital tem um sistema de inovação assim, pois comercializa planos.
É uma inovação no sistema de produtos. Seu negócio que incorpora o sistema de produtos pode abocanhar um mercado ainda maior com o acesso à web!
Soluções mercadológicas que forneçam prestígio, status ou reconhecimento social para seus clientes são exemplos. São formas únicas de lidar com pessoas! Acessibilidade em sites é outro exemplo de como tratar pessoas de maneira formidável e inesquecível.
No panorama nacional, a implementação da acessibilidade enfrenta desafios como a falta de priorização por parte das empresas e dos governos. Dessa forma, esse contexto deve servir como inspiração para o seu negócio.
Afinal, há oportunidades inéditas para empreendimentos dispostos a atingir o mercado através da acessibilidade digital. Consumir, comprar, ter acesso a relacionamentos e se entreter são demandas de todas as pessoas nestes tempos 4.0.
De acordo com o Pnad Contínua 2022 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de pessoas com deficiência de 2 ou mais anos no Brasil é de 18,6 milhões de pessoas. É um mercado consumidor ávido por suas propostas!
A acessibilidade digital possibilita ganhos compartilhados entre várias pessoas e instituições do ecossistema de inovação. Entre as organizações e pessoas impactadas pela acessibilidade estão clientes, empresas, stakeholders e colaboradores. Confira com maiores detalhes:
Sendo assim, a acessibilidade digital é uma questão de responsabilidade social.
Negócios que facilitam o alcance das pessoas obtêm reconhecimento da sociedade, pois estão conectadas com a agenda ESG. No caso, esse perfil de empreendimento está associado com o S (social).
É um reforço ao relacionamento interno e externo da organização. Além disso, uma empresa digitalmente inclusiva impacta positivamente na redução das desigualdades, estando associada com os ODS.
A acessibilidade digital serve para todas as empresas, desde startups inovadoras até os empreendimentos mais tradicionais. Afinal, hoje em dia, todos os negócios precisam estar na internet para se comunicar com o público!
Imagine, por exemplo, uma fintech que apresenta conteúdo sobre educação financeira no blog dela. Ela vai precisar apresentar ferramentas que convertem texto em áudio para que pessoas cegas possam compreender os posts.
O mesmo raciocínio se aplica a uma padaria que apresenta conteúdo em blog, noutro exemplo. Esses dois contextos servem para apresentar a necessidade do acesso digital em negócios inovadores e empreendimentos mais convencionais.
Lógico! A rede de apoio espontânea é um grupo de pessoas que auxilia a pessoa com deficiência nas tarefas do dia a dia. Podem ser famílias, vizinhos, comunidades e organizações sociais. Mesmo essa rede é impactada indiretamente pela acessibilidade tecnológica.
Afinal, um site que oferece uma navegação autônoma facilita a vida das pessoas com deficiência. Essa independência gera qualidade de vida para toda a rede de apoio. A jornada digital que estimula o protagonismo da pessoa usuária é um avanço em praticidade.
Sim! A implementação da acessibilidade digital depende do nível de amadurecimento do seu empreendimento. Uma empresa iniciante em acessibilidade digital deve focar prioritariamente em usabilidade e não seguir checklist mecanicamente.
Já um empreendimento de nível médio de maturidade deve tratar a acessibilidade de modo descentralizado e envolver todos os times. Por sua vez, um empreendimento com certa maturidade deve incorporar a acessibilidade em novas tecnologias, pois está em fase de expansão!
A pandemia ampliou a digitalização do nosso dia a dia e dos nossos negócios.
Somos pessoas cada vez mais conectadas! Por isso, a acessibilidade digital cumpre um papel fundamental para impedir que a tecnologia aprofunde as desigualdades sociais!
Até porque a equidade e a equiparação de oportunidades trazida pelo acesso web tem possibilitado que essas desigualdades sejam minimizadas.
Seu empreendimento deve seguir as diretrizes WCAG 2.2. Essas diretrizes contém detalhes importantes sobre a consolidação e construção de uma web acessível. Esse guia está em constante atualização para ampliar a autonomia de um número cada vez maior de pessoas usuárias.
Por isso, uma boa prática para validar a acessibilidade do seu site é reunir insights das próprias pessoas com deficiência. Envolva todos os perfis de pessoas usuárias em testagens para avaliar seu espaço web. Contar com o apoio de insights de pessoas com diferentes deficiências é outra boa ação para elevar a qualidade do seu site.
Soluções para uma internet acessível são necessárias para pessoas idosas, crianças e pessoas com alguma limitação física momentânea. É o caso de uma pessoa com um braço dominante quebrado que não consegue usar o mouse. Nesse exemplo, ela usaria atalhos do teclado.
Contextos ambientais podem estimular que pessoas sem deficiência usem ferramentas de acessibilidade. Uma pessoa pode preferir assistir um vídeo legendado quando está em um lugar lotado e barulhento, noutro exemplo A acessibilidade digital melhora a experiência para todos os públicos!
Sim, claro! A acessibilidade em sites é obrigatória de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei 13.146. Tal demanda está expressa no artigo 63 com as seguintes palavras:
“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
A Lei é bastante completa e dialoga com todas as dimensões dos direitos das pessoas com deficiência. Ela é imprescindível para o exercício das liberdades de todas as pessoas cidadãs.
Além de ser uma demanda legal, a acessibilidade é uma demanda mercadológica.
Em outras palavras, ela é percebida como valiosa pelo mercado. O algoritmo do Google, por exemplo, valida o posicionamento de páginas acessíveis. Afinal, a inteligência do Google reconhece a utilidade das informações quando estão em formato acessível!
Em virtude disso, é seguro afirmar que o acesso digital melhora as condições de SEO (sigla inglesa para Search Engine Optimization). O SEO, traduzido como “otimização para motores de busca”, são práticas para seu site ranquear melhor. Oferecer um site acessível está dentro desse conjunto de boas práticas!
Os próprios consumidores estão demandando cada vez mais marcas posicionadas com o bem-estar social. A sociedade como um todo cobra posicionamentos inclusivos por parte dos negócios.
Além do mais, marcas com um alcance maior do mercado têm maior probabilidade de serem recomendadas pela base de clientes. O marketing boca a boca e as recomendações são poderosas ferramentas para conquistar reputação, vendas recorrentes e lucro previsível.
Desse jeito, você conquista maior notoriedade e relevância na vida digital e na vida real! Seu posicionamento ético é um poderoso ativo para impulsionar sua performance empresarial.
São muitos! Podemos citar os seguintes exemplos e situações:
A solução Texto em Fala Perto realiza a conversão de texto em áudio. É um produto que agrega enormemente para a comunicação da sua marca e fechamento de vendas.
O produto Texto Alternativo Perto gera textos alternativos automaticamente. É uma ótima alternativa para seu negócio satisfazer esse aspecto da acessibilidade.
O recursos Monitor Perto realiza um diagnóstico completo e alerta sobre qualquer inconformidade.
Esse atributo da jornada digital vai ao encontro das necessidades comunicacionais das pessoas com dificuldades para enxergar.
Perceba que todos os recursos e estratégias citadas partem da premissa de facilitar a experiência da pessoa usuária, não importando quem ela seja?
A navegação e o uso da internet devem contemplar toda a diversidade de personas, assim como todas características humanas.
Conforme você percebe, suas vendas podem ser potencializadas por uma web acessível. Clientes satisfeitos com a experiência de navegar pelo seu site e usar sua solução são mais propensos a comprar novamente.
Isso caracteriza um pós-venda ótimo para ambas as partes: sua marca e a clientela.
O pós-venda satisfatório significa menos atrito entre consumidor e empresa, mais recomendações e feedbacks positivos.
Vale ressaltar que não é só a oferta em si que conta para uma boa experiência de consumo. A qualidade da jornada de compra depende muito de um uso satisfatório e sem barreiras da internet.
O rápido carregamento da página, navegação intuitiva, sistema de pagamento eficiente e atendimento ágil são outros elementos que garantem uma boa compra. A experiência de pós-venda positiva consolida uma reputação consistente para a sua marca.
Exercite o músculo da empatia e se imagine no lugar do consumidor sempre! Com tantos atributos técnicos oferecidos, a inovação em acessibilidade digital tende a transformar a vida do seu cliente.
A WCAG 2.2 (Web Content Accessibility Guidelines – Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, em portguês) garante um padrão mundial para o alcance da acessibilidade online. Tal documento apresenta 4 tipos de acessibilidade:
A falta de iniciativas empresariais em considerar a acessibilidade digital como algo de valor é o motivo principal. A falta de pessoal qualificado para apoiar a acessibilidade digital é outro bom motivo. Mesmo assim, em virtude da digitalização da vida moderna e pressão dos consumidores, o cenário está mudando.
Há várias boas ações para implementar a acessibilidade em seu site. Algumas das principais são:
As soluções da Perto Digital são ferramentas que proporcionam acessibilidade em diversos aspectos do seu site.
Nossa plataforma Perto deixa acessível seu website, plataforma, documentos em PDF, redes sociais, conteúdo em texto, áudio, imagem e e-commerce.
Nesta seção do texto, vamos explorar um breve resumo do nosso conteúdo, citando os principais aspectos da acessibilidade digital. Siga com nosso artigo.
A acessibilidade é um fator primordial para o seu sucesso. Além de ser um avanço ético, ela facilita a vida da sua persona, times e consolida relacionamentos com diversos stakeholders.
Para todos os nichos. Todo o perfil de organização pode e deve adotar a acessibilidade digital no dia a dia. Aliás, a adoção de recursos acessíveis significa servir bem ao cliente sempre!
Iniciar seguindo a WCAG 2.2 é uma ótima maneira de iniciar sua jornada empresarial no acesso web. Essas diretrizes especificam os atributos que seu negócio deve seguir para implementar a acessibilidade.
Maior possibilidade de fechar vendas, notoriedade no mundo digital, alcance de melhor ranqueamento e cumprimento da Lei. Além disso, o posicionamento de marca inclusiva é estratégico e fará você transformar clientes em fãs apaixonados!
O resultado é um só: maior número de recomendações e um potente marketing boca a boca que aumentará sua visibilidade. Sua organização estará também causando impacto ao cumprir requisitos da responsabilidade social, ESG e ODS.
Empresas com soluções acessíveis possibilitam a inclusão de um conjunto de talentos plurais e as pessoas com deficiência. Nesse contexto, o resultado é interno: maior inovação e produtividade.
Um negócio que adota a acessibilidade digital tem maiores chances de prosperar!
Com a tendência dos negócios em se digitalizarem cada vez mais, o consumidor está, agora, na internet! Então, essa persona da sociedade do conhecimento exige toda a facilidade que só a web pode oferecer!
Seu empreendimento amplia caminhos e estimula o protagonismo das pessoas com deficiência. Uma marca que oferece jornadas mais autônomas e independentes faz com que o consumidor esteja no controle da compra.
Logo, mais do que uma obrigatoriedade legal, recursos acessíveis agregam competitividade na sua empresa. Conheça mais da nossa proposta da nossa Perto Digital acessando o nosso texto Saiba como a acessibilidade digital pode transformar o seu negócio.