Será que a acessibilidade digital é para o seu negócio?

Felipe Gruetzmacher
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Com certeza! O mundo dos negócios caminha para a acessibilidade digital plena!

Seu empreendimento pode conquistar um valioso posicionamento no coração do seu cliente através do acesso na web.

Afinal, por que investir em acessibilidade digital? Os motivos são variados e vamos explorar cada um deles. Além disso, o presente texto traz definições importantes a partir dessas perguntas-base:

  • Qual é a definição de acessibilidade digital?
  • Por que a acessibilidade digital é tão importante?
  • Como garantir acessibilidade digital no seu negócio?
  • A acessibilidade digital é uma demanda legal?

Tantos e tantos conceitos e definições farão você entender como a acessibilidade e as diretrizes legais podem ser um diferencial competitivo. Um produto digital acessível que supera as expectativas do cliente transforma pessoas em fãs da sua marca.

Por todas essas ideias expostas, agregar a acessibilidade em seu site é um fator primordial para seu sucesso. Saiba o porquê nas linhas abaixo.

Qual é a definição de acessibilidade digital?

A acessibilidade digital envolve soluções que possibilitam a navegação livre, autônoma e independente das pessoas com deficiência pela internet. Imagine que uma web acessível é a quebra de barreiras na internet.

A acessibilidade em sites é tão importante quanto uma empresa adotar uma cultura inclusiva no dia a dia. Além disso, é uma questão de direitos dos consumidores com deficiência!

Enfim: um site acessível não apresenta dificuldades ou barreiras para um uso pleno pela pessoa usuária. A internet mais próxima da realidade da pessoa usuária democratiza oportunidades para todo o ecossistema de inovação!

Por que a acessibilidade digital é uma inovação?

Um modelo de negócios apresenta diferenciais competitivos de acordo com as ações e reações do mercado. Assim sendo, empreendimentos com sites acessíveis são respostas para uma maior presença de pessoas com deficiência na internet.

Além disso, o acesso é um diferencial por apresentar atributos específicos, frutos da interação com os clientes e a concorrência. Assim, a acessibilidade é resultado da interdependência entre negócios e mercado porque:

  • Satisfaz um problema não atendidas pelo empreendimentos presentes: no caso, apresentar um site acessível resolve dores significativas e não solucionadas pelas propostas tradicionais.

  • Atinge uma dor bastante significativa do ponto de vista social e econômico: a falta de acessibilidade para sites é um problema de extrema relevância. Até porque barreiras para o consumo pleno causam impactos negativos para a economia e a sociedade.

  • Destaca sua empresa diante da concorrência: pense em quantas empresas estão explorando o seu nicho de negócios. São seus concorrentes, certo? Como lidar com essa concorrência toda? Oferecer um site acessível amplia as oportunidades de seu site ser visualizado e acessado. Esse acréscimo em acesso é um diferencial que fará seu negócio ser mais notado.

  • Facilita a entrada de produtos e serviços em mercados inexplorados: Acréscimo em visualizações e acessos proporcionam a oportunidades de sua marca atingir novas fatias de mercado até então inexploradas. A conquista de relevância se traduz em oportunidades de você validar soluções e receber feedbacks certeiros. O resultado é uma constante melhora na sua ideia e projeto empreendedor.

  • Aproveita o poder de compra de clientes com deficiência: As pessoas com deficiência constituem um mercado consumidor bastante significativo e que pode ampliar seu desempenho financeiro.

  • Agrega na percepção dos atributos de valor do seu negócio: sites mais fáceis de navegar e usar fazem com que clientes prestem mais atenção nos benefícios entregues. Dessa forma, seu empreendimento é valorizado e bem posicionado diante das pessoas. Pense, por exemplo, numa startup que presta serviços na área educacional. Conteúdo educacional mais acessível fará o mercado se encantar pelo blog da startup e desenvolver uma paixão pela proposta. Todo o detalhe conta na experiência de compra!

  • Marketing mais efetivo e com menor custo: melhor ranqueamento nas redes sociais fará seu negócio crescer investindo menos em marketing. Mesmo que seu negócio demande investimento em marketing pago, o orgânico será bastante efetivo. Assim, você pode investir menos e, ainda, ter resultados.

  • Possibilita criar novos atributos de valor: imagine que seu negócio queira comercializar uma nova oferta, uma nova proposta de valor. Se seu site tiver maior número de acessos, você receberá novos feedbacks. Com eles, você consegue um aprimoramento da sua nova proposta de valor.

  • Gera oportunidades de diferenciação mercadológica: novos atributos de valor e aumento da percepção de valor farão seu negócio se sobressair. Sua marca será sinônimo de inovação autêntica.

  • Rompe barreiras de adoção: uma barreira de adoção para novas soluções pode ser a falta de familiaridade, por exemplo. Se sua solução for muito diferente do que aquilo que o mercado pratica, o cliente pode se assustar! Sites acessíveis, então, são uma ótima forma de educar o mercado e reduzir a estranheza causada pela novidade!

  • Facilita que sua promessa encante sua persona: Sites intuitivos e acessíveis fazem com que sua persona tenha mais facilidade de prestar atenção na sua proposta.O resultado é que um maior número de pessoas vai conseguir reter informações relacionadas ao seu site.

Como a acessibilidade digital ajuda sua persona a reter mais informações sobre seu site?

De diversas formas! O acesso digital facilita que o cérebro da pessoa usuária retenha mais informações porque oferece uma experiência digital que atende a diversas necessidades comunicacionais.Por exemplo:

  • Legendagem em vídeos permite que pessoas ouçam a leiam sobre suas propostas simultaneamente. Isso significa um acréscimo em se tratando na facilidade de assimilar informação. A legenda em vídeo não atende somente a comunidade surda!

  • A ferramenta de destaque de conteúdo permite que a pessoa usuária tenha um entendimento melhor do seu texto. Ela pode, por exemplo, destacar as partes mais importantes do seu blog, o que facilita a assimilação de ideias. Tal ferramenta pode ser usada por diferentes perfis de audiências, não somente pessoas com alguma deficiência visual.

  • A função Dicionário permite que a pessoa compreenda os termos usados no seu site com profundidade. Nesse caso, a função atende às necessidades comunicacionais e demandas por entendimento facilitado. O dicionário simplifica a tarefa de compreender não somente para pessoas com baixa escolaridade. É um ganho para todos os perfis de públicos. Isso se aplica principalmente quando a pessoa consome conteúdos mais técnicos e densos.

Há muitas outras soluções em acessibilidade digital! Cada uma delas otimiza a percepção da pessoa usuária de maneira única. A conexão entre sua marca e a audiência é facilitada dessa forma.

Tantas ferramentas que proporcionam inclusão digital apoiam vários perfis de clientes e não só pessoas com deficiência. Prenda a atenção do seu mercado com muita efetividade e estratégia!

Onde a acessibilidade se encaixa no seu dia a dia empresarial?

Uma web acessível se encaixa na construção de um site, comunicação da sua marca e redes sociais. Portanto, a personalização ofertada pela web inclusiva beneficia um público bem mais amplo do que somente pessoas com deficiência. É uma melhora para todo o mercado.

Por que a acessibilidade digital impulsiona a inovação da sua empresa?

Por mais que a acessibilidade digital seja uma inovação por si só, cada empresa tem um jeito diferente de inovar. A proposta de valor e os diferenciais de uma barbearia são diferentes do que uma fintech, por exemplo. Mesmo assim, em ambos os casos, o acesso digital pode impulsionar o jeito único da sua empresa inovar. Por exemplo:

  • Sites acessíveis são imprescindíveis para reter a audiência conquistada por canais de comunicação complementares a internet.

Um exemplo de canal complementar é um ponto de vendas que se destaca do comum das práticas tradicionais.

Esse caso é uma inovação em canal.

  • adaptação em processos para torná-los capacidades exclusivas da sua empresa.

Exemplos seriam métodos de produção registrados e patenteados.

É um caso de inovação em processos que garante maior eficiência e menor custos.

Agora, imagine que seu produto tenha um desempenho superior graças a uma inovação em processos. Você pode usar a acessibilidade para sites para divulgar essa novidade para o seu público!

  • combinação de produtos e serviços para criar um sistema escalável e robusto.

Exemplo seria a empresa que agrupa vários serviços em pacotes para oferecê-las ao mercado. Empresas de tecnologia que utilizam plataformas para criar aplicativos são outro exemplo. A nossa Perto Digital tem um sistema de inovação assim, pois comercializa planos.

É uma inovação no sistema de produtos. Seu negócio que incorpora o sistema de produtos pode abocanhar um mercado ainda maior com o acesso à web!

  • Até mesmo seu modelo de receita e precificação podem ser inovadores e adaptados. Exemplos dessa estratégia seriam preços especiais ou obtenção de lucro diferente do praticado pelo mercado. Sites acessíveis permitem que você alcance uma escalabilidade ao ativar esse tipo de inovação. Afinal, você atinge mais pessoas!

  • A inovação em estrutura foca no uso dos ativos de um negócio. Esses ativos podem ser físicos, intangíveis ou humanos. Eles agregam valor de forma exclusiva para seu negócio. Exemplos assim perpassam desde mudanças e otimização na área de RH, TI e P&D até equipamentos de capital pesado. Sites que conquistam credibilidade e autoridade por conta de inovação em estrutura podem lançá-las para o mercado sendo mais acessíveis.

  • Já a inovação em marca consiste em comunicar uma promessa de negócios de forma ainda mais persuasiva. Assim, esse tipo de inovação é implementada em vários pontos de contato entre empreendimento e consumidor. Esses pontos criam uma identidade mercadológica única estando em propaganda, comunicação, interação de atendimento, ambiente de canal, parceiros de negócios e conduta de times. Esse tipo de posicionamento tão persuasivo exige site acessível para comunicar os valores de sua marca!

  • Por sua vez, um produto com desempenho superior é uma inovação que consiste em criar produtos com alguma característica única. Uma escova de dentes mais macia e fácil de usar é um exemplo! Chame a atenção com um  site acessível e divulgue seu produto com desempenho superior para um maior público.

  • A inovação de envolvimento do cliente diz respeito a como sua empresa interage com o mercado.

Soluções mercadológicas que forneçam prestígio, status ou reconhecimento social para seus clientes são exemplos. São formas únicas de lidar com pessoas! Acessibilidade em sites é outro exemplo de como tratar pessoas de maneira formidável e inesquecível.

  • A inovação em serviços diz respeito a garantir melhor utilidade e simplicidade na oferta de serviços. Exemplos podem ser melhorias no uso do produto, planos de manutenção e suporte ao cliente. Nesse caso, é de grande relevância que seu negócio consiga comunicar seus diferenciais com um site fácil de usar e convidativo.

  • A atuação em rede é um tipo de inovação que soma esforços de diversos parceiros estratégicos. Consiste no compartilhamento de recursos estratégicos como marcas, processos, produtos, serviços,  tecnologias e canais de mercado. Mesmo nesse caso, implementar acessibilidade digital facilitará a tarefa de ganhar reconhecimento e articular esforços com outros parceiros.

Qual é o cenário da acessibilidade digital no Brasil?

No panorama nacional, a implementação da acessibilidade enfrenta desafios como a falta de priorização por parte das empresas e dos governos. Dessa forma, esse contexto deve servir como inspiração para o seu negócio.

Afinal, há oportunidades inéditas para empreendimentos dispostos a atingir o mercado através da acessibilidade digital. Consumir, comprar, ter acesso a relacionamentos e se entreter são demandas de todas as pessoas nestes tempos 4.0.

De acordo com o Pnad Contínua 2022 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de pessoas com deficiência de 2 ou mais anos no Brasil é de 18,6 milhões de pessoas. É um mercado consumidor ávido por suas propostas!

Por que a acessibilidade digital é importante?

A acessibilidade digital possibilita ganhos compartilhados entre várias pessoas e instituições do ecossistema de inovação. Entre as organizações e pessoas impactadas pela acessibilidade estão clientes, empresas, stakeholders e colaboradores. Confira com maiores detalhes:

  • Clientes precisam de sites acessíveis para comprar, interagir digitalmente, desenvolver habilidades para o mercado 4.0 e se comunicar. É uma questão cidadã!

  • Sua empresa precisa oferecer uma experiência digital acessível para estar liderando o mercado e vencer a concorrência.

  • Os stakeholders podem optar por se relacionar com empresas digitalmente acessíveis porque têm maior relevância digital. Um exemplo seria fornecedores que podem consolidar fortes relacionamentos com você porque sua organização é líder no mercado. É um engajamento coletivo!

  • Alguns perfis de  colaboradores precisam de sites acessíveis para trabalhar. É, por exemplo, o caso de pessoas com deficiência. Essa diversidade de talentos, experiências e habilidades enriquecem o cotidiano empreendedor.  Até porque a pluralidade de ideias pode ativar a inovação na sua empresa!

Sendo assim, a acessibilidade digital é uma questão de responsabilidade social.

Negócios que facilitam o alcance das pessoas obtêm reconhecimento da sociedade, pois estão conectadas com a agenda ESG. No caso, esse perfil de empreendimento está associado com o S (social).

É um reforço ao relacionamento interno e externo da organização. Além disso, uma empresa digitalmente inclusiva impacta positivamente na redução das desigualdades, estando associada com os ODS.

A acessibilidade digital serve para todas as empresas, desde startups inovadoras até os empreendimentos mais tradicionais. Afinal, hoje em dia, todos os negócios precisam estar na internet para se comunicar com o público!

Imagine, por exemplo, uma fintech que apresenta conteúdo sobre educação financeira no blog dela. Ela vai precisar apresentar ferramentas que convertem texto em áudio para que pessoas cegas possam compreender os posts.

O mesmo raciocínio se aplica a uma padaria que apresenta conteúdo em blog, noutro exemplo. Esses dois contextos servem para apresentar a necessidade do acesso digital em negócios inovadores e empreendimentos mais convencionais.

A acessibilidade digital é importante para a rede de apoio de clientes com deficiência do seu empreendimento?

Lógico! A rede de apoio espontânea é um grupo de pessoas que auxilia a pessoa com deficiência nas tarefas do dia a dia. Podem ser famílias, vizinhos, comunidades e organizações sociais. Mesmo essa rede é impactada indiretamente pela acessibilidade tecnológica.

Afinal, um site que oferece uma navegação autônoma facilita a vida das pessoas com deficiência. Essa independência gera qualidade de vida para toda a rede de apoio. A jornada digital que estimula o protagonismo da pessoa usuária é um avanço em praticidade.

A acessibilidade digital deve ser implementada de forma diferenciada em função da maturidade do meu empreendimento?

Sim! A implementação da acessibilidade digital depende do nível de amadurecimento do seu empreendimento. Uma empresa iniciante em acessibilidade digital deve focar prioritariamente em usabilidade e não seguir checklist mecanicamente.

Já um empreendimento de nível médio de maturidade deve tratar a acessibilidade de modo descentralizado e envolver todos os times. Por sua vez, um empreendimento com certa maturidade deve incorporar a acessibilidade em novas tecnologias, pois está em fase de expansão!

Qual foi o impacto da pandemia nas nossas vidas digitais e na acessibilidade?

A pandemia ampliou a digitalização do nosso dia a dia e dos nossos negócios.

Somos pessoas cada vez mais conectadas! Por isso, a acessibilidade digital cumpre um papel fundamental para impedir que a tecnologia aprofunde as desigualdades sociais!

Até porque a equidade e a equiparação de oportunidades trazida pelo acesso web tem possibilitado que essas desigualdades sejam minimizadas.

Como garantir acessibilidade digital no seu negócio?

Seu empreendimento deve seguir as diretrizes WCAG 2.2. Essas diretrizes contém detalhes importantes sobre a consolidação e construção de uma web acessível. Esse guia está em constante atualização para ampliar a autonomia de um número cada vez maior de pessoas usuárias.

Por isso, uma boa prática para validar a acessibilidade do seu site é reunir insights das próprias pessoas com deficiência. Envolva todos os perfis de pessoas usuárias em testagens para avaliar seu espaço web. Contar com o apoio de insights de pessoas com diferentes deficiências é outra boa ação para elevar a qualidade do seu site.

Quais os públicos impactados pela acessibilidade digital além das pessoas com deficiência?

Soluções para uma internet acessível são necessárias para pessoas idosas, crianças e pessoas com alguma limitação física momentânea. É o caso de uma pessoa com um braço dominante quebrado que não consegue usar o mouse. Nesse exemplo, ela usaria atalhos do teclado.

Contextos ambientais podem estimular que pessoas sem deficiência usem ferramentas de acessibilidade. Uma pessoa pode preferir assistir um vídeo legendado quando está em um lugar lotado e barulhento, noutro exemplo A acessibilidade digital melhora a experiência para todos os públicos!

A acessibilidade digital é uma demanda legal?

Sim, claro! A acessibilidade em sites é obrigatória de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei 13.146. Tal demanda está expressa no artigo 63 com as seguintes palavras:

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

A Lei é bastante completa e dialoga com todas as dimensões dos direitos das pessoas com deficiência. Ela é imprescindível para o exercício das liberdades de todas as pessoas cidadãs.

A acessibilidade digital é uma demanda mercadológica?

Além de ser uma demanda legal, a acessibilidade é uma demanda mercadológica.

Em outras palavras, ela é percebida como valiosa pelo mercado. O algoritmo do Google, por exemplo, valida o posicionamento de páginas acessíveis. Afinal, a inteligência do Google reconhece a utilidade das informações quando estão em formato acessível!

Em virtude disso, é seguro afirmar que o acesso digital melhora as condições de SEO (sigla inglesa para Search Engine Optimization). O SEO, traduzido como “otimização para motores de busca”, são práticas para seu site ranquear melhor. Oferecer um site acessível está dentro desse conjunto de boas práticas!

Os próprios consumidores estão demandando cada vez mais marcas posicionadas com o bem-estar social. A sociedade como um todo cobra posicionamentos inclusivos por parte dos negócios.

Além do mais, marcas com um alcance maior do mercado têm maior probabilidade de serem recomendadas pela base de clientes. O marketing boca a boca e as recomendações são poderosas ferramentas para conquistar reputação, vendas recorrentes e lucro previsível.

Desse jeito, você conquista maior notoriedade e relevância na vida digital e na vida real! Seu posicionamento ético é um poderoso ativo para impulsionar sua performance empresarial.

Em quais circunstâncias e contextos você pode vender mais com soluções acessíveis?

São muitos! Podemos citar os seguintes exemplos e situações:

  • Apresentar um vídeo de pitch de vendas legendado: muitos sites comunicam ideias através de vídeos de pitchs elaborados para cativar a audiência. Nesse caso, um vídeo legendado pode ativar o interesse de pessoas sem deficiência e a comunidade surda, por exemplo.

  • Encaminhar uma proposta em PDF que pode ser convertida em áudio: nessa situação, você conquista a atenção das pessoas cegas.

A solução Texto em Fala Perto realiza a conversão de texto em áudio. É um produto que agrega enormemente para a comunicação da sua marca e fechamento de vendas.

  • Contar com um site com imagens que tenham texto alternativo: comunicar a força visual da sua marca por vários meios desperta a paixão dos seus consumidores. É uma boa prática que funciona principalmente em e-commerces.

O produto Texto Alternativo Perto gera textos alternativos automaticamente. É uma ótima alternativa para seu negócio satisfazer esse aspecto da acessibilidade.

  • Posts do seu blog que pode ser convertido em Libras: é uma forma de comunicar os benefícios da sua solução para o público que utiliza Libras. Dessa maneira, seu marketing resolve uma dor do cliente, informa e fecha uma venda.
    O nosso Libras Perto realiza essa importante tradução e apoia sua marca.

  • Monitoramento periódico da acessibilidade do seu site: avaliar a qualidade do acesso faz com que erros sejam corrigidos. Com isso, seu público pode acessar seu site sem nenhum obstáculo ou barreira. Mais acessos e visualizações do seu conteúdo fazem seu site conquistar melhor ranqueamento num ciclo virtuoso.

O recursos Monitor Perto realiza um diagnóstico completo e alerta sobre qualquer inconformidade.

  • Melhor entendimento da sua proposta de valor: certos recursos de acessibilidade servem para destacar conteúdo. Sua persona pode, por exemplo, destacar algum parágrafo de um post do seu blog para entender melhor seus argumentos de venda.
    A acessibilidade está relacionada com fácil entendimento no universo digital, principalmente. O Plugin Perto oferece o recurso Ampliador de Textos que, como o próprio nome diz, aumenta o conteúdo. Assim, partes relevantes do seu texto são ampliadas, permitindo que as pessoas compreendam melhor sua oferta e seu site.

Esse atributo da jornada digital vai ao encontro das necessidades comunicacionais das pessoas com dificuldades para enxergar.

Perceba que todos os recursos e estratégias citadas partem da premissa de facilitar a experiência da pessoa usuária, não importando quem ela seja?

A navegação e o uso da internet devem contemplar toda a diversidade de personas, assim como todas características humanas.

Como o acesso digital influencia na venda e na pós-venda?

Conforme você percebe, suas vendas podem ser potencializadas por uma web acessível. Clientes satisfeitos com a experiência de navegar pelo seu site e usar sua solução são mais propensos a comprar novamente.

Isso caracteriza um pós-venda ótimo para ambas as partes: sua marca e a clientela.

O pós-venda satisfatório significa menos atrito entre consumidor e empresa, mais recomendações e feedbacks positivos.  

Vale ressaltar que não é só a oferta em si que conta para uma boa experiência de consumo. A qualidade da jornada de compra depende muito de um uso satisfatório e sem barreiras da internet.

O rápido carregamento da página, navegação intuitiva, sistema de pagamento eficiente e atendimento ágil são outros elementos que garantem uma boa compra. A experiência de pós-venda positiva consolida uma reputação consistente para a sua marca.

Exercite o músculo da empatia e se imagine no lugar do consumidor sempre! Com tantos atributos técnicos oferecidos, a inovação em acessibilidade digital tende a transformar a vida do seu cliente.

A acessibilidade digital se classifica em quais tipos?

A WCAG 2.2 (Web Content Accessibility Guidelines – Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web, em portguês) garante um padrão mundial para o alcance da acessibilidade online. Tal documento apresenta 4 tipos de acessibilidade:

  • Perceptível: os elementos devem ser perceptíveis aos sentidos humanos. Nenhuma informação deve ser escondida. Esse princípio se aplica a tudo: desde informações gráficas a textuais.  

  • Operável: elementos interativos como botões e controles devem ser operados com cliques e demais adaptações. São exemplos dessas adaptações: deslize, comando de voz e demais dispositivos assistivos.

  • Compreensível: informações disponíveis devem estar apresentadas de maneira lógica e compreensível. Isso se aplica, por exemplo, em botões e nos direcionamentos deles.

  • Robusto: Toda página deve estar compatível com dispositivos como tecnologias assistivas.

O que dificulta a acessibilidade digital?

A falta de iniciativas empresariais em considerar a acessibilidade digital como algo de valor é o motivo principal. A falta de pessoal qualificado para apoiar a acessibilidade digital é outro bom motivo. Mesmo assim, em virtude da digitalização da vida moderna e pressão dos consumidores, o cenário está mudando.

Quais são as boas práticas em acessibilidade digital?

Há várias boas ações para implementar a acessibilidade em seu site. Algumas das principais são:

  • Apresente conteúdos multissensoriais para seu público: os conteúdos multissensoriais podem ser compreendidos por pessoas mesmo se elas estiverem sem algum sentido. Dessa forma, você garante que sua marca impacte diversos perfis de audiências, incluindo pessoas com deficiência

  • Legendagem em vídeos: tal recurso beneficia pessoas surdas, com deficiência auditiva ou com deficiência cognitiva. Além disso, é uma ferramenta que auxilia pessoas a assistir vídeo com o som desligado.

  • Acrescente texto alternativo nas suas imagens: é descrever a imagem. O texto alternativo, conhecido como também como ALT, apoia pessoas cegas ou com baixa visão no entendimento da mensagem comunicada via imagem. Inclua o texto alternativo em todas imagens da sua marca, desde sites até redes sociais.

  • Estruture textos de uma forma acessível: Seu conteúdo deve conter uma estrutura compreensível e de acordo com a lógica. Para isso, seu texto deve seguir uma hierarquia dos títulos e subtítulos (os chamados headings tags). O título, a tag H1, deve apresentar a informação sobre o que se trata o conteúdo da página ou texto. Por sua vez, o H2, H3 e H4 são subtítulos. Essa organização do texto permite uma leitura mais fluida e dinâmica.  

  • Uso de plugins: Os plugins de acessibilidade proporcionam uma jornada digital mais confortável, customizada e adaptada para as necessidades das pessoas com deficiência. Tais recursos podem ser instalados no seu site de forma bem fácil.

As soluções da Perto Digital são ferramentas que proporcionam acessibilidade em diversos aspectos do seu site.

Nossa plataforma Perto deixa acessível seu website, plataforma, documentos em PDF, redes sociais, conteúdo em texto, áudio, imagem e e-commerce.

Já parou para imaginar seu negócio sendo acessado por uma maior fatia do mercado?

Nesta seção do texto, vamos explorar um breve resumo do nosso conteúdo, citando os principais aspectos da acessibilidade digital. Siga com nosso artigo.

Por que seu negócio precisa investir em acessibilidade digital?

A acessibilidade é um fator primordial para o seu sucesso. Além de ser um avanço ético, ela facilita a vida da sua persona, times e consolida relacionamentos com diversos stakeholders.

A acessibilidade digital é um recurso para qual nicho de mercado?

Para todos os nichos. Todo o perfil de organização pode e deve adotar a acessibilidade digital no dia a dia. Aliás, a adoção de recursos acessíveis significa servir bem ao cliente sempre!

Quais diretrizes que garantem a acessibilidade digital do seu negócio?

Iniciar seguindo a WCAG 2.2 é uma ótima maneira de iniciar sua jornada empresarial no acesso web. Essas diretrizes especificam os atributos que seu negócio deve seguir para implementar a acessibilidade.

Quais os ganhos que sua organização pode esperar se ativar a acessibilidade digital?

Maior possibilidade de fechar vendas, notoriedade no mundo digital, alcance de melhor ranqueamento e cumprimento da Lei. Além disso, o posicionamento de marca inclusiva é estratégico e fará você transformar clientes em fãs apaixonados!

O resultado é um só: maior número de recomendações e um potente marketing boca a boca que aumentará sua visibilidade. Sua organização estará também causando impacto ao cumprir requisitos da responsabilidade social, ESG e ODS.

Empresas com soluções acessíveis possibilitam a inclusão de um conjunto de talentos plurais e as pessoas com deficiência. Nesse contexto, o resultado é interno: maior inovação e produtividade.

Conclusão

Um negócio que adota a acessibilidade digital tem maiores chances de prosperar!

Com a tendência dos negócios em se digitalizarem cada vez mais, o consumidor está, agora, na internet! Então, essa persona da sociedade do conhecimento exige toda a facilidade que só a web pode oferecer!

Seu empreendimento amplia caminhos e estimula o protagonismo das pessoas com deficiência. Uma marca que oferece jornadas mais autônomas e independentes faz com que o consumidor esteja no controle da compra.

Logo, mais do que uma obrigatoriedade legal, recursos acessíveis agregam competitividade na sua empresa. Conheça mais da nossa proposta da nossa Perto Digital acessando o nosso texto Saiba como a acessibilidade digital pode transformar o seu negócio.